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Introdução

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Código

Aprender a aprender

  1. Problema resolvido:
      São 4 etapas:
    • Escolher um assunto
    • Ensinar esse assunto a si mesmo ou a outra pessoa.
    • Revisar e esclarecer pontos obscuros.
    • Simplificar explicações usando modelos e analogias.
  2. Dicas:
    • Anotar, não ter pressa, fazer pausa (parar de receber informação) durante a aprendizagem,
    • Fazer uma página web (ou rascunho) ensinado qq coisa, usar a IA como mentor caso não tenha alguem.

Componentes

  1. Componentes de software:
    • Elementos de páginas Web

Desenho

  1. Draw:
    • Editor de desenho do Libre Office
  2. Drawio:
    • Visão geral
    • Tipos de diagramas
    • Editor

Documentação

  1. O quanto rápido posso comunicar uma mensagem?
    Escalável Retorno
    conversação
    telefone
    grupo de chat
    e-mail
    documentação
  2. Tipos:
    • Tutoriais: O que um iniciante precisa saber:
      • Visão geral
      • Detalhes nos recursos ou link's
      • Posição de começar imendiatamente
    • Guia de instruções: Público possui conhecimento básico:
      • Contexto inicial
      • Não precisa explicar conceito
      • Guia do ponto A ao ponto B
      • Usabilidade prática (método na prática) é mais importante do que integridade
    • Referência Técnica: Como opera uma máquina:
      • Descrever a classe, função e API como usa-las
      • Alternativas de explicações
      • Guia do ponto A ao ponto B
      • Busca de informação de sintaxe
    • Explicações: Explicar, ilustrar e esclarecer determinado tópico:
      • É orientado para a compreeensão
      • Alternativas de explicações
      • Comportamento geral e os requisitos não funcionais
  3. Documento de requisitos do IEEE

Frameworks

Tem dois tipos de Frameworks:

Framework conceitual: É uma estrutura abstrata ou modelo teórico que fornece uma base para entender, analisar e organizar conceitos, ideias e informações dentro de uma determinada área de estudo ou disciplina.
Ele estabelece as relações fundamentais entre os elementos essenciais e fornece uma estrutura conceitual que pode ser usada para explicar fenômenos, desenvolver teorias ou orientar a pesquisa.

Framework de código: É um conjunto de códigos prontos (templates) usado pelos desenvolvedores para criar os seus projetos e gerenciá-los de maneira mais ágil e prática. Eles funcionam como uma plataforma de desenvolvimento, e trazem uma série de ferramentas especiais, guias e outros componentes.

FRAMEWORK CONCEITUAL

  1. Framework para fazer uma página web:
    • Modelo para fazer página web

FRAMEWORK DE CÓDIGO

  1. Design do front-end da aplicação (Html,css,javascript):
    • Bootstrap

Icones

  1. Icones e fotos para tudo (thenounproject.com) :
    • Thenounproject

Métodos

  1. Visualizações:
    • Tabela periódica de visualização de métodos
  2. Ágeis:
    • Lean
    • Sprint
  3. Vários:
    • Métodos de desenvolvimento de sistemas
  4. Teste automatizado:
    • TDD
  5. Método do problema resolvido:
    • Documentação automática

Padrões

  1. Notação:
    • Na Diagramação:
      • => : condiciona Ex: Visão Holistica => Sistema. Quer dizer: Visão Holística condiciona o Sistema.
      • retângulo : bloco de informação. Ex: Informação.
      • retângulo dentro de retangulo : esta contido.
  2. Páginas Web:
    • Página de tópico - 3 colunas
    • Página de tópico - 3 colunas com pré footer
    • Página de tópico - 2 colunas
    • Página de tópico - 2 colunas com pré footer
    • Página de tópico - 1 coluna
    • Artigo científico

Serviços

  1. Design de Serviço:
    • Servicedesigntools

Suites de Aplicativo

    Livre
  1. LibreOffice:
    • Writer | Cal | Impress | Draw | Bae | Math | Gráfico

Técnicas

  1. Design:
    • StoryBoard Protótipo, Wireframe e Protótipo

Tecnologia Web

FRONT-END

  1. HTML 5:
    • DOM

      O Modelo de Documento por Objetos é uma convenção multiplataforma e independente de linguagem de programação, fiscalizada pela entidade World Wide Web Consortium , para representação e interação com objetos em documentos HTML, XHTML e, XML

