Conceito de Sistema Pensando além do obvio. Pensando em circulo.
1. Problema Resolvido Sistema é uma solução (saida) que mantém sua existência e funciona como um todo por meio da interação de suas partes.
2. O que é
Partes interligadas funcionando como um todo. Exemplo: Se retirarmos ou acrescentarmos algumas partes ele será modoficado. Se dividirmos um sistema pela metade, não obteremos dois sistemas menores, mas um sistema danificado que provavelmente não funcionará.

A disposição das partes é fundamental. As partes estão interligadas e funcionam juntas. Seu comportamento depende da estrutura total. Mude a estrutura e o comportamento mudará.

O comportamento de diferentes sistemas dependem como as partes estão relacionadas e não das partes em si mesmo. É possivel compreender muitos diferentes sistemas utilizando os mesmos principios.

Os sitemas formam parte de subsistemas maiores e, por sua vez são compostos de sistemas menores.

As propriedades (no sentido de pertence) de um sistema são as propriedades do todo. Nenhuma das partes as possui. Quanto mais complexo mais imprevisivel as proprieaddes do sistema. As propriedades emergem quando o sistema inteiro esta funcionando.

Dividir o todo em suas partes é analise. Adquire-se conhecimento pela análise.

Juntar as partes em um todo  é sintese.  Adquire-se compreensão pela sintese.

Complexidade do detalhe sigignifica que há muitas partes diferentes.

Complexidade dinamica significa que há uma grande quantidadede posiveis conexões entre as partes, na medida que cada uma pode ter estados diferentes.

Cada parte do sistema pode influenciar o sistema inteiro

O sistema resiste a mudança porque as partes são interligadas.  Contudo quando elas mudam , essa mudança pode ser repentina e dramática.

Depois de compreender o sistema, haverá determinados locais que poderá será possivel fazer grandes mudanças com pouco esforço. Isto é conhecido como alavancagem.

Todo sistema tem um tamanho ideal e se ficar muito maior ou menor que isso, sem outras mudanças, ele não funcionará.
3. Principios       
  1. Pilha
    • Um grupo de partes
    • As propriedades essenciais não podem ser modificadas quer se acrescentem ou retirem algumas partes. Quando dividimos um pilha, obtemos 2 pilhas menores
    • A disposição das partes é irrelevante
    • As partes não estão ligadas e podem funcionar separadamente.
    • Seu comportamento (se  hover algum) depende do tamanho ou da quantidade de partes da pilha.

      Num sistema o comportamento depende de como as partes estão interligadas e nào de quais são elas.

  2. Propriedades emergentes - redemoinhos e arco-iris
    As propriedades essencias emergem quando o sistema estiver funcionando. Ex.: Dois ouvidos proporcionam a habilidade de ouvir estério. Não é possivel prever as propriedades de um sistema completo desmontado-o e analisando suas partes.
  3. Simples e complexos
    Um sistema se mantém pela interação entre as suas partes. O importante são as relações e a influência mutua entre as partes e não sua quantidade e tamanho. Essas relações podem ser simples ou complexas.
    Complexidade do detalhe- Ex quebra cabeça. Cada peça se encaixa apenas em um lugar.
    Complexidade dinamica - cada parte tem variados estados. Ex. Jogo de xadres. Um movimento altera todo o tabuleiro, uma vez que muda arelação entre as peças.  A complexidade aumenta quando uma peça se transforma em outra.
  4. Rede
    São ligados por muitos elos, por isso são estáveis. A resistencia vem de todas as outras partes as quais ele esta ligado.
    Não se mexe apenas em uma parte e sim no relacionamento entra as partes.
  5. Estabilidade e alavancagem
    A estabilidade de muitos fatores incluindo o tamanho, quantidade e variedade de subsistemas, e o tipo e grau de ligação entre eles.
    Alavancagem - um pequeno esforço obtem um enorme resultado. Ponto mais critico para alavancagem são as crenças de uma pessoa, pois são elas que mantem o sistema como ele é.
  6. Efeitos colaterias
    Ao lidar com o sistema, não se deve fazer apenas uma coisa.
4. Como - pensando em circulos - realimentação (feedback)

Pensamento sistemico é pensar em círculos, e não em linhas retas.

