Modelagem matemática, aprendizado supervisionado de uma máquina de estados (autômata) de um sistema de informação


por Walter Dominguez (Fgv-Emap)
TrabEmapHist.html
2017

Objetivo Pessoal:

Resumo:

Uso e motivação:

Abordagem do trabalho:

Estrutura do trabalho:

1. Introdução

Mostrar seres vivos separando bípede (o) do quadrúpede (*) por uma reta ajustável.






<==
cão         
gato
cavalo
homem
galinha
avestruz
[ 1-1 1 1 ]
[ 1 1 1 1 ]
[ 1 1-1 1 ]
[-1-1-1 1 ]
[-1 1-1 1 ]
[ 1-1 1-1 ]                  
 1
 1
 1
-1
-1
-1



<==
Dados Classificados
x e o aparecem separados
Visualização da Saida
Dados não classificados
x e o aparecem misturados
Visualização da Entrada



entrada

resultado
esperado

Seres vivos aparecem
 misturados
Visualização do Ambiente
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2. Método para fazer classificação (partindo da equação alvo escolhida)



visualização entrada


modelo
matemático
(equação alvo)

modelo de
informação

visualização
modelo de
claasificação
com erro






 ==>  

s(x)=sign((\sum_{i=1}^d w_i x_i)+b)

onde:

s(x) : saida da função (pode ser +1 ou -1).
x: vetor de entrada com dados.
para o treinamento
w: peso a ser achado.
b: limite a ser variado (inclinação da reta)





 ==> 






 ==>  







modelo de
claasificação
com erro


modelo
matemático
do erro.

modelo de
informação

visualização
modelo de
claasificação






 ==>  

e_j(t) = d_j(t)-y_j(t)

w(j)=\\ \sum_{0}^{len(w)}w_{j}+taxa \quad aprendizado+t_{i}*x_{ij}

b=b+taxa \quad aprendizado+t_{i}*x_{ij}

onde:

é o sinal observado.
na saida do neurônio j
no instante t. onde e_j(t)
é uma variavel aleatória.





 ==> 






 ==>  

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3. Conjunto de entrada e saida



bípede

quadrúpede
Matriz dos dados entrada.......algoritmo........Matriz dos dados saida

3.1 Saida esperada:

s;&space;: vetor de saída

3.2 Entrada:

Vetor de entrada:
x_1,...,x_n;&space;são dados de coletados e trnsformados em 1 e -1 da entrada.
Significado do conteudo de entrada :

sign = \left \{ \begin{matrix} +1, & \mbox{se }sign>0 \quad indica \quad presença \quad de \quad uma \quad caracteristica \mbox{ } \\ -1, & \mbox{se }sign<0 \quad indica \quad ausencia \quad de \quad caracteristicas \mbox{ } \end{matrix} \right

Exemplo:\&space;x_1=[1\&space;1 -1] \&space;\&space; x_2=[1 -1\&space;1]

3.3Parâmetros:

w_1,...,w_n \quad :s\tilde{a}o \quad pesos \quad usados \quad na \quad ponderação (s\tilde{a}o \quad parametros \quad a \quad serem \quad treinados).

d:significa dimensão ou seja números de planos lineares

b: desloca a reta da origem (bias- significa o limite em que a reta será inclinada). Se b=0 a reta esta na origem.

\eta&space;:&space;alvo.&space;\quad&space;Resultado&space;\quad&space;esperado"

\&space;Threshold:&space;\quad&space;limite &space;\quad&space;de&space;\quad&space;saida" voltar ao topo

4. Arquitetura da rede:

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5. Interpretação geométrica da eq. y_i=w_ix_i + b&space; :

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6. Algoritimo de aprendizado:

Formato de fluxo:



Formato de expressão matemática
Formato descritivo:(passo a passo)
  1. iniciar os pesos com valores randomicos e pequenos ou iguais a zero;
  2. aplicar um padrão com seu respectivo valor desejado de saída t_j&space;" > e verificar a saída da rede s_j&space;" >;
  3. calcula o erro na saida E_j=t_j-Sj;
  4. se E_j&space; = 0, volta ao passo 2;
    se E_j&space; ≠ 0, atualiza os pesos: \Delta w_i_j&space;= \eta x_iE_j;&space;
  5. volta ao passo 2.

