Objetivo
Desenvolver uma página web responsiva para o site "Ciência da Computação", que apresente as camadas e capítulos do conteúdo de forma organizada e acessível.
Público-Alvo
Estudantes e profissionais de Ciência da Computação, interessados em aprender e consultar informações sobre hardware, software, redes, IA, entre outros tópicos.
Requisitos da Página
- Cabeçalho:
- Incluir logotipo à esquerda.
- Título "Ciência da Computação" centralizado.
- Link "Home" após o título.
- Botão de alternar tema (claro/escuro) à direita.
- Banner:
- Imagem de fundo representativa (ex: biblioteca).
- Texto sobreposto "Bem-vindo à Ciência da Computação", centralizado, grande e em negrito.
- Barra de Navegação Lateral:
- Menu de índice com estrutura accordion.
- Itens principais representam as camadas do conteúdo.
- Sub-itens representam capítulos e sub-itens correspondentes.
- Indicador de atividade para o item selecionado.
- Botão menu hamburger visível em telas menores, abaixo do banner, para alternar a visibilidade da barra lateral.
- Área de Conteúdo Principal:
- Título do conteúdo correspondente ao item do menu selecionado.
- Texto e informações detalhadas sobre o item selecionado.
- Posicionamento do conteúdo logo abaixo do título.
- Rodapé:
- Texto centralizado "© 2024 Ciência da Computação".
Funcionalidades e Interatividade
- Responsividade para ajuste em diferentes tamanhos de tela.
- Menu lateral que se oculta em telas menores e aparece via botão hamburger.
- Clique nos itens do menu para expandir e mostrar sub-itens.
- Clique em sub-itens para atualizar o conteúdo principal e destacar o item ativo.
- Alternar tema entre claro e escuro.
Acessibilidade
- Contraste suficiente para leitura em ambos os temas (claro e escuro).
- Uso de
aria-labels
adequados para botões e links.
MVP (Minimum Viable Product)
O MVP incluirá as funcionalidades essenciais da página web, como navegação, conteúdo básico e alternância de tema. A ideia é lançar uma versão inicial do site com as principais funcionalidades, permitindo que possamos coletar feedback dos usuários e fazer melhorias incrementais.
Ciclo de Desenvolvimento
O ciclo de desenvolvimento adotado será o modelo Espiral, que permite uma abordagem iterativa e incremental. Esse modelo é adequado para projetos complexos onde os requisitos podem evoluir ao longo do tempo.
Metodologia de Desenvolvimento
A metodologia de desenvolvimento escolhida é a Ágil, que promove entregas rápidas e iterativas, com foco na colaboração contínua com os stakeholders e na capacidade de responder rapidamente a mudanças.
Entregas
- Planejamento: Definição de objetivos e requisitos, identificação do público-alvo, plano de recursos.
- Análise de Requisitos: Documentação de funcionalidades, wireframes e mockups iniciais.
- Design: Protótipos navegáveis, feedback dos stakeholders, design final responsivo.
- Desenvolvimento: Configuração do ambiente, desenvolvimento front-end, interatividade com JavaScript, testes de acessibilidade.
- Testes: Testes de funcionalidades, compatibilidade, usabilidade e acessibilidade.
- Implementação: Publicação no servidor de produção, práticas de SEO, monitoramento.
- Manutenção: Atualizações contínuas, correção de bugs, melhorias baseadas em feedback.
Custos
- Desenvolvimento: $15,000
- Design: $8,000
- Testes: $5,000
- Implementação: $2,000
- Manutenção: $1,000/mês
Gráfico de Gantt
Wireframe
----------------------------------------------------------
| Cabeçalho |
| [Logo] Ciência da Computação [Home] [🌙] |
----------------------------------------------------------
| Banner |
| ----------------------------------------------- |
| | | |
| | [Imagem de Fundo] | |
| | | |
| | Bem-vindo à Ciência da Computação | |
| | | |
| ----------------------------------------------- |
----------------------------------------------------------
| | |
| | |
| | |
| Menu | Conteúdo Principal |
| [☰] | |
| | |
| Item 1 | [Título do Conteúdo] |
| >Sub1 | [Texto do Conteúdo] |
| >Sub2 | |
| Item 2 | |
| Item 3 | |
| | |
| | |
| | |
----------------------------------------------------------
| Rodapé |
| © 2024 Ciência da Computação |
----------------------------------------------------------