Para medir capacitores entre 100 nF e 1 uF: use as escalas de 1K ou 10K ou 100K.
Para medir capacitores entre 1nF e 100 nF: use a escala de 100K.
O transdutor que é uma cápsula cerâmica piezoelétrica comum. Estas cápsulas precisam de um sinal de pequena intensidade para funcionar e fornecem um bom volume para o sinal de áudio gerado. Obs.:funciona com a tensão da bateria, o que quer dizer que ele dispara quando a tensão está abaixo dos 10 V, mas não pode ser nula. Isso significa que ele não detecta quando uma bateria é retirada do circuito que deve alimentar.
Entrada:
Quando a tensão da bateria está acima de 10 V o diodo zener Z1 é polarizado no sentido de conduzir a corrente e assim o transistor Q1 se mantém saturado.
Com a manutenção deste transistor no corte a base de Q2 é posta à terra e com isso este transistor se mantém no corte e os osciladoresformados pelas portas de um circuito integrado 4093 se mantém desabilitados.
No entanto, se a tensão da bateria cai abaixo de 10 V o diodo zener Z1 deixa de conduzir e com isso também o transistor Q1 que vai ao corte.
O resultado disso é que R3 passa a polarizar a base de Q2 levando este transistor a saturação. Temos então a alimentação dos osciladores formados pelas portas do circuito integrado CMOS 4093.
Processo:
Temos dois osciladores formados em torno das portas do 4093.
Um deles gera um tom de áudio cuja frequência é determinada pelo resistor R4 e pelo capacitor C2. O leitor pode alterar R4 na faixa de 10 k Ω a 220 k Ω se quiser modificar o tom produzido pelo alarme.
O outro gera um sinal de modulação cuja frequência é determinada por R5 e C3. O leitor também alterar R5 na faixa de 470 k Ω a 4,7 M Ω de modo a modificar a modulação do circuito. Este segundo oscilador faz a intermitência do som produzido.
Os sinais dos dois osciladores são misturados num amplificador digital formado pelas duas outras portas do circuito integrado 4093.