Almoço com os amigos
Introdução
A intenção desse aprendizado além do encontro entre amigos é usar o planejamento do encontro para especificar um aplicativo para definir, convidar, confirmar e organizar os detalhes do almoço, tornando o processo mais simples e eficiente, motivando o grupo (lembrando que é um grupo de TI) a se atualizarem com as novas práticas de desenvolvimento de sistemas e trocarem idéias a respeito. Vamos trazer o futuro para o presente.
Nessa oportunidade esta sendo utilizado o ChatGPT com sua Inteligencia Artificial, para auxiliar tanto no conteúdo como a codifigação da página para disponibilizar na Web, facilitando o acesso a todos participantes.
A idéia é que todos continuem a interagirem online, com conteúdo e se possível com código, de uma forma colaborativa e significativa, construindo assim um conhecimento comum ao grupo e produzindo uma auto motivação ao crescimento pessoal de cada um do grupo.
A visualização da especificação do projeto será feita através desse modelo de página, sendo a espinha dorsal da documentação, podendo ser visualizados os artefatos produzidos e linkados o acesso a êles. Caso a página esteja ficando grande poderá ser quebrada em outras página e ser dividida como se fosse um fichário (dividir para conquistar).
O artefato principal será um protótipo para que todos possam modela-lo. O código ficará no Github (é uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos com controle de versão usando o Git. Ele permite que programadores, utilitários ou qualquer usuário cadastrado na plataforma contribuam em projetos privados e/ou Open Source de qualquer lugar do mundo) a ser definido.
Como modelo inicial do relacionamento entre participantes e aplicação web, ver modelo a seguir:
Como estratégia de desenvolvimento esta sendo usada a Engenharia do Conhecimento para construção dessa visualização. Para dominar a complexidade foram dividos nos seguintes blocos de conhecimento até se chegar no objetivo final:
Análise do sistema
- Necessidades
- Bordas do Sistema
- Sistema atual, Cenário, contexto, domínio e escopo.
- Licitação dos Requisitos dos Atores
- Casos de Uso do Organizador
- Casos de Uso do Convidado
- Casos de Uso do Organizador
- Funcionalidades do Organizador
- Funcionalidades do Convidado
- Funcionalidades do Sistema
- Modelo de dados conceitual
- Regras do sistema
- Critérios de Aceitação
- Gestão de risco
Necessidades
-
Dificuldade de organizar e coordenar encontros de almoço entre um grupo de amigos. Essa necessidade leva à criação do sistema, que visa atender essa demanda específica.
Especificar sistema de informação que atenda aos requisitos específicos de planejamento de almoço com amigos, destacando as principais funcionalidades e características desejadas, como seleção de preferências, busca de restaurantes, convite de amigos, confirmação de participação e reserva de mesa.
Bordas do sistema
Sistema Atual
Cenário
Tema | Planejamento almoço com amigos |
Objetivo | Constribuir para uma experiência mais organizada, eficiente e satisfatória para todas as partes envolvidas no processo |
Contexto | se concentrar nas interações e necessidades especificos relacionadas ao processo de planejamento de almoços entre um grupo de amigos ou conhecidos |
Atores | Organizador, convidados e sistema |
Recurso | Lista de convidados |
Recurso | Painel de control do evento |
Episódio |
O cenário do sistema de planejamento do almoço com amigos envolve um grupo de amigos utilizando a plataforma para definir, convidar, confirmar e organizar os detalhes do almoço, tornando o processo mais simples e eficiente
O cenário do sistema de planejamento do almoço com amigos envolve a situação em que um grupo de amigos deseja organizar um almoço em conjunto. Nesse cenário, o sistema atua como uma plataforma online que facilita o planejamento, organização e coordenação do almoço entre os participantes.
No cenário do sistema, os amigos podem criar um evento de almoço, definindo a data, horário e local desejados. Eles podem convidar os demais amigos por meio do sistema, que enviará notificações ou convites por email ou outros meios de comunicação. Os convidados recebem as informações sobre o almoço e podem confirmar sua presença ou recusar o convite.
O sistema também pode oferecer recursos adicionais, como a possibilidade de sugestão de locais para o almoço, votação para escolha do local ou do prato a ser servido, compartilhamento de detalhes do evento, como lista de convidados, menu, observações ou restrições alimentares, entre outras funcionalidades que facilitem o planejamento e organização do almoço.
Modelo conceitual dos itens do cenário ...
Contexto
O contexto do sistema de planejamento do almoço com amigos se concentra nas interações e necessidades específicas relacionadas ao processo de planejamento de almoços entre um grupo de amigos ou conhecidos.
O contexto do sistema está relacionado à organização e coordenação de eventos de almoço entre um organizador e seus convidados. O sistema tem como objetivo facilitar o processo de planejamento, tornando-o mais eficiente e conveniente para todas as partes envolvidas.
O contexto envolve a interação entre o organizador e os convidados, onde o organizador tem a responsabilidade de criar e gerenciar os eventos de almoço, convidar os participantes, definir as preferências e restrições, e acompanhar o progresso do planejamento. Os convidados, por sua vez, interagem com o sistema para confirmar a participação, indicar suas preferências e restrições alimentares, e visualizar as informações relevantes sobre o evento.
