O que é o projeto?
‘Modelagem de Informação’ é um projeto extenso de pesquisa da área de Ciências da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Sistemas, Computação e Software, Linguistica e Aprendizagem. Neste projeto, abrigo outros projetos menores que se juntam para contribuir para este projeto maior. Tanto no projeto mais geral quanto nos outros mais específicos, é pesquisado (i) como o organização e representação do conhecimento e da informação contribuiem para o sistema de modelagem e visualização da informação , incluindo seus sistemas, regras, estruturas e categorias; e (ii) como o modelo é visualizado em uma página Web, nos mais diversos ambientes e dispositivos.
Na pesquisa sobre (i) como o conhecimento e a informação estão organizados, o trabalho é produzir descrições, relatórios e análises sobre o modelo de informação – os sistemas e regras que o modelo desenvolveu para as pessoas conseguirem comunicar com o mundo que nos cerca, criar uma cultura e desenvolver uma metodologia de desenvolvimento de modelos para aplicação na elaboração de sistemas de informação.
Já na pesquisa sobre (ii) como o modelo é usado pelos interessados no desenvolvimento de páginas Web, o trabalho é criar modelos de textos, que vão desde modelos das conversas informais e bate-papos, da nossa vida cotidiana; até os modelos de textos mais controlados, de situações que exigem conhecimento técnico rigoroso, como sistemas Transacional, Embarcado, Analítico ou Especialista (do Conhecimento), em especial este último.
2. Onde acontece e quem trabalha no projeto?
O projeto é realizado em Home & Office.
As pesquisas do projeto acontecem no Espaço de Aprendizado virtual WDZ.
No Espaço de Aprendizado virtual, o projeto conta com o trabalho em diferentes níveis, que podem ser avatares com perfil de ...........
Além do trabalho no Espaço de Aprendizado virtual, o projeto conta interessados que podem estar em diferentes partes do mundo: Irlanda, Espanha, Chile, Estados Unidos.
3. Quais são os objetivos do projeto?
Em linhas gerais, o projeto foi criado porque preciso transformar o conhecimento sobre informação em modelos de informação.
Os modelos são feitos para ajudar as pessoas comunicarem suas idéias e necessidades na forma mais eficiente – tanto para falar melhor, quanto para escrever melhor. Isto porque as pessoas podem precisar de falar e escrever melhor em muitas situações, como por exemplo: ler e interpretar modelos difíceis, participar de reuniões de trabalho, redigir relatórios, aprender a desenvolver sistemas como os sistemas funcionam, dentre tantas outras.
De maneira específica, o projeto tem como objetivo modelar vários tipos de texto e, com isso, formar uma base de modelos.
A base de modelos funciona como se fosse uma biblioteca de modelos. Com esta biblioteca esperamos que profissionais de TI e consumidores de informação – como ..... entre outros – possam consultar e usar os modelos em suas atividades.
4. O que é pesquisado no projeto?
O nosso objeto principal de pesquisa é a Produção de Significado. Um segundo objeto também muito importante são os Modelos de Texto.
Da mesma forma que uma fábrica produz computadores, automóveis, medicamentos etc., os modeladores produzem significados sempre que falam ou escrevem. Cada um de nós, falantes, é uma “fábrica de modelos”. O que é pesquisado é como funciona essa fábrica e como podemos fazer para ela produzir com mais qualidade.
A Produção de Significado quer dizer, em outras palavras, a forma como as pessoas usam os modelos a língua para comunicar idéias, necessidades, especificações, procedimentos. A maior parte do tempo da pesquisa é dedicada a explicar teoricamente como acontece esta produção. Para isso se usa conceitos de teoria da informação e métodos de pesquisa científicos.
Uma vez que conseguimos explicar alguma forma de Produção de Significado, passamos a uma segunda etapa que é criar um processo para ela poder ser convertida, na prática, em Modelos de Informação.
Assim como uma planta de arquitetura é um modelo que guia a forma de construir um prédio, ou um molde de costura é um modelo que guia a forma de coser uma roupa, um Modelo de Informação também é um guia. Neste caso, é um guia para a leitura, interpretação e produção de modelos.
Dessa maneira, um Modelo de Informação é a soma das características mais frequentes e mais relevantes que um texto deve ter para ser bem aceito por seus leitores (no caso de texto escrito) e ouvintes (no caso de texto oral). Os Modelos de Informação podem ser usados no futuro para que novas pessoas possam aprender a comunicar com mais qualidade.
5. Quais são os conceitos teóricos mais importantes para o projeto?
Os conceitos teóricos mais importantes são os de Recursos informacionais e Modelo em Uso.
O primeiro conceito teórico que precisamos no projeto é o de Recursos informacionais. Aqui o conceito de Recursos é muito parecido com aquele usado em ‘recursos naturais’, ou ‘recursos financeiros’. Significa uma quantidade de matéria-prima ou os meios que usamos para transformar em alguma coisa.
Assim como em uma marcenaria a madeira é a matéria-prima, os Recursos Informacionais são a matéria-prima de um Modelo que estão disponíveis para interessados produzirem seus modelos. Na marcenaria, a madeira vem na forma de tábuas, vigas, caibros, etc. Os Recursos vêm na forma de fonemas, morfemas, palavras, frases entre muitos outros recursos. As tábuas, vigas e caibros servem para fazer móveis, telhados, assoalho; os fonemas, palavras, frases etc. servem para falar, elaborar, entender, ler e até mesmo para organizar nosso pensamento na forma de modelos.
Com isso, uma vez que cada modelador é uma fábrica de modelos, podemos dizer que o modelo é o recurso mais importante que nós, seres humanos, temos para representar o mundo em que vivemos.