Ergonomia Definição, historia, ergonomia de produto
1. DefiniçãoA palavra ergonomia vem do grego ergos=trabalho e nomos=lei, regra. É a ciência relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, (Associação Internacional de Ergonomia).
2. História
  • Em 1700, o medico italiano Bernardino Ramazzini foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação “De Morbis Artificum” (Doenças Ocupacionais).
  • Em 1857, o termo ergonomia entrou para o léxico moderno, quando o polonês Wojciech Jastrzębowski, o usou em seu artigo. 
  • Frederick Winslow Taylor abordou, em seu livro “Administração Científica”, a busca pela melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fosse alcançada, Taylor triplicou a quantidade de carvão que os trabalhadores podiam carregar num dia.
  • No início do século XX, Frank Bunker Gilbreth e sua esposa expandiram os métodos de Taylor para desenvolver “Estudos de Tempos e Movimentos”, o que ajudou a melhorar a eficiência, eliminando ações desnecessárias. Ao aplicar tal abordagem, Gilbreth reduziu o número de movimentos no assentamento de tijolos de 18 para 4,5 permitindo que os operários aumentassem a taxa de 120 para 350 tijolos por hora.
  • Com a Segunda Guerra Mundial, onde haviam aliados agrupados com os mais diferentes biótipos que deveriam usar tanques e aviões com cabines extremamente apertadas, surgiu a necessidade de se considerar e estudar melhor a diversidade humana. Chegou-se então a conclusão que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do tipo físico do soldado.
  • Em 1949, um engenheiro inglês chamado Murrel, criou a primeira sociedade nacional de ergonomia, a Ergonomics Research Society, que era composta por fisiologistas, psicólogos, e engenheiros que se interessavam no assunto. A partir desta data, a Ergonomia começou a evoluir em países industrializados e em desenvolvimento.
  • Em 1957 nos Estados Unidos, foi criada a Human Factors Society, e até hoje o termo Human Factors é o mais usado quando se fala em ergonomia.
  • Em 1959 em Oxford, Inglaterra, fundou-se a Associação Internacional de Ergonomia (IEA).
  • Em 1961 a IEA realizou o primeiro congresso em Estocolmo, Suécia. A partir desta data começaram a ocorrer reuniões trienais sobre o tema, e que acontecem até hoje,  sendo que o 18º Congresso ocorrerá em 2012, em Recife.
  • Em 1983 foi criada no Brasil a Associação Brasileira de Ergonomia.
  • Em 1990, o Ministério do Trabalho e Previdência Social instituiu a Portaria n°. 3.751 que baixou a Norma Regulamentadora – NR17, que trata especificamente de ergonomia. Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
3. Ergonomia de produto
  • A análise das dimensões cultural e afetiva de um produto e as suas influências nos modos operatórios dos usuários, particularmente na compreensão do funcionamento interno do produto, na sua integração num sistema e da sua manutenção.
  • O desenvolvimento de metodologias para a procura de soluções referentes aos conflitos gerados pela natureza multidisciplinar do desenvolvimento de um produto, bem como metodologias para a análise da usabilidade do mesmo
WErgonomiaCadeiraMesa Arquivo origem: WErgonomia.xml. Manual de aplicação da Norma Regulamentadora nº 17. – 2 ed. – Brasília: MTE, SIT, 2002.