CONCEITO DO CONCEITO
Definição
O conceito é a unidade de organização no tesauro , designado pelo termo.
A Teoria do conceito fornece os elementos para sua idenditificação.
Pode ser
Conceito é uma unidade de pensamento.
Conceito é uma unidade de comunicação.
Conceito é uma unidade de conhecimento.
Modelo conceitual do conceito
Exemplo: árvore --> árvore frutífera -->macieira
Para a maioria dos conceitos da vida cotidiana, o significado é determinado não por definição, mas por semelhança de família ou por um protótipo característico.
Conceitos são invenções da mente humana usadas para construir um modelo do mundo. Eles empacotam a realidade em unidades discretas para processamento posterior, suportam mecanismos poderosos para fazer lógica, e são indispensáveis para cadeias de raciocínio precisas e ampliadas. Mas conceitos e percepções não podem formar um modelo perfeito do mundo - são abstrações que selecionam características que são importantes para um propósito, mas ignoram detalhes e complexidades que podem ser tão importantes para algum outro propósito. Leech (1974) observou que os conceitos de "estrutura óssea" formam uma correspondência imperfeita com um mundo nebuloso. As pessoas fazem distinções em preto e branco quando o mundo consiste em um continuum de sombras.
Em um estudo de conceitos, Smith e Medin (1981) resumiram três visões sobre definições:
1. Clássico . Um conceito é definido por um gênero ou supertipo e um conjunto de condições necessárias e suficientes que o diferenciam de outras espécies do mesmo gênero. Essa abordagem foi primeiramente declarada por Aristóteles e ainda é usada em tratamentos formais de matemática e lógica. É a abordagem que Wittgenstein apresentou mais vigorosamente em sua filosofia inicial, mas rejeitada em seus escritos posteriores.
2. probabilística . Um conceito é definido por uma coleção de recursos e tudo o que tem uma preponderância desses recursos é uma instância desse conceito. Esta é a posição tomada por JS Mill. É também a base para as modernas técnicas de análise de cluster.
3. Protótipo . Um conceito é definido por um exemplo ou protótipo. Um objeto é uma instância de um conceito que se assemelhar ao protótipo característico mais de perto do que os protótipos de conceitos diferentes. Essa é a posição tomada por Whewell e está intimamente relacionada à noção de semelhança familiar de Wittgenstein.
Relações entre conceitos
A análise dos termos e, por conseguinte, dos conceitos constitui a base para se estabelecer as relações nos tesauros.
Um dos postulados do tesauro é que os conceitos de uma área de assunto se inter-relacionam formando um sistema. Não existe conceito isolado: ele está sempre relacionado com, pelo menos, um outro conceito.
A relação entre conceitos pode ser:
lógica
esta relação vai produzir a relação hierárquica incluindo termos genéricos e termos específicos.
ontológica , que inclui as relações partitivas e associativas.
Por que esta classificação? Procuramos manter a classificação das relações entre conceitos em lógica e ontológica por acreditarmos que elas fornecem princípios mais sólidos para a sistematização dos conceitos. Tal classificação facilita, inclusive, o entendimento da realidade empírica que está sendo representada no sistema de conceitos, e auxilia a pensar corretamente.
Relação entre termos
Esta relação se dá no plano da língua.
Aqui temos a relação de equivalência (sinonímia), e a relação de denominação. Observação: As relações lógicas (de super-ordenação e de subordinação) e as relações partitivas (ontológicas) são consideradas por alguns autores relações hierárquicas. Não nos parece apropriado considerar hierárquica a relação partitiva porque, em alguns casos, as partes de um objeto têm cada um sua própria classe. Por exemplo, biela, pistão, eixo de manivela, como partes de um motor. Em outros casos, o objeto pode ser visto como parte e também como objeto independente. Por exemplo, a Terra é parte do Sistema solar, mas pode ser estudada independentemente do sistema, ou seja, a Terra tem características próprias (coloração, dimensão ...) não guardando hierarquia direta com o sistema solar. Em outros casos, o todo não se configura como maior, mais importante ou determinante da existência da parte. Por exemplo, o carro (o todo) necessita do motor (parte/componente) para funcionar.
Fontes:
Modelos e Diagramas
Modelos e diagramas são representações de um sistema real. Modelos fornecem uma visualização abstrata do sistema, enquanto diagramas diferentes fornecem representações concretas do sistema.
Os modelos geralmente contêm um ou mais diagramas que exibem graficamente um aspecto de um modelo ou um subconjunto dos elementos do modelo. Dessa maneira, um diagrama representa um determinado aspecto ou parte de um modelo. Os diagramas podem existir dentro ou fora de um modelo.
Quando um diagrama é excluído de um modelo, os elementos permanecem como parte do modelo.
Os diagramas ilustram os aspectos quantificáveis de um sistema que pode ser descrito visualmente, como relacionamentos, comportamento, estrutura e funcionalidade.
Os elementos de diagrama representam visualmente os classificadores em um sistema ou aplicativo.
Uso
Usar dos Modelos para fazer o seguinte:
Representar visualmente um sistema que deseja criar.
Comunicar sua visão de um sistema para clientes e amigos.
Desenvolver e testar a arquitetura de um sistema.
Usar os diagramas para geração de código direto.
Abstração
É uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual então se faz abstração.[2] Por exemplo, abstraindo uma bola de futebol de couro, por uma bola de futebol, retemos apenas a informação enxuta das propriedades e comportamentos da palavra.
Aprenda maisComplexidade
A complexidade pode ser compreendida em camadas ou niveis. Cada camada ou nivel tem relação dual, de dependencia e independência, em relação ao seu contexto.
Ex.:
ecosistemas<-> sociedades <-> comunidades <-> corpos <-> orgão <-> células <-> organelas <-> moléculas <-> átomos .
cadeira (1) <-> pés, assento, encosto, apoio (4) <-> estofamento, revestimento,acabamento de borracha,etc (16) <-> peças individuais contadas uma a uma (64).
arquivo <-> aplicativo <-> sistema operacional <-> hardware