O sistema atua como uma plataforma centralizada que facilita a comunicação e colaboração entre o organizador e os convidados, proporcionando uma experiência mais organizada e agradável para todos. Ele pode incluir recursos como criação e edição de eventos, gerenciamento de convites, visualização de detalhes do evento, compartilhamento de preferências alimentares, envio de lembretes e notificações, entre outros.
Domínio
O domínio do sistema de planejamento do almoço com amigos é o planejamento de eventos sociais, com foco específico em almoços entre amigos.
Este domínio pode ser considerado a área específica de aplicação ou conhecimento em que o sistema se enquadra. Nesse caso, o domínio seria o planejamento de eventos sociais, mais especificamente o planejamento de almoços entre um grupo de amigos.
Dentro desse domínio, o sistema visa facilitar e otimizar o processo de planejamento desses almoços, oferecendo funcionalidades que permitem aos organizadores e convidados coordenar datas, horários, locais e outros detalhes relevantes. O objetivo é tornar a experiência de planejar e participar desses almoços mais conveniente, eficiente e agradável para todos os envolvidos.
Ciência da Computação: Programação, criação de interface, gerenciamento de dados, implementação de recursos tecnológicos.
Desenvolvimento de software: criação e desenvolvimento do aplicativo: análise de requisitos funcionais e não funcionais, identificação de necessidades e funcionalidades que devemser incorporadas.
Engenharia cognitiva:usabilidade, experiência do usuário, usabilidade e eficácia.
Inteligência artificial pode ajudar os usuários a descobrir novos restaurantes.
Engenharia do conhecimento: uso do chatGPT para pesquisar conteúdo educacional aplicada a pedagogia da aprendizagem do conhecimento (representar, adquirir, armazenar, organizar, utilizar e compartilhar conhecimento humano)
Ciência da informação: representação do conhecimento através de grafos, ontologias e arquitetura da informação. (categorias (tags), thesuarus, vocabulário controlado da terminologia, glossário de temos)
Ciência administrativa: Uso de aprendizagem por projeto, estruturação e divisão do esforço mental, teoria da atividade, indicadores para gestão
Matemática: teoria dos grafos, probabilidade
Escopo
O escopo do sistema de planejamento do almoço com amigos se refere aos limites e fronteiras do sistema, ou seja, quais funcionalidades e características serão incluídas e quais serão excluídas do escopo do sistema.
No caso do sistema de planejamento do almoço com amigos, o escopo pode abranger diversas funcionalidades, como o cadastro de usuários, criação e gerenciamento de eventos de almoço, envio de convites aos convidados, confirmação de presença, seleção de local e horário, compartilhamento de informações relevantes, entre outros recursos.
Licitação dos Requisitos dos Atores
- Registro de evento:
- O organizador deve ser capaz de criar um novo evento de almoço, fornecendo informações como dados, horário, local, lista de convidados e detalhes adicionais.
- Ele deve poder editar as informações do evento, caso haja alterações.
- Gerenciamento de convidados:
- O organizador deve poder convidar pessoas para o evento, adicionando seus nomes e endereços de e-mail à lista de convidados.
- Ele deve poder visualizar e gerenciar a lista de convidados, adicionando ou removendo participantes conforme necessário.
- Notificação de alterações:
- O organizador deve receber notificações quando houver alterações nos detalhes do evento, como mudança de dados, horário ou local.
- Ele deve ser informado sobre a confirmação de participação dos convidados.
- Compartilhamento de informações:
- O organizador deve poder compartilhar detalhes do evento com os convidados, como local, horário e outras instruções relevantes.
- Ele deve ter a opção de enviar convites por e-mail, compartilhar links ou usar outras formas de comunicação.
- Visualização de convite:
- Os convidados devem receber um convite para o evento de almoço, contendo informações relevantes como data, horário, local e detalhes adicionais.
- Eles devem poder visualizar o convite e acessar os detalhes do evento.
- Confirmação de participação:
- Os convidados devem poder confirmar sua participação no evento, indicando que estarão presentes.
- Eles podem fornecer informações adicionais, como restrições alimentares ou compulsivas.
- Notificações e sintomas:
- Os convidados devem receber notificações e conduzidos sobre o evento, como conduzidos próximos à data do almoço.
- Eles podem optar por receber as notificações por e-mail, no aplicativo ou por outros meios de comunicação.
- Interação com outros convidados:
- Os convidados devem poder interagir com outros participantes do evento, compartilhando informações, fazendo perguntas ou discutindo detalhes relacionados ao almoço.
- Gerenciamento de eventos:
- O sistema deve ser capaz de armazenar e gerenciar os detalhes dos eventos de almoço, incluindo data, horário, local e lista de convidados.
- Ele deve permitir a criação, edição e exclusão de eventos pelo organizador.
- Envio de convites e notificações:
- O sistema deve enviar convites por e-mail ou outras formas de comunicação aos convidados, contendo as informações relevantes do evento.
