CAPA (CANVAS) DO PROJETO
SERVIÇO WEB DE APRENDIZADO DA ELABORAÇÃO DE REQUISITOS PARA ESPECIFAÇÃO DE SOFTWARE

    1. JUSTIFICATIVAS

Melhorar entendimento sôbre requisitos de software para interessados

em aprender a usar requisitos de software para especificar sistemas de informação em ambiente Web

        2 ->4. PRODUTO

  • Protótipo do site na web.

  • Formulário padrão  da  Lista de requisitos

    Artefatos de aprendizado

(ver entrega de valor)


6. STAKEHOLDERS

Interessados em requisitos para especificação de software
(dono do site)



Fatores externos que podem influenciar o projeto:

- Falta de recursos financeiros
- Falta de interesse pelo tema


Fatores internos:

- Lista de requisitos atualizada
- Experiência em requistos

6-> 8. PREMISSAS


Existir interessados em aprender a usar requisitos de software
e que dominem a lingua portuguesa

Conhecimento em tecnologia web: Html5, css responsivo, javascript, bootstramp

Conhecimento em tecnologia de projeto

Conhecimento em engenharia de requisitos

11. RISCOS


Falta de tempo habil para aquisição e absorção do conhecimento.
(Restringir o escopo do projeto)

Se perder nos detalhes.
(Criar niveis de complexidade)

2. OBJETIVO

Aprender a elaborar e usar requisitos de software para especificar sistemas, através do uso de site na internet.

Obter retorno de possiveis clientes de suas necessidades com relação as dificuldades no aprendizado da elaboração de requisito.

6-> 5. REQUISITOS

Protótipo atenderá aos seguintes requisitos:

- Funcionalidade para fazer download de artefato


- Site disponivel 24hs 7 dias por semana.

- Documentos gerados deverão estar na extensão .html

- Usar software livre.

- Usar tecnologia web: Html5, css responsivo, javascript, bootstramp

- Hospedar o protótipo em dominio próprio.

Projeto:
- Usar tecnologia de projeto
- O controle é por ciclo de vida do projeto.

-Requisitos serão obtidos gradativamente durante o ciclo de vida do projeto

          O QUE

12. LINHA DO TEMPO


                               
Mapeamento do Negócio
G1 -

Solução (artefatos de aprendizado):

G2a -

G2b -

G4 -

G4 -

G5 -

G8 -


Projeto:(gerenciamento)

G6 -
G7 -


Inicio: out/17
Fim: protótipo na Web

Ciclo de vida atual: 2



Estimativa Geral -

7. EQUIPE


Dono do site





QUEM

7-> 9. GRUPOS DE ENTREGA

Artefatos de aprendizado:

Requisito de Negócio:

- Contexto de dominio (G1)
- Entrega de valor ao cliente G1)
- Visão geral do processo(G1)
- Mapa de experiência(G1)
- Critério de Aceitação (G1)

Requisitos da Solução:
Protótipo :
- Disponilibizado no Desktop
(G2a)
- Colocar conteudo
(G2b)

Visão da solução:
- Necessidades  (G3)
- Caracteristicas (G3)
- Restrições (G3)
- Contexto da Solução(G3)
- Escopo da solução(G3)
Especificação de requisitos:
-
Cenário(G4)
- Caso de Uso(G4)
- Interfaces (G4)

- Lista de requisitos (G8)
-  Glossário de termos (G5)


Protótipo :
- Disponibilizado na WEB (G6)

Gerenciamento de projeto:

Canvas do projeto-(G7)
Ciclo de vida do projeto (G7)
WBS - Estrurura de trabalho (G7)

3. BENEFÍCIOS

Compartilhamento do conhecimento de requisitos de software.



PORQUE

7-> 10. RESTRIÇÕES

Conteudo deverá cobrir os processos de: elicitação, análise, validação, rastreamento de requisitos e

A primeira versão do site terá um foco mais educacional e será um protótipo.

Ver contexto do projeto

O processo de rastreamento não será coberto nesta versão

Inicialmente não haverá cobrança do serviço.

COMO

12-> 13. CUSTOS

Recursos

- Hospedagem:
- Manuteção do registro de dominio

- Material de escritório
- Home Office 
- Livro

Capital Intelectual

- Horas de Estudo
Aperfeiçoamento (Técnica, método e software).


QUANDO E QUANTO