Formato pseudo-código estruturado:
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7. Processo de aprendizado:

Simulador do Operador lógico AND
AND
x0
x1
x2
t
Entrada 1
1
0
0
0
Entrada 2
1
0
1
0
Entrada 3
1
1
0
0
Entrada 4
1
1
1
1

Peso inicial: w_0, wi=0, w2=0
Taxa de apredizado: n=0.5

ciclo1

Entrada 1:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+0\times0+0\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 2:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+0\times1+0\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 3:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+0\times0+0\times1)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 4:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+0\times1+0\times1)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=0+0.5\times(1-0)\times1=0.5
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=0+0.5\times(1-0)\times1=0.5
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0+0.5\times(1-0)\times1=0.5

ciclo2

Entrada 1:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0.5 \times 1+0.5\times0+0.5\times0)=f(0.5)=1 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0.5
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0.5
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0
Entrada 2:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+0.5\times1+0.5\times0)=f(0.5)=1 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=0+0.5\times(0-1)\times1=0.5
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0.5
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0
Entrada 3:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-0.5 \times 1+0.5\times1+0\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 4:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-0.5 \times 1+0.5\times1+0\times1)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=-0.5+0.5\times(1-0)\times1=0
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=0.5+0.5\times(1-0)\times1=1
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0+0.5\times(1-0)\times1=0.5

ciclo3

Entrada 1:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+1\times0+0.5\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t = t
Entrada 2:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(0 \times 1+1\times0+0.5\times1)=f(0.5)=1 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=-0.5+0.5\times(0-1)\times1=-1
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=1+0.5\times(0-1)\times0=1
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0.5+0.5\times(0-1)\times1=0
Entrada 3:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times1+0\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 4:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times1+0\times1)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=-1+0.5\times(1-0)\times1=-0.5
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=1+0.5\times(1-0)\times1=1.5
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0+0.5\times(1-0)\times1=0.5

ciclo4

Entrada 1:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-0.5 \times 1+1.5\times0+0.5\times0)=f(0.5)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 2:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-0.5 \times 1+1.5\times0+0.5\times1)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 3:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-0.5 \times 1+1.5\times1+0.5\times0)=f(1)=1 \rightarrow S_o_u_t \neq t
w_0=w_0+\eta(t-S_o_u_t)x_0=-0.5+0.5\times(0-1)\times1=-1
w_1=w_1+\eta(t-S_o_u_t)x_1=1.5+0.5\times(0-1)\times1=1
w_2=w_2+\eta(t-S_o_u_t)x_2=0.5+0.5\times(0-1)\times0=0.5
Entrada 4:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times1+0.5\times1)=f(0.5)=1 \rightarrow S_o_u_t = t

ciclo5

Entrada 1:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times0+0.5\times0)=f(-1)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 2:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times0+0.5\times1)=f(0.5)=0 \rightarrow S_o_u_t=t
Entrada 3:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times1+0.5\times0)=f(0)=0 \rightarrow S_o_u_t = t
Entrada 4:
S_o_u_t = f(w_0x_0+w_1x_1+w_2x_2)\\ =f(-1 \times 1+1\times1+0.5\times1)=f(0.5)=1 \rightarrow S_o_u_t = t

{\color{blue}w_0=-1, w1=1, w_2=0.5} voltar ao topo

8. Implementação do algoritimo em python:

Foi utilizada a interface de desenvolvimento (IDE) Anaconda para editar o programa de implemtação na linguage Python 3.

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9. Aplicações:

  1. Classificação de padrões.
  2. Clustering e Aproximação funcional.
  3. Série temporais.
  4. Otimização.
  5. Técnicas no prognóstico de mercados financeiros.
  6. Reconhecimento ótico de caracteres (OCR) .
  7. análise e processamento de sinais;
  8. controle de processos;
  9. robótica;
  10. classificação de dados;
  11. reconhecimento de padrões em linhas de montagem ;
  12. filtros contra ruídos eletrônicos;
  13. análise de imagens;
  14. análise de voz;
  15. avaliação de crédito;
  16. análise de aroma e odor- um projeto que está em desenvolvimento, buscando a análise de odor via nariz eletrônico;
  17. análise e diagnóstico de descargas parciais pelo reconhecimento do padrão acústico- trata-se de uma tese de mestrado cujo objetivo é criar um sistema com capacidades de classificar o padrão acústico de uma descarga parcial ;
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10. Conclusões e próximos trabalhos:

  1. Redes de apenas uma camada só representa funções linearmente separáveis.
  2. Redes múltiplas camadas solucionam esta restrição.
  3. O desenvolvimento de algoritimos Back Propagation foi um dos motivos para o ressurgimeno da área de redes neuraos
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11. Anexos

Voltado para infra estrutura de apoio ao trabalho como por exemplo: abordagem de trabalho, ferramentas, técnicas e conceitos. voltar ao topo

11.2 Abordagem do trabalho

  • Inicialmente usar método da tentativa e erro a partir do problema resolvido (solução para os usuários do estudo).

