Página web
- Capa
- Orientação
- Introdução
- Página pronta
- Navegação na página
- Requisitos de uma página
- Mapa mental da página
- Framework conceitual para fazer uma página web
- Artefatos
- Resultado da Pesquisa
- Nicho de mercado para Página Web
- Apendice
- Diferença entre Interface e Página
- Cronograma do projeto
- Documentação
- Algoritmos de IA associado ao Framework
- Tabela de algoritmos
- Referências
Home -> Página web
Capa
Rede de Tópicos ->
Visualização ->
Orientação
O objetivo é fazer uma página Web partindo de um problema resolvido (o tópico é fazer uma página Web) e de forma progressiva.
Introdução
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Conceito de página: Conjunto de blocos de informações que atendem a uma necessidade de informação de um consumidor de informação com a finalidade de:
tomar uma decisão, executar uma ação, aprender algum conhecimento, gerar algum conhecimento (ou insight / idéia), comunicar uma informação ou modelar uma informação (para visualizar). - Conceito de bloco de informação: é uma ferramenta cognitiva conceitual para facilitar: o pensar, memorizar, perceber, atentar, comunicar e aprender que atende a uma funcionalidade / finalidade / uso.
- Forma de leitura: Não linear na forma de hipertexto.
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Página pronta = inicio + conteudo + final
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Inicio
- até < body >
- inclusão do código para google analytics
- Conteúdo do tópico -links para um tópico mostram o lead do tópico com o cursor em cima.
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Final
- < / body > até final
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Inicio
- Páginas construídas na hora: Relatório gerado por consulta. Ex: Resultado da consulta do Google.
- Páginas visualizadas em um dispositivo eletrônico: São páginas renderezidas em um navegador (browser) da internet (Google Chrome, Safari, Opera, etc) que são encontradas em um endereço eletrônico (nomedapagina.com por exemplo) acessadas por um protocolo (https). Ex: https://apple.com
- Site: Conjunto de páginas web.
- Web: Rede ou teia em inglês. Nome dada a internet
- Interface:Usuário é o lado externo da interface. Conteúdo é o lado interno d interface. Interliga o Usuário e Computador (poder ser um modelo Cliente ou um Servidor). Poder ser: teclado, monitor, microfone, autofalante
- Referência: Ambiente Web: Blog: stecine.blob.core.windows.net
Página Pronta - Página utilizada no site , seus elementos, arquivos e código. Rede que conecta computadores por todo o mundo, a WWW (World Wide Web)
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Elementos da página
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Página
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Página
- Arquivos utilizados:
Mapa mental da página web
Framework conceitual para fazer uma página web
Ampliar
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Solicitação de Informação:
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Definição: Requisições e feedback do usuário em relação ao conteúdo, design ou funcionalidades desejadas na página web.
- Relacionamento com Interface de Desenvolvimento: Envia informações à Interface de Desenvolvimento sobre as expectativas e necessidades do usuário.
- Relacionamento com Interface de Aprendizado: Recebe informações à Interface de Aprendizado sobre as expectativas e necessidades do usuário.
Detalhe ...
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Formulários HTML:
- Utilização de elementos de formulário HTML, como < form >, < input >, < select >, < textarea> , etc.
- Definição de campos de entrada, botões e outras opções necessárias para a interação do usuário.
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Validação de Formulário:
- Implementação de validações para garantir que os dados inseridos pelo usuário atendam aos critérios estabelecidos.
- Uso de atributos HTML, como required, pattern, maxlength, etc.
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Comunicação Assíncrona:
- Incorporação de técnicas assíncronas usando JavaScript para melhorar a experiência do usuário sem a necessidade de recarregar a página.
- Uso de AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) para enviar ou buscar dados do servidor sem atualizar completamente a página.
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Visualização em Tempo Real:
- Uma área que mostra uma prévia em tempo real da página web à medida que o código é inserido ou modificado.
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Eventos JavaScrip:
- Associação de eventos a elementos da interface, como cliques de botões, envios de formulários, etc.
- Implementação de funções JavaScript que respondem a esses eventos, manipulando os dados conforme necessário.
