CONCEITOS

Conjuntos de informação de uma página Web

SABER MAIS

Home Conjuntos de informação de uma página Web



MODELO

Modelo de informação de um sistema de informação é um conjunto de informações que se relacionam entre si sintetizando em um significado (conceito).

Exemplo 1: As informações de um contexto tem um conteúdo que são consumidas por seus usuários que sintetizam num conjunto de informações representadas por um modelo de informação que tras para si um significado .

Exemplo 2: Um produto é adquirido por um comprador através de um pedido a um fornecedor caracterizando assim uma venda.

Modelo tem os seguintes atributos: identificação (semântica). Tem caracteristicas. É operável (tem funcionalidades e sintaxe (regras)).

Os modelos são usados:

  • durante o processo de obtenção de requisitos para elaborar um sistema de informação,
  • para descrever o sistema para os engenheiros que o implementam;
  • e após isso, são usados para documentar a estrutura e a operação do sistema.

Pode-se desenvolver modelos do sistema existente e do sistema a ser desenvolvido.

O aspecto mais importante de um modelo de sistema é que ele deixa de fora os detalhes. O modelo é uma abstração do sistema a ser estudado, e não uma representação alternativa dele.

O modelo é uma abstração do sistema a ser estudado, e não uma representação alternativa dele.

Modelagem de Informação

Modelagem de informação de um sistema de informação é o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, em que cada modelo apresenta uma visão ou perspectiva, diferente do sistema.

Tem 4 tipos de modelagem à partir de pespectivas diferentes:

  • Comportamental: Modelagem do comportamento dinâmico do sistema e como ele reage aos eventos,
  • Estrutural: Modelagem da organização de um sistema ou a estrutura de dados processados pelo sistema,
  • Externa: Modelagem do contexto do ambiente do sistema,
  • e Interna: Modelagem da interação entre um sistema e seu ambiente ou outro componente do sistema

A partir de perspectivas diferentes, você pode desenvolver diversos modelos para estudar o sistema.

CONTEXTO

É a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, emissor e receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Contexto de uso é definido pelo ambiente imediato em que determinado texto está sendo produzido.

A análise do contexto de uso é feita a partir de três componentes, correspondendo a três metafunções: Domínio do discurso: refere-se ao que está acontecendo, à natureza da ação social. Relações do discurso: refere-se à natureza dos participantes envolvidos na interação. Modo do discurso: refere-se às funções particulares que são determinadas pela língua na situação observada.

As informações que acompanham o texto, podem ser:

  • Contexto imediato – são elementos que seguem ou precedem o texto imediatamente, incluindo circunstâncias que o motivam.
  • Contexto situacional – trata-se do contexto estabelecido pelos elementos fora do texto que lhe abrem possibilidades de maior entendimento.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Contexto

Mais ..... 

a desenvolver

Caso necessário uma base de conhecimento difusa (que se espalha) é consultada.

Finalmente, o resultado da modelagem é então visualizado por texto e orientações gráficas (diagramas, tabelas e modelos de informação).

A visualização é construida em interfaces visuais na web (modelos como nuvens de tag, mapa conceitual, mapa de experiência,..).

Esse processo é suportado por procedimento humano e software que executem funcionalidades controlados por regras focadas na direção de um objetivo e limitadas por restrições de implementações.

A abordagem da solução é focada na aprendizagem significativa e multidiciplinar das necessidades de informação dos consumidores, produtores, projetistas e reguladores das informações, partindo sempre do problema resolvido (método)

Ter um sistema para facilitar a representação da resposta para um consumidor de informação, em conformidade com requisito (conceito ou funcionalidade ou regra) ou hipótese de determinada solução de entidade de dados ou um processo ou um controle (feedback).

CONTEÚDO

Construir um site para evoluir em função do aprendizado de novos conhecimentos nos contexto da elaboração de sistemas de informação começando por sistemas transacionais e passando por sistemas Informacionais (descritiva, preditiva, prescritiva e cenarização, tomada de decisão ) na forma de páginas Web e utilizando tecnologias Web.

O conteúdo do site irá se expandindo a medida que conceitos venham a ser experimentados na prática através da experiência do usuário na elaboração de modelos de informação dentro do contexto acima.

Com isto os gap's de aprendizado dos usuários produtores e consumidores de informação seriam atendidos pelos modelos de informação. A idéia aqui é praticar a elaboração de modelos de informação e registrar os ciclos de aprendizagem no site.

A construção do site evoluirá em função do aprendizado de novos conhecimentos. Será iniciada pelo dono do site e a partir de sua própria experiência.

USUÁRIO

  • Pessoas maduras mas com mente aberta a inovação respeitando é claro os valores individuais.
  • Que utilizam tecnologia atual, que tenham o computador inserido no seu espaço Virtual (por exemplo seu home & office) e que o utilize no trato da informação do seu dia a dia.
  • Carreguem uma bagagem tanto na geração como no uso e trato da informação quer seja para criação de banco de conhecimento pessoal ou não como na criação de novas interfaces que lhes permitam inserir novos conhecimentos e visualizar as informações extraídas nas suas mais diversas formas de diagramas de informações (gráficos, tabelas ou modelos) usando aí técnicas de modelagem da informação (já conhecidas ou criadas) para o aprendizado do significado dessas informações.
  • Uso da web e sua tecnologia é um pré requisito. Mas os gaps podem ser preenchidos nos espaços de aprendizagem.

  • Cultura em Tecnologia da Informação (TI) para modelagem de Sistemas de Informação em ambientes organizacionais conceitual, lógico ou fisico.
  • Serviço de modelagem da informação aplicada, usando processo de análise, design e projeto de sistemas de informação.
  • Abordagem de solução através de comunicação remota e presencial em Web office.
Perfil analista do domínio do conteúdo
  • Cultura no domínio para modelagem de Sistemas de Informação em ambientes organizacionais conceitual, lógico ou fisico.
  • Abordagem de solução através de comunicação remota e presencial em Web office.