- Ele deve enviar notificações e acompanhar os convidados sobre o evento, mantendo-os atualizados sobre as alterações ou informações importantes.
- Registro de participação:
- O sistema deve ser capaz de registrar a confirmação de participação dos convidados no evento.
- Ele deve permitir a visualização do status de participação e fornecer informações relevantes sobre a presença dos convidados.
- Comunicação entre os atores:
- O sistema deve facilitar a comunicação entre os atores, permitindo que os organizadores enviem mensagens aos convidados e vice-versa.
- Ele deve fornecer uma plataforma de comunicação eficiente e segura para facilitar a interação entre os participantes.
Regras do Evento
- Apenas o organizador pode criar e gerenciar o evento de almoço.
- Os convidados podem confirmar sua presença e fornecer informações adicionais, como restrições alimentares.
- O organizador pode enviar convites e receber confirmações de presença dos convidados.
- O cardápio do almoço pode ser personalizado e adaptado às restrições alimentares dos convidados.
- O sistema deve notificar o organizador sobre alterações no evento, como confirmações de presença ou mudanças de cardápio.
- O sistema deve gerar relatórios e resumos do almoço, incluindo a lista de convidados confirmados e as opções alimentares selecionadas.
Jornadas dos Atores
Jornada do Organizador
- Organizador
- Identificação da necessidade de planejamento do almoço
- O organizador reconhece a necessidade de planejar um almoço para um grupo de amigos e decide utilizar o sistema de planejamento para facilitar o processo
- Acesso ao sistema
- O organizador acessa o sistema de planejamento do almoço por meio de uma plataforma web ou aplicativo móvel.
- Definição das preferências
- O organizador informa suas preferências para o almoço, como a culinária desejada, a localização, a faixa de preço e a facilidade de estacionamento.
- Consulta das opções de restaurantes
- Com base nas preferências informadas, o sistema busca e apresenta uma lista de restaurantes que atendem aos critérios do organizador.
- Seleção dos convidados
- O organizador seleciona os amigos que deseja convidar para o almoço, podendo escolher entre os contatos salvos no sistema ou inserir manualmente as informações dos convidados.
- Envio de convites
- O sistema gera convites personalizados e envia aos convidados, contendo informações sobre o almoço, data, hora e local, juntamente com um link para confirmar a participação.
- Confirmação dos convidados
- Os convidados recebem os convites e podem confirmar ou recusar a participação no almoço por meio do sistema. O organizador recebe as confirmações em tempo real.
- Escolha e reserva do restaurante
- Com base nas confirmações dos convidados, o organizador seleciona o restaurante desejado e realiza a reserva da mesa para o grupo.
- Recebimento da confirmação da reserva
- O sistema envia uma confirmação da reserva da mesa para o organizador, juntamente com os detalhes da reserva.
- Acompanhamento do planejamento
- O organizador pode acompanhar o andamento do planejamento, visualizando a lista de convidados confirmados, detalhes da reserva e outras informações relevantes.
- Realização do almoço
- No dia do almoço, o organizador e os convidados comparecem ao restaurante e desfrutam da refeição juntos.
- Avaliação da experiência:
- Após o almoço, o sistema pode solicitar ao organizador e aos convidados que avaliem sua experiência, fornecendo feedback sobre o restaurante, a qualidade do serviço e outros aspectos relevantes.
- Identificação da necessidade de planejamento do almoço
Jornada do Convidado
- Acesso ao sistema
- O convidado acessou o sistema por meio de uma interface de login, fornecendo suas credenciais de acesso.
- Visualização dos eventos
- Após fazer login, o convidado é direcionado para a página principal do sistema, onde pode visualizar os eventos de almoço disponíveis para participação.
- Detalhes do evento
- O convidado seleciona um evento específico para obter mais informações, como data, hora, local e detalhes adicionais sobre o hóspede.
- Confirmação de participação
- Se o convidado deseja participar do evento, ele pode selecionar a opção de confirmação de participação. Essa ação informa ao organizador que o convidado estará presente no almoço.
- Edição do perfi
- O convidado tem a opção de editar seu perfil no sistema, atualizando suas informações pessoais, inspiradas de contato ou outras configurações relevantes.
- Notificações e coletas:
- O convidado recebe notificações e coletas automáticas do sistema, como rastreadas próximas à data do evento ou informações adicionais sobre o hóspede.
- Acompanhamento dos evento
- O convidado pode acompanhar sua participação em eventos anteriores e futuros, visualizando seu histórico de participação e detalhes relevantes.
Jornada do Sistema
- Início do sistema
- O sistema é iniciado quando o organizador acessa a plataforma de planejamento de almoço com amigos.
- Autenticação
- O sistema solicita ao organizador que faça login ou crie uma conta, caso ainda não possua..
- Criação do evento
- O organizador cria um novo evento de almoço, fornecendo informações como data, hora, localização e lista de convidados.
- Adição de detalhes
- O organizador adiciona detalhes adicionais ao evento, como tipo de comida, restrições alimentares, orçamento estimado, entre outros.