As conexões formam curvas de realimentação.  realimentação é a saida de informações de um sistema que retorna como entrada de informações, ou o retorno de informação para influenciar o próximo passo. 

Todos os sistemas tem um objetivo, mesmo que seja apenas sobreviver. O objetivo é seu estado desejado , no qual sistema fica tranquilo ou equilibrado.

A realimentação de equilibrio age para diminuir a diferençA entre o local onde esta o sistema e auquele onde deveria estar. Ele orinta o sistema na direção de um objetivo

A  realimentação de reforço é aquele no qual as mudanças no sistema voltam e amplificam uma mudança na mesma direção. O sistema se afasta cada vez mais rápido de seu ponto inicial. Pode levar ao crescimento inicial.

Realimentação para frente é aquela em que a previsão ou expectativa de futuro altera o presente, levando a profecias auto-realizadoras ou autodestrutivas.

Espere um intervalo de tempo entre causa e efeito nos sistemas. A curva de realimentação demora para ser completada. Quanto mais complexo for o sistema, mais o feedback pode demorar a aparecer. os intervalos de tempo, se não forem levados em consideração, podem provocar execessos e instabilidade.
  1. Realimentação de reforço
    A mudança ocorre produzindo mais mudança na mesma direção. Ex.: Uma bola de neve descendo a montanha de neve.
  2. Crescimento exponencial
    Tempo de duplicação constante. Ex.: Crescimento populacional.
  3. Realimentação de equilibrio
    As mudanças em todo o sistema se retroalimentam para resistir à mudança original e, assim, diminuir o efeito.
  4. Realimentação para frente - de volta para o futuro. O que se pensa hoje (espectativa) do futuro.
  5. Quando não aprendemos com a experiência
    Quando o tempo de realimentação for muito grande.
5. Exemplo de Propriedades
  • vida
  • redemoinhos
  • tornados
  • temperatura
  • pressão
  • falhas em programas de computador
  • computação gráfica
  • emoções
  • música
  • graficos do tipo olho mágico
  • arco-íris
  • cultura
  • chamas
  • consciência
  • estado de ânimo de uma equipe
  • nuvens
  • saúde e bem estar
  • fome
  • riso
  • lembranças
  • sonhos
  • dor
6. Exemplo de curva de realimentação



7. Exemplo de realimentação de reforço


  • estado de ânimo de uma equipe
  • câncer
  • paranóia
  • ruído amplicador da realimentação
  • crescimento de células vivas
  • crescimento populacional
  • juros de poupança
  • dividas bancárias
  • apredizagem
  • conhecimento
  • poder
  • boatos
  • autoconfiança
  • epidemia de doenças
  • reações nucleares
  • ataques de pânico
  • recifes de corais
  • recompensas

8. Metaforas de realimentação de reforço

  • estamos todos no mesmo barco
  • na crista da onda
  • para baixo todo santo ajuda
  • caindo no esquecimento
  • o céu é o limite
  • uma passagem para o céu
  • não pode fazer mal
  • para cima
  • ladeira abaixo
  • é uma bola de neve
  • caindo no esquecimento
9. Realimentação de equilibrio
Todos os sistemas a seguir funcionam com curvas de realimantação de equilibrio:

Sistema mecanicos
  • sistema de controle de velocidade de carro
  • ar-condicionado
  • controlador de maquina avapor
Sistemas humanos
  • temperatura corporal
  • fome
  • sede
  • dor
  • nivel de açucar no sangue
  • pressão sanguinia
  • respiração
  • doença
  • tosse
  • sono
  • cura
  • escrita
  • pintura
  • dirigir um automovel
  • andar de bicicleta
  • qualquer ação que envolva a tentativa de alcançar um objetivo
  • quaisquer outras funções para manter avida.

Sistemas ecológicos
  • predador e presa
  • alimento e equilibrio populacional
Sistemas sociais
  • eleições
  • oferta e demanda de mercado
  • imposto de renda

Negocios
  • atendimento ao cliente
  • liderança
  • inventário administrativo
  • vendas
  • avaliação
  • formação de equipe
  • marketing
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Conceito de Sistema {9} Problema Resolvido O que é Principios Como - pensando em circulos - realimentação (feedback)
Exemplo de Propriedades Exemplo de curva de realimentação
Exemplo de realimentação de reforço
Metaforas de realimentação de reforço
Realimentação de equilibrio
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