Contexto

Evolução do Livro

Versão Características Exemplos
Livro 1.0 Texto estático (físico ou PDF), sem interatividade Livros impressos, PDFs
Livro 2.0 Digital com multimídia, navegação básica E-books interativos
Livro 3.0 Adaptativo, responsivo, personalizado com IA Plataformas educacionais adaptativas

Diferenças entre o Livro que Aprende, Livro Autônomo e Livro 3.0

Característica Livro que Aprende Livro Autônomo Livro 3.0
Conceito Exploração progressiva de tópicos Automação e supervisão com IA Plataforma adaptativa e personalizada
Automação Exige supervisão manual do autor Automatizado e adaptável Depende da implementação
Objetivo Ensino por tópicos interconectados Experiência personalizada escalável Personalização ampla

O que é o Livro que Aprende?

O Livro que Aprende é um projeto educacional inovador que oferece aprendizado personalizado através de tecnologias modernas, como inteligência artificial, grafos de conhecimento e visualizações interativas. O objetivo é ajudar você a construir conhecimento de forma adaptativa, respeitando seu ritmo e necessidades.

Imagem representando aprendizado personalizado

Por que o Livro que Aprende?

O Livro que Aprende foi criado para oferecer uma experiência de aprendizado adaptativo e personalizado. Muitas vezes, os métodos tradicionais de ensino não conseguem atender às necessidades individuais dos aprendizes, resultando em lacunas de conhecimento e desmotivação. O sistema esta sendo projetado para superar esses desafios.

Através do uso de inteligência artificial, visualizações interativas e grafos de conhecimento, o Livro que Aprende identifica o nível de domínio de cada aprendiz, sugere trilhas personalizadas e oferece feedback contínuo, garantindo uma jornada de aprendizado eficiente e envolvente.

Nosso objetivo é ajudar você a alcançar suas metas de forma dinâmica, respeitando seu ritmo e preferências.

Como Funciona?

O sistema avalia seu nível de conhecimento inicial por meio de uma série de perguntas e testes. A partir dessa avaliação, identificamos lacunas e criamos trilhas de aprendizado sob medida para você.

Mapa da Jornada do Usuário

Etapa Ações do Usuário Expectativas do Usuário Possíveis Frustrações Soluções Propostas
Descoberta Explorar conteúdos e recursos disponíveis Encontrar conteúdo relevante e interessante Dificuldade em encontrar informações Interface intuitiva e conteúdo bem categorizado
Avaliação Realizar testes de conhecimento inicial Entender suas lacunas de conhecimento Resultados dos testes pouco claros Explicações detalhadas sobre os resultados
Planejamento do Aprendizado Definir metas de aprendizado Criar um plano claro e acessível Falta de clareza nos próximos passos Assistente para definição de metas e trilhas
Aprendizado Interagir com conteúdos adaptativos e quizzes Acessar materiais de fácil compreensão Dificuldade em acompanhar o ritmo Conteúdo interativo com suporte visual
Aplicação Prática Aplicar conhecimentos em atividades ou projetos Desenvolver habilidades práticas Falta de suporte em atividades práticas Guias e exemplos práticos
Monitoramento e Feedback Acompanhar progresso e receber recomendações Receber feedback personalizado Feedback genérico ou atrasado Relatórios detalhados e notificações de progresso
Conclusão e Reflexão Avaliar resultados e planejar próximos passos Reforçar o aprendizado e identificar melhorias Pouca orientação sobre como avançar Recomendações para continuidade do aprendizado

Funcionalidades Principais

Exemplos de Aprendizagem

Veja como nossa plataforma pode transformar seu aprendizado.

Sistemas de Informação
Banco de Dados
Banco de Dados
Infraestrutura de TI
Infraestrutura de TI
Segurança da Informação
Segurança da Informação
UX e Usabilidade
UX e Usabilidade

Tópico: Sistemas de Informação

Uma visão detalhada de conceitos e inter-relações em sistemas digitais.

modelo tópico

1. Qual é a função de um banco de dados?
  • Armazenar e gerenciar informações
  • Melhorar a usabilidade de um sistema
  • Proteger a rede contra ataques
2. O que é segurança da informação?
  • Um recurso de design gráfico
  • Medidas para proteger dados contra acessos não autorizados
  • Uma funcionalidade de banco de dados
3. Qual é o principal objetivo do UX (Experiência do Usuário)?
  • Melhorar a velocidade da rede
  • Tornar o sistema mais intuitivo e acessível
  • Armazenar informações em nuvem

Quiz Interativo

Teste seus conhecimentos e receba feedback imediato.

Trilha de Aprendizagem

Acompanhe sua jornada de aprendizado para criar a página de engajamento.

A trilha de aprendizagem apresenta as etapas organizadas para a obtenção do conhecimento necessário na criação de páginas web, incluindo tópicos como estrutura HTML, CSS, interatividade com JavaScript e visualização de dados com grafos.

Objetivo: Aprender a criar a estrutura inicial da página.

  • OA 1: Criação do esqueleto HTML (tags essenciais)
  • OA 2: Cabeçalho e navegação (estrutura de menu)

Objetivo: Aplicar estilos básicos na página.

  • OA 3: Estilização do corpo, cabeçalho e menu
  • OA 4: Design do banner com imagem de fundo

Objetivo: Adicionar funcionalidades interativas à página.

  • OA 5: Implementação de menu responsivo com hambúrguer
  • OA 6: Interatividade em formulários de contato

Objetivo: Aprender a inserir conteúdo com imagens e exemplos interativos.

  • OA 7: Inserção de imagens nas seções
  • OA 8: Criação de exemplos de tópicos interativos

Objetivo: Garantir acessibilidade e responsividade.

  • OA 9: Design mobile-first com media queries
  • OA 10: Alternância de temas claro/escuro

Objetivo: Destacar conceitos principais, subtemas, conexões entre áreas de conhecimento e tópicos recomendados.

  • OA 9: Grafo de conhecimento
  • OA 10: Biblioteca D3.js
  • OA 11: Recomendação, permitindo ao usuário navegar facilmente pelo cinteúdo adaptativo

Processo de Desenvolvimento de uma página web

O processo de desenvolvimento seguiu uma abordagem iterativa, organizada nas seguintes etapas:

  1. Planejamento: Definição das necessidades, funcionalidades e seções da página.
  2. Estruturação: Criação da estrutura HTML semântica.
  3. Estilização: Aplicação de estilos e layout usando CSS.
  4. Interatividade: Adição de funcionalidades com JavaScript.
  5. Testes: Teste da página em diferentes dispositivos e ajustes.

Abordagens de Desenvolvimento

Aspecto Escolha para a Página de Engajamento
Categoria Sistema Analítico, com suporte de Sistema de Conhecimento
Ciclo de Vida Modelo Ágil
Abordagem Incremental, com uso de Prototipagem

Conceitos Utilizados

Durante o desenvolvimento da página, foram aplicados diversos conceitos técnicos e metodológicos, incluindo:

Grafo de conhecimento

1. Arrastar um nó para fazer analise 2. Clicar em qq nó para ver % de domínio 3. Clicar em Página Web para ver recomendação da IA

Domínio: 0%

Recomendações da IA