- Envio dos convites
- O sistema permite que o organizador envie convites aos convidados, seja por e-mail, mensagem de texto ou através de um link de compartilhamento.
- Envio de convites
- O sistema gera convites personalizados e envia aos convidados, contendo informações sobre o almoço, data, hora e local, juntamente com um link para confirmar a participação.
- Gerenciamento da lista de convidados
- O sistema permite que o organizador gerencie a lista de convidados, adicionando ou removendo pessoas, bem como rastreando as confirmações de presença.
- Sugestões de restaurantes
- O sistema pode oferecer sugestões de restaurantes com base nas preferências e localização dos participantes, ajudando o organizador a escolher o local do almoço.
- Confirmação de presença
- Os convidados recebem os convites e têm a opção de confirmar ou recusar a presença no almoço através do sistema.
- Comunicação entre os participantes
- O sistema pode fornecer um espaço para os participantes interagirem, trocarem mensagens, compartilharem informações ou discutirem detalhes do evento.
- Acompanhamento do status do evento
- O organizador pode acompanhar o status do evento, verificando as confirmações de presença, as sugestões dos participantes e quaisquer atualizações ou alterações feitas.
- Registro de informações
- O sistema registra informações relevantes, como histórico de eventos anteriores, preferências dos participantes e feedback dos convidados.
- Encerramento do evento
- Após o almoço, o sistema registra a conclusão do evento e pode solicitar feedback dos participantes sobre a experiência.
Mapas da Experiência
Mapa da Experiência do Organizador
Mapa de experiência do Organizador(etapas)
- Iniciar o processo de planejamento
- Acessar o sistema de Planejamento de Almoço
- Iniciar o processo de planejamento de um almoço
- Definir preferências do almoço
- Selecionar a culinária desejada para o almoço.
- Informar a localização preferida do restaurante.
- Escolher a faixa de preço desejada.
- Indicar a facilidade de estacionamento desejada.
- Selecionar os Convidados
- Escolher os amigos que serão convidados para o almoço.
- Enviar convite aos Convidados
- Fornecer informações sobre a data, hora e local do almoço.
- Enviar convites por e-mail aos Convidados
- Receber confirmações dos Convidados
- Monitorar as respostas dos Convidados.
- Verificar quais Convidados confirmaram participação
- Visualizar opções de restaurantes sugeridas pelo Sistema
- Explorar as opções de restaurantes que atendem às preferências.
- Ver detalhes sobre os restaurantes (nome, localização, avaliações)
- Selecionar restaurante de preferência
- Escolher o restaurante desejado para o almoço.
- Enviar confirmação do restaurante aos Convidados
- Informar aos Convidados sobre o restaurante selecionado.
- Registrar os detalhes do almoço
- Registrar informações como lista de Convidados, local, data e hora do almoço.
- Realizar reserva da mesa
- Entrar em contato com o restaurante escolhido.
- Realizar a reserva da mesa para o grupo.
- Receber confirmação da reserva
- Receber confirmação do restaurante sobre a reserva da mesa.
- Finalizar o processo de planejamento
- Revisar todas as informações do almoço.
- Confirmar que o planejamento foi concluído com sucesso.
Mapa de experiência do Convidado(etapas)
- Descoberta e acesso
- O convidado descobre o sistema de planejamento de almoço por meio de convites ou recomendações.
- Ele acessa o sistema por meio de um link ou aplicativo.
- Primeira impressão
- O convidado é recebido com uma interface atraente e intuitiva.
- Informar a localização preferida do restaurante.
- Ele recebe uma breve introdução sobre as funcionalidades do sistema.
- Explorando eventos
- O convidado navega pela lista de eventos disponíveis.
- Ele visualiza detalhes como data, hora, local e descrição dos eventos.
- Confirmando participação
- O convidado seleciona o evento desejado.
- Ele confirma sua participação no evento.
- Atualização de perfil
- O convidado tem a opção de atualizar seu perfil, adicionando informações adicionais.
- Ele pode definir parâmetros de notificação e configurações personalizadas.
- Recebendo sintomas
- O convidado recebe as coletas automáticas antes do evento.
- Ele é notificado sobre os detalhes do evento e recebe informações relevantes.
- Participação no evento
- O convidado comparece ao evento de almoço no local e hora designados.
- Ele interage com outros convidados e aproveita a experiência do almoço.
- Feedback e avaliação
- O convidado tem a opção de fornecer feedback sobre o evento.
- Ele pode avaliar a experiência e deixar comentários para o organizador.
- Acompanhamento de eventos anteriores
- O convidado pode acessar o histórico de eventos anteriores e rever detalhes.
- Ele pode visualizar suas participações passadas e acompanhar os eventos futuros.
Caso de Uso do Organizador
Caso de Uso do Organizador. Ampliar
Caso de Uso 1: Criar Evento de Almoço
Ator Principal: Organizador
Atores Secundários: Convidados, Sistema
Pré-condições: O Organizador está autenticado no sistema.
Fluxo Básico:
- O Organizador inicia o processo de planejamento de um almoço.
