Home Idéia
a. Modelagem de dados e especificação de sistemas de informação, ocorridos durante a experiência anterior . no desenvolvimento de sistemas na área de TI de várias empresas.
b. No estudo de grafos e teoria dos conjuntos (ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto, ver fig 1).
c. Curso de visualização de informação (área de aplicação de técnicas gráficas da computação gráfica, visando auxiliar o processo de análise e compreensão humana de um conjunto de dados, por manipulações de representações gráficas para ampliar a cognição).
d. Representação do conhecimento e da informação no contexto da Web, ocorrido no estudo de ciência da informação.
Surgiu então, a idéia de juntar esses conhecimentos e visualiza-los através de ligação de hipertextos de conhecimento que representam os caminhos que definem de uma jornada (podendo ser trilhas) de aprendizagem da modelagem (representação de formas através da desconstrução) de informação, tendo como resultado modelos de informação a serem implementados em páginas Web..
Imagine um site (como um lugar no espaço da Web para aprendizagem) representado por um grafo na forma de interligação de modelos de informação transformados em páginas Web. Nesse Grafo os vertices são os nós de conhecimento enquanto as arestas são as interfaces que representam a visualização de cada conhecimento explorado através de experiência de um conhecimento.
A linguagem usada na interface para comunicação do conhecimento é a liguagem dos modelos de informação. Esses modelos são então transformados em página na Web, que serão disponibilizadas, publicadas e consumida por usuários que tenham necessidade de conhecimento sobre modelagem de informação.
A jornada se dá no contexto do aprendizado do conhecimento para construção de uma página na Web. Começa com uma idéia ou uma necessidade de informação para esse aprendizado , que é transformado em conhecimento (a ser visualizado em uma página Web) e que termina com a construção dessa página na Web.
A repetição dessa jornada para cada tema do conhecimento irá formando o site, que irá evoluindo conforme novos aprendizados, que são construidos para atender a novas necessidades de conhecimento que tenha algum significado para o aprendizado do usuário na construção de uma página Web.
Precisa criar sua própria visão para esclarecer e organizar idéias .
Gosta de diagramas, mapa e modelo para comunicar idéias de forma otimizada.
Olha para imagem antes de ler o texto.
A visualização tanto da compreensão como a comunicação de idéias, podem ser sintetizadas em um ou mais modelos, que representem o significado de uma necessidade de informação, para facilitar a tomada de decisão ou execução de uma tarefa, de modo a atingir ou perseguir um objetivo
Analisar e resolver problemas visualmente é um conceito que crescerá cada vez mais. Portanto aprender a "colocar a informação no lugar conveniente visualmente e de forma otimizada", também será uma tarefa cada vez mais importante.
Redução do tempo de representação visual e de forma compactada, as relações entre conteúdos.
Comunicação e manipulação dos conteúdos de tópicos de conhecimento, com a apresentação de detalhes e organização, sob demanda na Web.
Modelos conceitual e lógicos para Design de banco de dados assim como telas e processos.
Modelos de experiência de usuários no uso de sistemas de informação
Reuso de modelos de informação
Construir um protótipo com páginas Web com hipertexto, que se interligam, para visualizar uma jornada de aprendizado.
Disponibilizar e publicar esse protótipo na Web para simular a aprendizagem.
Utilizar design UI (Interface do usuário- visa guiar os usuários por meio de um caminho entre o momento de acesso até o objetivo final da aprendizagem) e UX (Experiência do usuário - tornar esse processo agradável e útil, de forma que o usuário não apenas siga pelo caminho, mas goste do processo e volte mais vezes).
Usar as teorias: grafos, atividade, ciência da informação, ciência da computação, complexidade e aprendizagem
Usar tecnologia da informação e da Web.
Usar métodos e técnicas da engenharia de: sistemas, computação e software.