  • Escrever o primeiro texto executando a solução imaginada.
    Ex: pegar um programa (ou algoritimo ou equação ou conceito) que já funciona e partir para sua especificação de requisito.

  • Através de estudos sucessivos ir melhorando a especificação até chegar a tópicos, consistentes, consolidados e integrados.

  • Adequar os objetivos e tópicos a cada revisão que geram consitência e integração entre tópicos .

  • O espaço entre ma revisão e outra deverá ter pelo menos uma noite no meio.

  • O objetivo, o escopo e como chegar a êle, deverá ser obtido/melhorado durante a fase inicial.

    11.2 Notação Matemática

  • Função somatório

    \sum_{i=1}^d w_i x_i \quad somat \acute{o} rio \quad do \quad elemento \quad i \quad do \quad vetor \quad w, \quad indexando \quad de \quad 1 \quad a \quad d \\ vezes \quad elemento \quad i \quad do \quad vetor \quad x, \quad indexando \quad de \quad 1 \quad a \quad d \\ ou \quad seja: \quad w_1x_1+w_2x_2+w_3x_3+...+w_dx_d

  • 11.3 Latex

    11.4 Html usando latex

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    11.5 Glossário

    Focado ns revisão dos conceitos básicos de matemática, rede neuraL, automata, análise, estatística, hipertexto e aprendizado para obter resumo, consolidação e integração entre os tópicos

    MATEMÁTICA

    CIÊNCIA DOS DADOS

  • Classe e atributo.
    campo, variavel, caracteristicas(features)
  • Conjunto de dados.
    vetor caracteristica, modelo,implementação do modelo, dimensão, esquema, amostra, exemplo, matriz confusão, valor ausente
  • Mineração.
    De associação, de dados, limpesa e purificação de dados, validação cruzada
  • Classificação.
    Classificador, cobertura, custo
  • Conhecimento.
    KDD, descoerta do conhecimento
  • Aprendizado de maquinaMATEMÁTICA

  • Equações.
    É igualdade envolvendo uma ou mais incógnatas.
    O mundo das equações matemáticas

  • Expressão matemática.
    É uma combinação de conjuntos de números, operadores, váriaveis, livres ou ligadas e simbolos gráficos({colchetes}, (parentes) e [chaves])

  • Lógica e Conjunto.

    implicação lógica
    ==>
    Inclusão entre conjuntos
    Lógica
    Implicação

    Conjunto
    Esta contido




    Conjunto e proposição
    Lógica e Conjunto


  • Conjunto de números

  • Função.

  • É uma regra de relacionamento para mapeamento de um conjunto (domínio) em outro (contra domínio).

  • Elementos de uma função.

  • Domínio, contadomínio e imagem de uma função.



    Domínio: representado por todos os elementos do conjunto A.
    (1, 2, 3, 4, 5)
    Contradomínio: representado por todos os elementos do conjunto B.
    (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7)
    Imagem: sub conjunto de B que é representado pelos elementos do contradomínio (conjunto B) que possuem correspondência com o domínio (conjunto A).
    (2, 3, 4, 5, 6)

  • Tipos de função (classificação qto a imagem)

    injetora ou injetiva - Um elemento do domínio corresponde a um e somente um do contradomínio (imagem). Ou seja todos o elementos do conjunto partida são utilizados
    sobrejetora- dois elementos pode mapear 1 elemento do contradomínio.
    bijetora - cada par do domínio corresponde a cada par do contradomínio.
    * Não é uma função quando:
    Não existe correspondência do elemento do dominio no contradomínio.
    Um elemento do dominio mapea mais de um elemento no contra dominio. * Todo elemento do domínio da função que tem como imagem o elemento 0, é uma raiz da função. É o lugar onda o grafico da função corta a abcissa.