- O Organizador define suas preferências de culinária, localização, faixa de preço e facilidade de estacionamento.
- O Organizador seleciona os Convidados que participarão do almoço.
- O Organizador envia um convite aos Convidados, fornecendo informações sobre a data, hora e local do almoço.
- Os Convidados recebem o convite e confirmam sua participação.
- O Sistema recebe as confirmações dos Convidados.
- O Sistema processa as preferências do Organizador e as confirmações dos Convidados.
- O Sistema utiliza as regras de negócio para selecionar e apresentar opções de restaurantes que atendam às preferências do Organizador e considerem as confirmações dos Convidados.
- O Organizador visualiza as opções de restaurantes sugeridas pelo Sistema.
- O Organizador seleciona o restaurante de sua preferência.
- O Sistema envia a confirmação do restaurante escolhido para os Convidados.
- Os Convidados recebem a confirmação do restaurante escolhido.
- O Sistema registra os detalhes do almoço, incluindo a lista de Convidados, local, data e hora.
Fluxos Alternativos:
- No passo 4.5, se algum Convidado não puder participar, o Organizador pode remover o Convidado da lista de participantes.
- No passo 4.9, se as opções de restaurantes sugeridas pelo Sistema não forem satisfatórias, o Organizador pode solicitar ao Sistema que apresente novas opções.
Pós-condições:
Caso de Uso 2: Editar Detalhes do Evento de Almoço
Ator Principal: Organizador
Atores Secundários: Convidados, Sistema
Pré-condições:
Fluxo Básico:
- O Organizador seleciona o evento de almoço que deseja editar.
- O Organizador realiza as alterações necessárias nos detalhes do evento, como data, horário, local e informações adicionais.
- O Organizador salva as alterações no sistema.
Caso de Uso do Convidado
Caso de Uso do Convidado. Ampliar
Caso de Uso 1: Visualizar Convite do Evento de Almoço
Ator Principal: Convidados
Atores Secundários:Sistema , Organizador
Pré-condições: O Convidado recebeu um convite para o evento de almoço.
Fluxo Básico:
- O Convidado recebe o convite para o evento de almoço.
- O Convidado visualiza os detalhes do evento, incluindo dados, horário, local e informações adicionais.
Pós-condições:
Caso de Uso 2: Confirmar Participação no Evento de Almoço
Ator Principal: Convidados
Atores Secundários: Organizador, Sistema
Pré-condições:
Fluxo Básico:
- O Convidado recebe o convite para o evento de almoço.
- O Convidado decide se deseja confirmar ou recusar a participação no evento.
- O Convidado confirma a participação no evento.
Caso de Uso 3: Visualizar Detalhes do Evento de Almoço
Ator Principal: Convidados
Atores Secundários: Organizador, Sistema
Pré-condições:
Fluxo Básico:
- O Convidado acesse os detalhes do evento de almoço.
- O Convidado visualiza as informações específicas do evento, como data, horário, local e informações adicionais.
Caso de Uso 4: Cancelar Participação no Evento de Almoço
Ator Principal: Convidados
Atores Secundários: Organizador, Sistema
Pré-condições:
Fluxo Básico:
- O Convidado decide cancelar a participação no evento de almoço.
- O Convidado informa sua decisão de cancelamento ao Organizador.
Execução Caso de Uso
- O Organizador cria um novo evento de almoço (Caso de Uso 1 - Criar Evento de Almoço).
- O Organizador realiza alterações
- O Organizador convida os amigos para o evento de almoço (Caso de Uso 3 - Convidar Amigos).
- Os Convidados confirmam sua participação no evento de almoço (Caso de Uso 5 -
- Os Convidados podem visualizar os detalhes do evento de almoço (Caso de Uso 6 - Visualizar Detalhes do Evento).
- O Sistema envia aos participantes próximos à data do evento (Caso de Uso 9 - Enviar lembranças aos Participantes).
- O Sistema gera um relatório com a lista de participantes confirmados no evento de almoço (Caso de Uso 10 - Gerar Relatório de Participação).
- O Organizador pode cancelar o evento de almoço (Caso de Uso 4 - Cancelar Evento de Almoço).
- O Sistema notifica o Organizador sobre o cancelamento do evento (Caso de Uso 11 - Notificar Organizador sobre Cancelamento).
- O Sistema envia notificações aos Convidados em caso de cancelamento do evento (Caso de Uso 12 - Enviar Notificações aos Convidados).
- Os Convidados podem cancelar sua participação no evento de almoço (Caso de Uso 8 - Cancelar Participação).
Funcionalidade do Organizador por Requisitos / Caso de Uso
- Cadastro de usuários
- Permite ao organizador criar uma conta no sistema, fornecendo informações como nome, e-mail e senha.
- Criação de evento de almoço:
- Permite ao organizador criar um novo evento de almoço, inserindo detalhes como data, horário, local e tema.
- Definição das preferências
- O organizador informa suas preferências para o almoço, como a culinária desejada, a localização, a faixa de preço e a facilidade de estacionamento.