    • Cheatsheet

    • Tabela Periódica de Elementos
    • Tabela de códigos
      html.spec.whatwg.org
    • lipsum - texto fictício da indústria de impressão e composição tipográfica
      www.lipsum.com
    • Guias para Para desenvolvedores
      W3School MDN
  2. CSS 3:
    • Sintaxe
    • Tabela Sintaxe e Semantica css

      Sintaxe do CSS

      Elemento Descrição Exemplo
      Sintaxe do CSS A estrutura básica de uma regra CSS é composta por um seletor e um bloco de declaração. p { color: blue; font-size: 16px; }
      Seletor Identifica quais elementos HTML serão estilizados. p (parágrafo), .classe (classe), #id (id)
      Bloco de Declaração Contém uma ou mais declarações de estilo, delimitado por {}. { color: blue; font-size: 16px; }
      Declaração Define uma propriedade CSS e seu valor, separados por : e terminados por ;. color: blue;
      Propriedade Aspecto do elemento que será estilizado. color, font-size
      Valor Especifica o valor da propriedade CSS. blue, 16px

      Tipos de Seletores

      Tipo de Seletor Descrição Exemplo
      Seletor de Tipo Seleciona todos os elementos de um tipo específico. h1 { color: red; }
      Seletor de Classe Seleciona todos os elementos que possuem uma classe específica. .classe { background-color: yellow; }
      Seletor de ID Seleciona o elemento único que possui um ID específico. #id { margin: 20px; }
      Seletores Combinados Seleciona elementos baseados em relações hierárquicas ou combinadas. div p { color: green; } (descendente), div > p { color: blue; } (filho)
      Pseudo-classes Aplica estilos a elementos com base em seu estado. a:hover { text-decoration: underline; }
      Pseudo-elementos Aplica estilos a partes específicas de um elemento. p::first-line { font-weight: bold; }

      Classes e IDs

      Tipo Descrição Exemplo
      Classe Permite reutilizar estilos para múltiplos elementos. .container { background-color: #eaeaea; padding: 20px; }
      ID Define estilos únicos para um elemento específico. #main-title { color: #333; font-size: 24px; }

      Unidades de Medida

      Unidade de Medida Descrição Exemplo
      Absolutas Unidades fixas de medida. px (pixels), cm (centímetros), mm (milímetros), in (polegadas), pt (pontos), pc (picas)
      Relativas Unidades relativas ao elemento pai ou à tela. em (tamanho da fonte do elemento pai), rem (tamanho da fonte da raiz), % (percentual), vw (viewport width), vh (viewport height)

      Propriedades Comuns

      Propriedade Comum Descrição Exemplo
      Cor e Fundo Define a cor do texto e o fundo dos elementos. color: #333;, background-color: #f4f4f4;
      Texto e Fontes Define a aparência do texto e fontes. font-size: 16px;, font-family: Arial, sans-serif;, text-align: center;
      Espaçamento Define margens e preenchimentos ao redor dos elementos. margin: 20px;, padding: 10px;
      Borda e Sombra Define bordas e sombras ao redor dos elementos. border: 1px solid #000;, box-shadow: 2px 2px 5px rgba(0,0,0,0.5);

      Exemplos Avançados

      Exemplo Avançado Descrição Exemplo
      Uso de Classes e IDs Define estilos específicos para classes e IDs. .container { background-color: #eaeaea; padding: 20px; }, #main-title { color: #333; font-size: 24px; }
      Layouts com Flexbox Cria layouts flexíveis e responsivos. .flex-container { display: flex; justify-content: space-between; align-items: center; }, .flex-item { flex: 1; margin: 10px; }
  3. Customizar CSS
    Html

    Css
  4. Cheatsheet
  5. Guias para Para desenvolvedores
    W3School MDN
  6. Javascript JS: (atual:ECMAScript 2021)


Texto

  1. Escrever texto estruturado com 2 níveis

    1. nivel 1:
      • nivel 2.
      • nivel 2.
    2. nivel 1:
      • nivel 2.
      • nivel 2.

Visualização

  1. Representação Gráfica para modelagem:
    • Diagrama
  2. Como escolher seu gráfico :
    • Algumas sugestões

Glossário

  1. Glossário Geral :
    • Glossário de Termos

Biblioteca

  1. Biblioteca :
    • Biblioteca