  • Lista de funções.
    Elementares
    ... Algébricas
    ........ Polimoniais
    ........... linear
    ........... quadrática
    ........... cúbica
    ........... quártica
    ........... quíntica
    ........... Racionais
    ........ Exponencial
    ........... raiz quadrada
    ... Transcesndentais
    ........ Exponencial
    ........ Hiiperbólica
    ........ Logaritimica
    ........ Periódica
    ........... trigonométrica
    ........... linear

  • Função reta.


    Exemplo:


  • Função Erro quadrático

  • Limite de uma função

  • Dizemos que uma função f(x) tem um limite A quando x → a (→: tende), isto é, \lim_{x\rightarrow a}f(x)=A
  • Convergencia algoritmo

  • Distancia euclidiana
    Algebra
  • Algebra e aplicações
  • Grafo
  • Grafos:Algoritmo e aplicação
  • Demostrações
    Métodos:Direta, por contraposição, redução por absurdo,
    se e somente,
  • Métodos de demonstrações
  • Relacionamento de tópicos em matemática





  • REDE NEURAL

  • Rede neurais artificiais(RNA): Trabalho de McCulloch e Pitts(1943).
    De uma forma simplificada a RNA pode ser vista como um grafo onde os nós são os neurônios e as ligações fazem a função das sinapses (vávulas que controlam a trnsmissão dos impulsos entre os neurônios da rede).

  • História

    43 - Trabalho de McCulloch e Pitts- simulação do funcionamento do celebro.
    50-60 - Rosemblat(58)- apredizagem suoervisionada: perceptron.
    69- Misky e Pappert - critica alimitações do perceptron. Pessimismo e dificuldade metodológica e tecnicas.
    70 - Estacionário.
    80 - interesse ressurgi, com aumento computacional e avanço metodológico.
    Atual - http://playground.tensorflow.org . rede neural no Browse
    http://scikit-learn.org/stable/modules/neural_networks_supervised.html . scikit learn rede neural

  • Modelo matemático dos neurônios

  • Um conjunto de n conexões (x_1, x_2,,...,x_n) que pode ser binária ou intervalar) associa os pesos (p_1, p_2,...,p_n).
    Um acumulador \sum para realizar a soma ponderada de suas entradas.

    Uma função de ativação \phi que limita o intervalo permissivel de amplitude do sinal de saida y a um valor fixo.

  • Tipos de RNA's:
    Pela sua arquitetura (restringe o grupo de problemas) e é diferente pelo número de camadas (unica ou multiplas).

    Pelo número de nós em cada camada, pelo tipo de conexão entre o nós (feedfoward ou feedback).
    pela topologia: perceptron/adaline, backpropagation, hopfield, kohonen e art.

    APRENDIZAGEM

  • Aprendizagem:
    Uma das propriedades mais importantes da RN é a capacidade de aprender por meio de exemplos e fazer inferências sôbre o que aprenderam, melhorando gradativamente o seu desempenho.As RN utilizam um algoritimo de aprendizagem, cuja tarefa é ajustar as formas de conexões.

  • Aprendizado supervisionado:
    Um agente externo(professor) apresenta a rede alguns conjuntos de padrões de entrada e saida.
    Portanto é necessário ter um conhecimento prévio do que se deseja ou se espera da rede.
    Para cada entrada o professor indica explicitamente se a resposta calculada é boa ou ruim.
    A resposta fornecida pela rede neural é comparada a resposta esperada.
    O erro verificado é informado a rede para que sejam feitos ajustes a fim de melhorar suas futuras respostas. Exemplo.:

  • Aprendizado por Reforço:
    para cada entrada apresentada, é produzida uma indicação (reforço) sobre a adequação das saídas correspondentes produzidas pela rede.

  • Aprendizado Não-supervisionado:
    `A rede atualiza seus pesos sem o uso de pares entrada-saídas desejadas e sem indicações sobre a adequação das saídas produzidas.