- Consulta das opções de restaurantes
- Com base nas preferências informadas, o sistema busca e apresenta uma lista de restaurantes que atendem aos critérios do organizador.
- Seleção dos convidados
- O organizador seleciona os amigos que deseja convidar para o almoço, podendo escolher entre os contatos salvos no sistema ou inserir manualmente as informações dos convidados.
- Envio de convites
- O sistema gera convites personalizados e envia aos convidados, contendo informações sobre o almoço, data, hora e local, juntamente com um link para confirmar a participação.
- Confirmação dos convidados
- Os convidados recebem os convites e podem confirmar ou recusar a participação no almoço por meio do sistema. O organizador recebe as confirmações em tempo real.
- Escolha e reserva do restaurante
- Com base nas confirmações dos convidados, o organizador seleciona o restaurante desejado e realiza a reserva da mesa para o grupo.
- Recebimento da confirmação da reserva
- O sistema envia uma confirmação da reserva da mesa para o organizador, juntamente com os detalhes da reserva.
- Acompanhamento do planejamento
- O organizador pode acompanhar o andamento do planejamento, visualizando a lista de convidados confirmados, detalhes da reserva e outras informações relevantes.
- Realização do almoço
- No dia do almoço, o organizador e os convidados comparecem ao restaurante e desfrutam da refeição juntos.
- Avaliação da experiência:
- Após o almoço, o sistema pode solicitar ao organizador e aos convidados que avaliem sua experiência, fornecendo feedback sobre o restaurante, a qualidade do serviço e outros aspectos relevantes.
Funcionalidades do Convidado por Requisito / Caso de Uso
- Requisitos Visualizar detalhes do evento:
- O convidado pode acessar informações registradas sobre o evento, como dados, horário, local e descrição.
- Ele pode ver a lista de convidados, incluindo os organizadores e outros participantes.
- Confirmar participação:
- O convidado pode confirmar sua participação no evento, indicando que estará presente.
- Ele pode fornecer informações adicionais, como restrições alimentares ou compulsivas.
- Visualizar convite e acompanhamentos:
- O convidado recebe o convite por e-mail ou notificação no sistema.
- Ele pode visualizar o convite e receber notificações sobre o evento próximo à data programada.
- Interagir com outros convidados:
- O convidado pode interagir com outros participantes do evento, por meio de mensagens ou recursos de bate-papo.
- Ele pode compartilhar informações, fazer perguntas ou discutir detalhes do evento.
- Acessar informações pós-evento:
- Após o evento, o convidado pode acessar informações adicionais, como fotos, comentários ou feedback dos participantes.
- Ele pode visualizar registros do evento e lembranças compartilhadas.
- Envio de convites
- O sistema gera convites personalizados e envia aos convidados, contendo informações sobre o almoço, data, hora e local, juntamente com um link para confirmar a participação.
- Controlado por notificação:
- O convidado pode personalizar suas emoções de notificação, decidindo como e quando receber atualizações sobre o evento.
- Enviar mensagens aos organizadores:
- O convidado pode enviar mensagens aos organizadores do evento para fazer perguntas, fornecer feedback ou solicitar informações adicionais.
- Compartilhar evento:
- O convidado pode compartilhar o evento com outras pessoas, convidando-as para participar.
- Ele pode enviar convites por e-mail, compartilhar links nas redes sociais ou usar outros meios de comunicação.
Funcionalidades do Sistema por Requisitos / Caso de Uso
- Requisitos de Cadastro e Autenticação::
- Cadastro de usuários
- Autenticação de usuários
- Requisitos de Gerenciamento de Eventos:
- Criação de eventos
- Edição e exclusão de eventos
- Visualização de eventos
- Requisitos de Convite e Confirmação:
- Envio de convites
- Confirmação de presença
- Cancelamento de presença
- Requisitos de Planejamento do Cardápio:
- Seleção de pratos
- Preferências alimentares
- Restrições alimentares
- Requisitos de Comunicação e Interação:
- Compartilhamento de informações e sugestões
- Comentários e discussões sobre o evento
- Notificações e sintomas
- Requisitos de Histórico e Registros:
- Registro de eventos anteriores
- visualização de histórico
- Estatísticas e relatórios
Modelo de dados Conceitual
- Entidades:
- Organizador: representa o usuário responsável por organizar o almoço.
- Convidado: representa os convidados que foram selecionados para participar do almoço.
- Restaurante: representa os diferentes restaurantes que podem ser escolhidos para o almoço.
- Relacionamentos:
- O Organizador tem uma relação de associação com os Convidados, indicando que o Organizador seleciona e envia convites aos Convidados.
- O Restaurante tem uma relação de associação com o Organizador, indicando que o Organizador seleciona um restaurante de sua preferência.
- O Restaurante também tem uma relação de associação com os Convidados, indicando que o restaurante escolhido está confirmado para os Convidados.
Critérios de Aceitação
- Criar Evento de Almoço:
- O organizador deve ser
- O sistema deve validar os campos obrigatórios e exibir mensagens de erro caso algum campo não seja preenchido corretamente.
- Após criar o evento, ele deve ser exibido na lista de eventos do organizador.
