O OLA (O Livro que Aprende) é uma exploração intelectual que atravessa várias áreas do conhecimento humano. Ele identifica conceitos e os transforma em objetos de aprendizagem, partindo da resolução de problemas, atendendo a necessidades, verificando hipóteses e criando ideias. Às vezes, o objeto e o sujeito se confundem nessa jornada.
A informação é transportada em "containers" (blocos de informação) compostos por tópicos subdivididos em elementos, organizados por temas e interligados por uma rede de tópicos. A jornada é visualizada através de representações do conhecimento como modelos, gráficos, diagramas, tabelas, quadros e figuras, que evoluem no tempo e espaço.
No final, são mapeados caminhos na forma de representações gráficas, resumos e recomendações para preencher lacunas de aprendizagem, ajustáveis aos interesses dos leitores. O autor utiliza sua experiência para integrar momentos vividos, presentes e futuros, criando um todo significativo para o leitor.
Diversas tecnologias da informação são utilizadas para aproveitar o momento da jornada e suas respectivas provas de conceito.