  • AUTOMATA

  • Maquina de estado

    Ou autômato finito é uma modelagem de um comportamento composto por estados, transições e ações.
    É um sistema sequencial de estados finitos.
    Um estado armazena informações sobre o passado .
    Um estado muda a cada momento. Ex: conta paga, copo cheio dágua, geladeira aberta, interruptor ligado, etc
    Uma transição indica uma mudança de estado ocorre qdo acontece algum evento intrno ou externo ao sistemae é descrita por uma condição que precisa ser realizada para que a transição ocorra.
    Uma transição pode ser rotulada como uma epressão:
    evento (lista-parâmetros) [guarda] / ação.
    Uma ação é a descrição de uma atividade que deve ser realizada em determinado momento.
    As entrada e saídas são consideradas em instantes de tempo discretos que são definidos por pulsos de um sinal de sincronização chamado relógio (clock).
    As máquinas de estados são classificados de acordo com o tipo de função de saída, em dois tipos: Máquina de Mealy e Máquina de Moore
    A máquina de Mealy é um sistema seqüencial cuja saída no tempo
    t depende do estado e da entrada no tempo t, ou seja:
    z(t) = H(s(t), x(t))
    A máquina de Moore é um sistema seqüencial cuja saída no tempo
    t depende somente do estado no tempo t, ou seja:
    z(t) = H(s(t))
    Máquina de Moore:

    Máquina de Mealy:



  • CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO


  • Contexto do aprendizado de máquina na ciência da computação





  • ANÁLISE
    Conceito de análise

    Visualização
    Português

  • Relacionamento de tópicos em português

    Frase -- periodo -- palavra -- função da palavra
    Função da palavra -- Substantivo, verbos, adjetivos, preposição e termos
    Termo -- essencial -- Sujeito e Predicado(verbo + algo sobre sujeito)
    Termo -- integrante -- complemento verbal e nominal

    Ex: Sujeito e predicado são termos (palavras de um periodo de uma oração) de uma frase.



  • Biblioteca


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    13. Referências:

    São links de tópicos que foram utilizados para a obtenção do glossário.
      Algoritmo perceptron e rede neurais - slides
    1. perceptron - exemplo seres vivos
    2. perceptron - resumo
    3. perceptron - detalhe
    4. modelos de rede
    5. Alguns Algoritmos de Aprendizado Supervisionado .
    6. rede neurais artificiais

    7. github - programa em python 3 implementação algoritmo

    8. Aprendizado dos dados e inteligencia artificial - Livros, cursos e pdf's
    9. Livro - Abu-Mostafa,.... Learning from data. A short course
    10. indice dos cursos de aprendizado de dados
    11. Aprendizado como solução - video
    12. Aprendizado como solução - slide
    13. Livro - Luger, George F. Inteligencia Artificial, 6 Ed, Person, 2013

    14. Visualização
    15. Trabalho sobre visualização para curso de Visualização da --- FGV-Emap

    16. Modelagem e mineração de dados
    17. Trabalho sôbre uso de ferramenta estatística (WEKA v 3-9-0 curso de Modelagem e Mineração de dados da --- FGV-Emap

    18. Html e Css - texto cientifico
    19. Math em Html e Css

    20. Estrutura padrão de Código do html 5

    21. Cheat Sheet Html5

    22. Ambiente de desenvolvimento
    23. Jupyter , Anaconda e Jupyter Notebook
    24. Markdown O que é Markdown

    25. Editor de texto científico
      Latex
    26. Acentuação das letras
    27. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Guia_de_edição/Fórmulas_TeX
    28. pt.wikibooks.org/wiki/Ajuda:Marcação_TeX#Sintaxe
    29. codigo de caracteres html5 editor de formulas
    30. Editor de formula matemática
    31. introdução ao latex 2001 introdução ao latex 2006

    32. Maquina de estado (autômata)
    33. Maquina de estados

    34. Sistemas inteligentes coletivo
    35. Programando a inteligencia coletiva Segaran, Toby

    36. Rede neural
    37. Rede neural artificial - Fundamentos Livro
    38. Rede neural artificial - wikipedia
    39. Rede neurais artificiais
    40. Associação brasileira de inteligencia computacionaln
    41. Aplicação aprendizado não supervisionado

    42. Matemática
    43. Função Afim
    44. Desenho do grafico da função y=f(x)=2x-1
    45. Função Afim
    46. Equações
    47. Grafos - uma introdução
    48. Sociedade brasileira de matamática

    49. Matemática Discreta
    50. Matemática Discreta. L. Lovász, J. Pelikán e K. Vesztergombi.
    51. Para computação e informática. Menezes, Paulo Blauth.
    52. Algebra
    53. Algebra e aplicações
    54. Algebra Linear Poole, David


    55. Estatistica
    56. Introdução a estatistica

    57. Trilha de aprendizado para analise dados Linguagem python
    58. Curso de verão Fgv introdução ao Python 3
    59. algoritimo perceptron em python

    60. Software
    61. Desenho Draw da suite LibreOffice - livre
    62. Editor de programa Sublime text para Mac-OS

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