- Convidar Amigos para o Evento:
- O organizador deve poder selecionar os amigos que desejam convidar para o evento.
- O sistema deve enviar convites por e-mail aos amigos selecionados.
- Os amigos convidados devem receber o convite e poder confirmar sua participação no evento.
- Editar detalhes do evento:
- O organizador deve poder editar os detalhes do evento, como dados, horário e local.
- As alterações feitas devem ser refletidas corretamente na visualização do evento pelos convidados.
- Confirmar participação:
- Os convidados devem receber um convite por e-mail com um link para confirmar sua participação.
- Ao clicar
- Cancelar evento:
- O organizador deve poder cancelar o evento caso necessário.
- Os convidados devem ser notificados sobre o cancelamento por e-mail.
Gestão do Risco
-
Riscos para os usuários (amigos que usam o aplicativo):
- Exposição de dados pessoais: Se o aplicativo não tiver medidas adequadas de segurança e privacidade, os dados pessoais dos usuários podem ser expostos ou acessados por pessoas não autorizadas.
- Má experiência do usuário: Se a interface do aplicativo não for intuitiva ou o funcionamento do aplicativo não for adequado, os usuários podem ficar frustrados e desistir de usá-lo.
- Falha no planejamento: Se o aplicativo não fornecer informações precisas sobre o local do almoço, horários ou preferências alimentares, os usuários podem enfrentar dificuldades na hora de planejar o encontro.
- Riscos para o desenvolvedor do aplicativo:
- Responsabilidade legal: O desenvolvedor pode enfrentar questões legais se o aplicativo violar leis de privacidade, direitos autorais ou outras regulamentações.
- Falha na segurança: Se não forem implementadas medidas de segurança adequadas, o aplicativo pode estar vulnerável a ataques cibernéticos, o que pode resultar em roubo de dados ou danos à reputação do desenvolvedor.
- Desenvolvimento ineficiente: Se o projeto não for gerenciado adequadamente ou se houver problemas na comunicação, o desenvolvimento do aplicativo pode ser atrasado ou exceder o orçamento.
- Riscos para os estabelecimentos (restaurantes e locais de almoço):
- Má reputação: Se o aplicativo fornecer informações incorretas ou desatualizadas sobre o estabelecimento, isso pode resultar em uma má reputação para o local e afetar seus negócios.
- Sobrecarga: Se o aplicativo não conseguir gerenciar adequadamente o número de reservas ou pedidos, os estabelecimentos podem ficar sobrecarregados e não conseguir atender a todas as solicitações.
- Riscos para os usuários (amigos que usam o aplicativo):
- Exposição de dados pessoais: Implementar criptografia de dados, autenticação de dois fatores e políticas de privacidade claras para proteger as informações dos usuários. Garantir que apenas as informações essenciais sejam coletadas e que os dados sejam armazenados de forma segura.
- Má experiência do usuário: Realizar testes de usabilidade e coletar feedback dos usuários durante o desenvolvimento para garantir que a interface seja intuitiva e amigável. Realizar atualizações periódicas para corrigir problemas e melhorar a experiência do usuário.
- Falha no planejamento: Integrar fontes de informações confiáveis para fornecer detalhes precisos sobre locais de almoço e suas características. Incluir uma opção de feedback dos usuários para garantir que as informações sejam mantidas atualizadas.
- Riscos para o desenvolvedor do aplicativo:
- Responsabilidade legal: Realizar uma análise legal abrangente e cumprir as regulamentações de privacidade e direitos autorais relevantes. Garantir que todos os aspectos do aplicativo estejam em conformidade com as leis vigentes.
- Falha na segurança: Implementar medidas robustas de segurança, como firewall, proteção contra ataques de negação de serviço (DDoS), monitoramento constante de vulnerabilidades e atualizações de segurança regulares.
- Desenvolvimento ineficiente: Adotar metodologias ágeis de desenvolvimento e gerenciamento de projetos para garantir a comunicação eficiente, identificação rápida de problemas e ajustes adequados durante o processo de desenvolvimento.
- Riscos para os estabelecimentos (restaurantes e locais de almoço):
- Má reputação: Garantir que as informações fornecidas no aplicativo sejam precisas e atualizadas. Manter uma comunicação direta com os estabelecimentos para garantir que quaisquer alterações sejam refletidas no aplicativo.
- Sobrecarga: Implementar um sistema de reserva e pedidos eficiente que possa gerenciar adequadamente o fluxo de clientes. Estabelecer um limite para o número de reservas ou pedidos aceitos para evitar sobrecarga.
Em resumo, a mitigação dos riscos envolve uma abordagem proativa de prevenção, implementação de medidas de segurança, comunicação eficiente com os usuários e estabelecimentos e o compromisso contínuo com a melhoria e atualização do aplicativo. Uma abordagem cuidadosa e focada na qualidade pode ajudar a minimizar os riscos e garantir uma experiência positiva e segura para todos os envolvidos no uso do aplicativo.
