eventos
topico
nomeResistor
tituloResistor
descritorResistor
leaddispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica por meio do efeito joule, ora com a finalidade de limitar a corrente elétrica em um circuito
link link
origemWResistor.xml
referenciaResistor
topico
tituloO que é
desc        
É um componente eletrônico chamado diodo emissor de luz (Light Emitting Diode)
topico
tituloComo funciona
desc
  • Emitem luz quando são percorridos por uma corrente eléctrica.
  • Conduz eletricidade em um sentido e no outro sentido, não conduz... 
  • A emissão de luz ocorre quando eletrons transitam entre estados de diferentes energias ao passarem na junção entre os dois tipos (n e p) do material semicondutor de que é feito o díodo. A diferença de energia entre estes estados é uma propriedade do material semicondutor. a passagem de corrente só é significativa quando o díodo é polarizado no sentido directo (corrente eléctrica convencional do lado p para n) e, nestas condições, ocorre a emissão de luz. 
  • Na polarização directa é aplicada uma diferença de potencial V e, para que um electrão atravesse a junção semicondutora, é necessário realizar um certo trabalho W. Este trabalho é convertido, em grande parte, na energia dos fotões emitidos. N 
  • No entanto, há pequenas perdas de energia, devidas ao efeito de Joule e processos que ocorrem no interior da junção, que têm um valor praticamente constante para LEDs dum mesmo tipo quando atravessados por uma mesma corrente eléctrica. Nestas condições,
    • W=Ef +k,
      onde
      Ef é a energia do fotão emitido e k uma constante que representa outras perdas de energi
  • Esquema de funcionamento

topico
tituloComo é produzido
desc
  • A luz emitida por um LED é praticamente monocromática. É possível fabricar LEDs que emitem luz de diferentes cores, alterando a composição química do material semicondutor. Os LEDs mais comuns são feitos de ligas de gálio, arsénio e alumínio. 

  • Alterando a proporção de gálio e alumínio é possível fabricar LEDs que emitem várias cores na gama do visível e do infravermelho.

  • Os LEDs comerciais são fornecidos com o material semicondutor encapsulado (plástico) e com dois terminais, sendo o mais longo o positivo (lado p).

topico
tituloComo são calculados
desc
  • Comprimento de onda
    • Para determinar o comprimento de onda, λ, da luz emitida por um LED podemos usar uma rede de difracção. Os ângulos θn para os quais ocorrem os máximos de intensidade difractada por uma rede com espaçamento entre linhas d, são dados pela equação:
      • d sin θn = nλ  n: um número inteiro

  • Calculo da resistencia
    R(ohms) = Voltagem (alimentação)-Voltagem (saida do Led) / corrente i (que passa pelo Led)

    Fonte de alimentação (pode variar entre 3 e 9 v)
    Voltagem de funcionamento do Led (pode variar de 1,7 até 3.3volts)
    Corrente do Led  (pode variar de 10mA para 4,30mm, 12mA para 3,4v, 20mA para voltagem menor)
    Diametro do Led (3 a 5 mm)

Obs.:Os LEDs não suportam tensão reversa (Vr) de valor significativo, podendo-se danificá-los com apenas 5V de tensão nesse sentido. Por isso, quando alimentado por tensão C.A., o LED costuma ser acompanhado de um diodo retificador em antiparalelo (polaridade invertida em relação ao LED), com a finalidade de conduzir os semi-ciclos nos quais ele - o LED - fica no corte, limitando essa tensão reversa em torno de 0,7V (tensão direta máxima do diodo), um valor suficientemente baixo para que sua junção não se danifique.

topico
tituloPreços
desc