Scrum É um processo agil de desenvolvimento de software. Com o scrum o progresso de um projeto se dá via uma série de interações chamadas sprint. O scrum é ideal para projetos que tem rápidas mudanças de requisitos.
1. Saída Saída
2. Processamento - Fluxo Processamento - Fluxo
3. Processamento - Ciclo de Vida Processamento - Ciclo de Vida
4. Entrada - Product Backlog É o coração do Scrum. È aqui que tudo começa. É basicamente uma lista de requisitos, estórias, coisas que desejamos fazer, descrita em linguagem coloquial.
5. Campos do Product Backlog
  1. Identificação - identificação única, apenas um número com auto incremento.
  2. Nome - nome curto e descritivo da estória. Ex.: Consultar histórico das transações no log.
  3. Importância - importância desta estória. Por exemplo: 0 1/2 1 2 3 5 8 13 20 40 100 200. (série Fibonaci. Mais pontos = mais importante
  4. Estimativa - uma estória com 2 pontos gastará cerca de metade de uma estória de 4 pontos. Relação homem/dia. Exemplo.: 3 pessoas levarão 4 dias por cada estória. A estimativa é de 12.
  5. Como demonstrar - simples especificação de teste. Se fizer isso, isso e isso então isto deverá acontecer. No caso do TDD essa descrição poderá ser usada como pseudo código para o teste de aceitação. Ex.: Logar-se, abrir a página de depósito, depositar R$ 10,00, ir para página do meu saldo e verificar que este aumentou em R$ 10,00.
  6. Notas - esclarecimentos, referências a outras fontes de informação. Ex.: Precisa de uma tabela de decisão. Não é necessário preocupar-se com criptografia por enquanto.
  7. Campos adicionais da estória
    • Trilha/Rastro - categorização básica dessa estória, por exemplo back office, otimização. Com isto permite filtrar e definir para baixo ou não.
    • Componentes - quais componentes estão envolvidos
    • Solicitante - para manter o rastro de quem originou, no caso de fornecer algum feedback.
    • ID do bug - erros reportados
6. Sintaxe do Backlog Sintaxe do Backlog
7. Planejamento do Sprint
O resultado do encontro sprint é:
  • Um objetivo de sprint
  • Uma lista de membros da equipe e seus niveis de comprometimento (%)
  • Uma lista de estórias inclusas no sprint
  • Uma data definida para apresentação do sprint
  • Data e local definidos para reunião diaria
Niveis de variáveis de cada estória: Niveis de variáveis de cada estória
  • Escopo e importancia são definidos pelo lider.
  • Estimativa é definida pela equipe.
Arquivo origem: Scrum.xml. Ver: http://www.infoq.com/br/minibooks/scrum-xp-from-the-trenches