Protótipo
Requisitos do protótipo
- Interface de usuário intuitiva: O protótipo deve ter uma interface de usuário intuitiva e de fácil utilização, facilitando a interação do usuário com as funcionalidades do sistema.
- Funcionalidade básica de criação de eventos: O protótipo deve permitir ao usuário criar um novo evento de almoço, fornecendo informações como dados, horário, local e lista de convidados.
- Visualização de eventos: O protótipo deve permitir ao usuário visualizar os eventos de almoço existentes, incluindo os detalhes de cada evento, como dados, horário e local.
- Convite de convidado: O protótipo deve permitir ao usuário convidar outras pessoas para participar do evento de almoço, fornecendo seus nomes e endereços de e-mail.
- Confirmação de participação: O protótipo deve permitir que os convidados confirmem sua participação no evento, indicando que estarão presentes.
- Notificações: O protótipo deve ser capaz de enviar notificações aos usuários, informando sobre alterações nos eventos, confirmações de participação, acompanhamentos, etc.
- Gerenciamento de convidados: O protótipo deve permitir ao usuário gerenciar a lista de convidados, adicionando ou removendo participantes conforme necessário.
- Edição de eventos: O protótipo deve permitir ao usuário editar os detalhes de um evento de almoço existente, como dados, horário, local, etc.
- Cancelamento de eventos: O protótipo deve permitir ao usuário cancelar um evento de almoço, notificando os convidados sobre o cancelamento.
Funcionalidades do protótipo
- Página inicial: Apresentação do sistema de planejamento do almoço com amigos, com uma breve descrição de suas funcionalidades e benefícios.
- Registro de usuário: Formulário para que os organizadores e convidados possam se cadastrar no sistema, fornecendo nome, e-mail e senha.
- Login: Página de autenticação para que os usuários possam acessar suas contas no sistema.
- Dashboard do organizador: Painel de controle onde o organizador pode visualizar seus eventos agendados, criar novos eventos, convidar amigos, acompanhar as respostas dos convidados e gerenciar os detalhes de cada evento.
- Página de convites: Área onde o organizador pode criar convites personalizados, definindo informações como data, horário, local, cardápio e mensagem de boas-vindas aos convidados.
- Confirmação de presença: Recurso que permite aos convidados confirmarem sua presença no evento, podendo indicar também quaisquer restrições alimentares ou preferências.
- Notificações e lembretes: Mecanismo de envio de notificações e lembretes automáticos aos convidados, lembrando-os sobre o evento, datas importantes e informações relevantes.
- Recursos de interação social: Possibilidade de interação entre os convidados, como compartilhamento de mensagens, sugestões de pratos, troca de ideias e informações sobre o evento.
- Avaliação pós-evento: Formulário de avaliação para que os convidados possam fornecer feedback sobre o almoço, ajudando o organizador a melhorar futuros eventos.
- Perfil do usuário: Área onde os usuários podem visualizar e editar suas informações de perfil, incluindo foto, preferências de alimentação e outras informações relevantes.
Wireframes
Protótipo
Quem irá desenvolver o protótipo?
O desenvolvimento do protótipo pode ser realizado por profissionais especializados em design de interface, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Geralmente, uma equipe multidisciplinar é formada para trabalhar no protótipo, incluindo designers, desenvolvedores, analistas de negócios e outros profissionais relevantes.
A equipe de desenvolvimento do protótipo pode ser composta por:
- Designers de interface: Responsáveis por criar os layouts, wireframes e designs das telas do protótipo, garantindo uma interface visualmente atraente e intuitiva.
- Desenvolvedores front-end: Responsáveis por implementar o código HTML, CSS e JavaScript do protótipo, envolvendo os designs em uma interface funcional.
- Desenvolvedores back-end: Responsáveis por criar a lógica e a infraestrutura necessária para suportar as funcionalidades do protótipo, como o armazenamento e recuperação de dados.
- Analistas de negócio: Responsáveis por entender os requisitos e necessidades dos usuários e traduzi-los em funcionalidades e fluxos de interação para o protótipo.
- Especialistas em experiência do usuário: Responsáveis por garantir que o impulsionou uma experiência de uso intuitiva, fácil de entender e eficiente para os usuários.
É importante que a equipe de desenvolvimento do protótipo trabalhe em estreita colaboração com os stakeholders e usuários finais, para garantir que o protótipo atenda às expectativas e necessidades do público-alvo.
Quem irá operar o protótipo?
No contexto do planejamento de almoço entre amigos, o sistema pode ser operado tanto pelo Organizador quanto pelos Convidados. O Organizador terá acesso a funcionalidades adicionais para criar, editar e gerenciar os eventos de almoço, enquanto os Convidados poderão visualizar os convites recebidos, confirmar sua participação e acessar informações sobre os eventos.
O sistema também pode ter uma interface de administração, que será operada por administradores ou pessoas responsáveis pela manutenção e gerenciamento do sistema em nível técnico, como realizar atualizações, configurar parâmetros do sistema e gerenciar usuários.
Portanto, o sistema pode ser operado tanto pelos usuários finais (Organizadores e Convidados) quanto pelos administradores ou responsáveis pela manutenção do sistema.