APRENDIZADO DA ELABORAÇÃO DE ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS

 

LISTA DE REQUISITOS

 
  

Tema

Dimensão

Objeto

Id

Descrição

links associado

Impacta o req

Prioridade

Estabilidade

Difculdade

Status

Fonte

Requisitos Gerais

Negócio

objetivo

R1

O negócio é uma transação de troca de aprendizados através de um serviço de disponibilização de artefatos de especificação.

Entrega de valor

      
 

Negócio

dominio

R1

O dominio do negócio esta nos processos de Engenharia de Requisitos de Software.

Cadeia de valor

      
 

Negócio

dominio

R2

Usar como dominio secundário de conhecimento: Engenharia de Sistemas, Engenharia de software, Engenharia da informação, Gestão do Conhecimento, Mapeamento da Experiência, Ciência dos dados, Ciência da computação, Matemática  Discreta, Tecnologia da Informação para gestão e Gestão de Processos.

       
 

Negócio

escopo

R1

O escopo do negócio abrange: Elicitação, análise, gestão e rastreamento de requisitos

       
 

Negócio

escopo

R2

A especificação de requisito contém 4 dimensões:

 

* Delimitar escopo incial e definir escopo final (negócio).

 

* Descrever o funcionamento e restrições de um item do escopo (usuário)

 

* Mapear os requisitos para design ou implementação (solução).

 

* Mapear requisitos para orientar abordagem, divisão do trabalho (projeto)

       
 

Negócio

pressuposto

R1

É pressuposto a utilização do método de desenvolvimento orientado a requisitos.

       
 

Negócio

pressuposto

R1

Elaborar requisitos é um processo de aprendizado de forma colaborativa junto ao usuário para especificar um sistema.

       
  

pressuposto

R2

Usar como cadeia de valor o seguinte mapa

CadeiaValorWDS.png/

      
 

Negócio

estratégia

R1

Usar como estratégia de negocio o seguinte mapa

EstratSrvAprendReq.png

      
 

Negócio

regra

R1

Cada requisito dará origem a uma ou mais especificação

       
            
 

Usuário

cliente

R1

Público com visão de analise de sistemas interessados em requisitos de software.Inicialmente o produtor e consumidor é a mesma pessoa.

       
 

Usuário

dono

R2

.Inicialmente o produtor é o dono

       
 

Usuário

dono

R3

.Inicialmente o consumidor é o dono

       
  

dono

R4

O objetivo é publicar um site sôbre aprendizado de engenharia de requisitos

       
 

Usuário

dono

R5

Benefício esperado :

 

* Melhorar o aprendizado na obtenção e uso de requisitos de software.

 

* Retorno do trabalho investido.

 

* Compartilhar conhecimento com os interessados em aprender a obter e usar requisitos para encomendarem ou desenvolverem seus softwares.

       
 

Usuário

dono

R6

Inicialmente o fornecedor é o dono

       
 

Usuário

produtor

R7

É o especialista quem produz o conteudo

       
            

Requisitos especificos

Solução

Site

R1

Experimentar prospectar na internet Aprendizagem em Elaboração de requisitos de Software com a finalidade de conseguir clientes que estejam interessados em aprender e usar requisitos para desenvolverem seus softwares.

       
 

 

Site

R2

O site deve apoiar aos processos de engenharia de requisito:

Elicitação – Pesquisa, investiga e lista requisitos.

Análise – Organiza, especifica, verifica e avalia requisitos.

Gerencia- adm. conflito e mudanças, busca aprovação, prioriza e adm. a documentação de requisitos.

       
  

Site

R3

O site deverá ser um sistema de informação para o aprendizado e uso dos processos de engenharia de software

       
  

Site

R4

Deverá conter subsidios para a aprendizagem como artigos,...

       
  

Site

R5

Criar seção inicial explicando o que o site faz e para quem.

       
  

Site

R6

Criar seção com 4 grupos de atividade da engenharia de software:

       
  

Site

R7

Cada grupo de atividades deve ter 3 partes: o que é feito , transformações e ferramentas utilizadas e saida

       
  

Site

R8

Grupo 1 de atividades: Necessidades, Caracteristicas da solução, Restrições, Aceitação, Contexto, Objetivo, Interessados, Ferramentas, Glossário de termos e Lista de requisitos    

       
  

Site

R9

Grupo 2 de atividades: lista de requisitos eleicitada

       
  

Site

R10

Grupo 3 de atividades:Prioridades e Reloção de conflitos entre requisitos.

       
  

Site

R11

Grupo 4 de atividades: Lista de requisitos , contrato anexos contratuais.

       
  

Site

R12

Usar a abordagem de protótipo para definir conteudo e testar o site. A cada inclusão de conteudo o site deverá permanecer funcionando

       
  

Site

R13

A documentação deverá estar no próprio site. Irá aparecer tanto nos titlts dos elementos das páginas como no glossário (consolida os titles). Para não sobrecarregar a lista de requisitos, colocar as definições em glossário.

       
 

 

Protótipo

R1

Usar a estrutura do site implystudy.com para prototipar fazendo allterações d modo a satisfazer os reqisitos a seguir:

       
  

Artefato

R15

O site irá gerar os seguintes artefatos: Lista de requisitos, modelos:       caso de uso,

       
  

Lista Req

R1

Usar lista única com quebras por dimensão e objeto

       
  

glossário de termos

R1

Deverá conter os seguintes campos: Tema, Tópico,descrição

       
  

Tela abertura

R1

O que faço, quem sou, para quem, em qual condição. Link para o que poço fazer por você (solução).

       
   

R2

Menu exxterno : Solução, método, portifolio, perfil e contato. Link para lista de Requisitos

       
  

Tela Solução (abordagem inicial)

R1

O que faço + transformação e ferramentas usadas + saida

 

       
   

R2

Ver protótipo

       
  

Tela Solução (elicitação)

R1

O que faço + tranformação e ferramentas usadas + saida

 

       
   

R2

Ver protótipo

       
  

Tela Solução (análise)

R1

O que faço + tranformação e ferramentas usadas + saida

 

       
   

R2

Ver protótipo

       
  

Tela Solução (abordagem final)

R1

O que faço + tranformação e ferramentas usadas + saida

 

       
   

R2

Ver protótipo

       
  

Tecnologia

R1

Fazer download dos seguintes artefatos:Lista de requisitos preenchida (html e formato ods) e formulário a ser preenchido formato ods.

       
  

Tecnologia

R2

Usar tecnologias web: Html, csss, js, jquery, boostranp

       
  

Tecnologia

R3

Usar software aberto sempre que possivel

       
  

Tecnologia

R4

Versão inicialdo site para para desktop (usar tecnologia responsive)

       
    

 

       
    

 

       
 

Projeto

pressuposto

R1

Usar como guia de orientação PM book da PMI

       
  

pressuposto

R2

Ciclo de vida em espiral

       
  

pressuposto

R3

Requisitos serão obtidos gradativamente durante o ciclo de vida do projeto

       
  

risco

R1

 

       
  

estimativa prazo

R1

4 meses

       
  

entregas

R1

Protótipo sem conteudo – 1 mês

       
  

entregas

R2

Protótipo aprovado – 6 mês

       
                     

Prioridade, Estabilidade e Dificuldade

  

B – baixa M- Média, A- Alta

       

Status

  

S- sugerido V-verificado A- Validado R-Regeitado I- Implementado

       

Tipo Req