A especificação descreve caracteristicas e propriedades de um sistema de informação de uso em ambiente organizacional abrangendo os subsistemas social e automatizado , e tem como componentes:
Requisitos funcionais, não funcionais, regras de negócio, modelos da solução e critérios de aceitação.
Especificação de sistema é o produto a ser obtido para o desenvolvimento de sistema.
Mais...
Dentro dos subsistemas do sistema de informação envolvidos (hardware, software, pessoas, redes, procedimentos) o foco da especificação esta no fluxo de informação entre usuários, software e processos dentro de um ambiente organizacional.
Dentro dos componentes de software destaco a interface e dialogo.
Dividindo os componentes de software em partes destaco as bibliotecas, para apoiar no design de páginas web usada na interface, contidas em um framework de componentes.
Serviços
A modelagem dos requisitos do sistema produz: modelos de contexto, interação, estrutura e comportamento do sistema de informação com o objetivo de visualizar as informações.
A modelagem faz parte da jornada da especificação.
Para modelar é necessário fazer o mapeamento da experiência do usuário ao usar o sistema de software, fazendo esboço e apoiando decisões de projeto através de storyboard.
Para avaliar as ideias geradas e validar – ou não – todos os requisitos estabelecidos, uso a prototipação fazendo testes e visualização de páginas web obtidas do modelo.
Via internet
Processo
O processo de especificação de sistema utilizado, tem as seguintes abordagens, dependendo natureza do projeto e da organização:
O processo entrega os seguintes artefatos:
Abstração complexidade modelos e diagramas
Abordagem de análise sistêmica e classificação
Especificação de sistema e abordagem para especificar
Especificação é um documento que declara as exigências da missão para um sistema com: entidades, alocação de requisitos por area funcional ou itens de configuração e define as interfaces entre as áreas funcionais.
A melhor abordagem para um determinado projeto de especificação depende, em grande parte, da natureza do projeto e da natureza da organização. A abordagem em cascata funciona melhor com projetos de grande porte, complexos, que têm numerosos interessados, afetam a empresa toda e não podem ser facilmente divididos em subprojetos. Ela também funciona bem com organizações que têm uma cultura formal e uma estrutura hierárquica.
A abordagem em espiral e a programação ágil funcionam bem nas organizações dinâmicas, que podem tolerar aambiguidade e necessitam obter resultados rapidamente. O caminho em espiral pode apresentar melhores resultados quando adotado para projetos que se dividem facilmente em subprojetos e para projetos mais simples, em especial o desenvolvimento de sistemas de usuário único ou que afetam um pequeno departamento. A programação ágil é bem-sucedida em ambiente onde as necessidades do usuário são difíceis de especificar ou mudam rapidamente.
A prototipagem funciona melhor para projetos de pequeno e médio portes. Ela funciona bem onde a cultura suporta equipes funcionalmente mistas. A prototipagem pode ser combinada com a abordagem em espiral e ser usada para um ou mais dos subprojetos em um desenvolvimento em espiral.
Interessado no meu serviço?
Use o formulário para solicitar um serviço.
LISTA DE REQUISITOS
Apoio na elaboração da lista de requisitos. Exemplo de uma lista de requisitos da própria lista de requisitos .
MODELOS DE DESIGN DE SISTEMA
Apoio na elaboração dos vários modelos que podem ser obtidos durante a especificação de um sistema de informação.
PROTÓTIPO
Esta página, por exemplo, é um protótipo de um sistema de informação para divulgar um serviço para especificar sistema de informação.
Perfil
Engenheiro , Analista TI Sr. e Consultor de Sistemas focado na especificação de sistemas, para usuários de TI, no uso de modelos de informação na construção de produtos digitais em desktop's.
Cultura
Cultura em TI, assessoramento, modelagem de Sistemas de Informação e no Trabalho em Home & WebOffice.Diferencial
O meu diferencial esta no projeto modular de especificação de sistemas de informação em páginas web.