Representação do conhecimento
Na organização do conhecimento, necessita-se utilizar instrumentos e técnicas específicas que padronizem a representação dos recursos informacionais, no ambito do de um Sistema de Recuperação de informação, conforme representado na figura a seguir.
A representação do conhecimento é uma parte da organização do conhecimento no qual estão incluidos todos os processos de simbolização notacionais e conceituais do conhecimento humano dentro do campo específico de cada área. Classificação, indexação e todos os aspectos linguísticos e computacionais relacionados com a tradução simbólica do conhecimento estão incluidas na representação do conhecimento
Simbolo é uma representação codificada ou conceitual de uma noração, que é resultado de um processo de análise e síntese de um documento, imagem, figura ou sinal que expressa um conceito específico.
A representação do conhecimento engloba conceitos e estruturas, estabelecendo relações estruturais sistemáticas de semelhanças e diferenças.
Se conhecimento é um processo de integração então representação do conhecimento será: conceitos, teorias, modelos, formatos, descrições e estruturas que tem um significado de dimensão da simbolozação da informação e mais atualmente, de informação eletrônica.
A representação do conhecimento tem como produto os intrumentos terminológicos. Assim no processo de representação do conhecimento é preciso estruturar um domínio e representa-lo por meio de expressões abreviadas que formarão os Sistemas de Organização do conhecimento (SOC) ou seja são sistemas conceituais que são criados para sistematizar os conceitos e suas relações, dentro de um determinado domínio, e também para a recuperação da informação.
Os SOC são instrumentos com diferentes níveis de estruturação e formalidade, com diversas abordagens, que atendam aspectos variados tais como ideológico, teóricos e metodológicos. As diferenças entre esses instrumentos são vista a seguir:
Uma nova classificação, com 16 tipos de SOC, classificados do mais simples para o mais complexo, de acordo, com o potencial de representação semântica de cada um, conforme fig a seguir , propõe uma estruturação a partir suas funções, caracteristicas e aplicabilidade.
O objetivo de todos os SOC é modelar a estrutura semântica de um domínio e promover a organização e representação do conhecimento, pois surgem da mesma base conceitual a representação da realidade e o pensamento por meio do esquema de relacionamento de entidade.
Os instrumentos informacionais são utilizados no contexto da Organização da Informação com o intutito de organizar, representar e controlar os processos de catalogação (descritiva), indexação (temática), classificação, para armazenamento dos recursos informacionais (documentos), com o objetivo de recuperação e comunicação, seja no meio digital ou não.
Representação da Informação
A representação da informação dentro do contexto da ciência da informação é realizada por meio dos processos de catalogação, de indexação e de classificação em um Sistema de Recuperação de informação.
Representação do conhecimento e da informação na Web
O objetivo da Web semântica é a integração dos dados vinculados, em grande escala e em vários níveis de complexidade, acessibilidade e possibilidade de raciocínio sobre os dados dosponibilizados na Web.
Áreas do conhecimento
Foi necessário buscar aportes teóricos e metodológico em outras áreas de conhecimento, tais como:.
Ciência da computação
Linguistica
Psicologia cognitiva
Visualização da informação
Bibliografia
Ângela de Lima, Gercina. Organização e representação do conhecimento e da informação para Web. Práticas Metodológicas. Ed Interciência. 2020 .Visto em 21/10/2022
MHTX. Grupo de pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual. https://mhtx.eci.ufmg.br/ .Visto em 12/09/2022
Colaço Góes, Heliza. Cordeiro Guérios, Ettiène; Modelização: da organização de dados à reflexão analítica em perspectiva complexa. Introdução – o Pensamento Complexo. https://mhtx.eci.ufmg.br/ .Visto em 26/10/2022
Almeida Campos, M.L.Organização de domínios de conhecimento e os princípios ranganathianos. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 150-163, jul./dez. 2003https://mhtx.eci.ufmg.br/ .Visto em 26/10/2022
Almeida Campos, M.L. Modelização de domínios de conhecimento:uma investigação de princípios fundamentais. ; Scielo; Abr 2004 https://mhtx.eci.ufmg.br/ .Visto em 26/10/2022
Revista Perspectivas em Ciência da Informação. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci .Visto em 12/09/2022
Proximos passos
A desenvolver
Relações semanticas para a representação do conhecimento
Visualização da ontologia do domínio
Organização e representação das trilhas de Aprendizagem