Em meio ao questionamento de informações necessárias para a concepção ou evolução de um sistema de informação , torna-se necessário ao engenheiro de sistema, na fase de análise, ter um sistema para facilitar a representação da resposta para um consumidor de informação, em conformidade com requisito (conceito ou funcionalidade ou regra) ou hipótese de determinada solução de entidade de dados ou um processo ou um controle (feedback) , para uso na elaboração/uso de interfaces (para comunicação) e armazenamento/recuperação de conhecimento.
Para facilitar o visual, quer seja, para ação como para a tomada de decisão, uma base de conhecimento especifica da pergunta em questão, se faz necessária, para refletir um modelo de informação que é atualizado a medida que o aprendizado é construido , até que, o objetivo (pergunta respondida) seja então alcançado ou seguido.
Caso necessário uma base de conhecimento difusa (que se espalha) é consultada.
Finalmente, o resultado da modelagem é então visualizado por texto e orientações gráficas (diagramas, tabelas e modelos de informação).
A visualização é construida em interfaces visuais na web (modelos como nuvens de tag, mapa conceitual, mapa de experiência,..).
Esse processo é suportado por procedimento humano e software que executem funcionalidades controlados por regras focadas na direção de um objetivo e limitadas por restrições de implementações.
A abordagem da solução é focada na aprendizagem significativa e multidiciplinar das necessidades de informação dos consumidores, produtores, projetistas e reguladores das informações, partindo sempre do problema resolvido (método)
Construir um site pessoal para transformar modelos de informação em páginas Web, no contexto de sistemas transacionais e sistemas Informacionais (descritiva, preditiva, prescritiva e cenarização para tomada de decisão ) e utilizando tecnologias da informação e Web.
O conteúdo do site irá se expandindo a medida que conceitos venham a ser experimentados na prática através da experiência do usuário na elaboração de modelos de informação dentro do contexto acima.
Com isto os gap's de aprendizado dos usuários produtores e consumidores de informação seriam atendidos pelos modelos de informação. A idéia aqui é praticar a elaboração de modelos de informação e registrar os ciclos de aprendizagem no site.
Modelagem de informação de um sistema de informação é o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, em que cada modelo apresenta uma visão ou perspectiva, diferente do sistema.
Os modelos são usados:
Pode-se desenvolver modelos do sistema existente e do sistema a ser desenvolvido.
O aspecto mais importante de um modelo de sistema é que ele deixa de fora os detalhes. O modelo é uma abstração do sistema a ser estudado, e não uma representação alternativa dele.
Perfil do dono
Perfil analista com recursos de modelagem
Perfil analista do domínio do conteúdo
* Como é um protótipo link's quebrados e páginas não padronizadas poderam ocorrer, mas não se preocupe, no decorrer do tempo serão ajustados.
É um conjunto de:
Glossário de Termos
Glossário de Termos