Design de curso
Dinamica para implementar um multirão para um ambiente agil
1. Implementação do multirão
2. Contato
  • Análise criteriosa das necessidades, o levantamento de requisitos, do publico-alvo e das características do multirão
  • Definir o tipo de abordagem de desenvolvimento e os recursos que serão alocados ao longo de todo o multirão. 
  • Conteudista e desenvolvedor estabelecem o contexto e fazem o mapeamento das principais idéias do multirão. 
  • Entendem o domínio, a complexidade e o comportamento da aplicação a ser desenvolvida para que as chances de aprendizagem sejam aproveitadas ao máximo.
3. ConteudoCritérios para elaboração do conteudo deve ser estabelecido pelo proprio cliente. Algumas dicas:
  • Validade - que auxilia no alcance dos objetivos definidos;
  • Significação - que está relacionada á área do conhecimento do multirão;
  • Possibilidade de aprendizagem pessoal - pois tem um sentido de utilidade e funcionalidade.
Caracteristicas do conteudo:
  • Sequência lógica - coerente com a estrutura e objetivo do tópico;
  • Gradualidade - distribuição adequada de pequenas etapas considerando a experiência anterior do aprendiz;
  • Continuidade - que vai proporcionar a articulaçãoo entre os conteudos;
  • Integração - entre os diversas topicos ou elementos do topico.
Dicas:
  • Os objetivos, conceitos-chave e valores e conteudos identificados na etapa anterior, deverão refletir o resultado das entrevistas, reuniões, depoimentos, apresentações e todo tipo de sinalizacões objetivas ou subliminares.
  • As mídias obtidas não precisam, necessariamente, ser utilizadas em seu estado original, podendo ser re-elaboradas, editadas ou adaptadas, o que for mais adequado ao meio.
  • Orientar o especialista (conteudista) quanto a abordagem, profundidade do tema e estilo de linguagem também é uma atividade fundamental, de modo a evitar um volume desnecessário de ajustes no texto.
  • Tão logo o conteudo básico (matéria-prima para o roteiro) esteja validado pelo conteudista, será possível iniciar o briefing e daí, partir para o aprendizado coletivo do que será trabalhado em nível de estratégias educacionais, comunicacionais e tecnológicas.
  •  O conteudo final deverá ser observado e discutido por todos, para que se estabeleça o entendimento daquilo que deve ser produzido ou reproduzido. 
4. Briefing (Resumo)
  • O briefing é apenas o ponto de partida do trabalho criativo e representa sólidos fundamentos sobre os quais é possivel edificar uma solução, mas de forma alguma é o limite no qual se pretende encerrá-la.
  • Para desenvolver um briefing deve-se contar com a participação de pessoas de áreas e formações diferentes. Essa variedade de opiniões (brainstorm) enriquece o processo de pensamento e fertiliza as idéias. É saudável fugir da confortavel tendência de amontoar uma quantidade de dados, textos, imagens etc., e distribuir para os envolvidos em seu processo de trabalho. Melhor contar sempre com toda equipe nas etapas de elaboração.
5. Estratégia Ambiente agil - estratégia multirão
  • Fundamentar o futuro produto antes de entrar em produção e implementação evita re-trabalho e costuma evitar problemas de comunicação. Se foi pensado tem que estar registrado.
  • Foco em algo concreto, produzindo coisas úteis de forma cooperativa. Exemplo: Mutirão Arduíno
6. SinopseDefine as estratégias educacionais, comunicacionais e tecnológicas que serão utilizadas no multirão, e transformá-lo em um aprendizado de conhecimento .
7. RoteiroContar a estória e o formato do multirão o mais perto possível do seu formato final, vizando utilizar recursos de programação.
8. Esboço Gráfico
  • O esboço (1a versão) deverá ser realizado de acordo com os requisitos definidos pela caracterização do publico-alvo e de acordo com requisitos de usabilidade.
  • O esboço deve estar de acordo com os requisitos de conteúdo e navegação e com os requisitos tecnológicos do ambiente no qual a solução será implementada.
9. Protótipo
  • O protótipo pode conter uma única tela e ser suportado por um apresentador.
  • Pode também, ser a simulação total da aplicação.
  • É necessário, porém que o protótipo contenha a definição da tela, dos tipos de elementos e dos conjuntos.
10. ProduçãoNa produção é realizada efetivamente a implementação do multirão
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