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Envio de Dados ao Servidor:
- Utilização de métodos HTTP, como POST, para enviar dados do formulário ao servidor.
- Tratamento adequado dos dados no servidor para processamento ou armazenamento.
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Feedback ao Usuário:
- Implementação de feedback visual para informar ao usuário o status da solicitação (sucesso, erro, carregamento, etc.).
- Uso de mensagens, animações ou indicadores visuais para melhorar a usabilidade.
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Segurança:
- Consideração de medidas de segurança ao lidar com dados do usuário.
- Utilização de conexões seguras (HTTPS) para transmissão de dados sensívei.
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Controle de Fluxo:
- Definição de lógica de controle de fluxo para determinar ações com base nas respostas do usuário.
- Uso de condicionais e estruturas de controle em linguagens de programação server-side, se aplicável.
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Definição: Requisições e feedback do usuário em relação ao conteúdo, design ou funcionalidades desejadas na página web.
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Interface de Desenvolvimento:
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Definição: Ambiente, ferramenta ou plataforma utilizada pelos desenvolvedores para criar a página web. Inclui linguagens de programação, frameworks, editores de código, entre outros.
- Relacionamento: Recebe informações da Solicitação de Informação e traduz essas informações em código, design e funcionalidades para a página web.
Detalhe ...
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Editor de Código:
- Um espaço dedicado para escrever e editar o código HTML, CSS e JavaScript da página web.
- Destaques de sintaxe para facilitar a leitura e identificação de diferentes elementos.
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Gerenciador de Arquivos:
- Uma área para organizar e visualizar os arquivos relacionados à página web, como HTML, CSS, imagens, etc.
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Barra de Ferramentas:
- Botões e opções para ações comuns, como salvar, abrir, desfazer, refazer, etc.
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Visualização em Tempo Real:
- Uma área que mostra uma prévia em tempo real da página web à medida que o código é inserido ou modificado.
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Bibliotecas e Frameworks:
- Integração com bibliotecas e frameworks populares que podem ser utilizados para agilizar o desenvolvimento, como Bootstrap, jQuery, etc.
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Depurador (Debugger):
- Ferramentas para ajudar na identificação e correção de erros no código.
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Console de Desenvolvedor:
- Uma área que exibe mensagens de erro, avisos e mensagens de depuração durante o desenvolvimento.
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Gerenciador de Pacotes:
- Ferramentas para instalação e gerenciamento de pacotes e dependências do projeto.
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Templates e Snippets:
- Recursos que oferecem modelos predefinidos e trechos de código para acelerar o desenvolvimento
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Opções de Exportação/Publicação:
- Funcionalidades para exportar o projeto ou publicá-lo online, conectando-se a serviços de hospedagem.
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Suporte a Múltiplos Dispositivos:
- Recursos que permitem visualizar e testar a página em diferentes dispositivos, como desktops, tablets e smartphones.
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Definição: Ambiente, ferramenta ou plataforma utilizada pelos desenvolvedores para criar a página web. Inclui linguagens de programação, frameworks, editores de código, entre outros.
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Interface de aprendizado:
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Definição: É a camada visual e interativa que os usuários finais experimentam. Ela responde às interações do usuário e facilita a entrega de informações.
- Relação com Elementos da Página: Os Elementos da Página estão contidos na Interface de Aprendizado e são manipulados por meio de interações do usuário.
- Relação com Solicitação de Informação: A Interface de Aprendizado responde às solicitações de informação geradas pelas interações do usuário.
Detalhe ...
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Navegação Intuitiv:
- Menus e botões que facilitam a navegação pelo conteúdo do aprendizado.
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Conteúdo Interativo:
- Elementos como quizzes, simulações, vídeos interativos e atividades que incentivam a participação ativa do aluno.
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Feedback Imediato:
- Fornece informações instantâneas sobre o desempenho do aluno, ajudando na compreensão e retenção do conteúdo.
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Progresso do Usuário:
- Indicadores visuais que mostram o progresso do aluno ao longo do curso ou módulo.
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Recursos de Acessibilidade:
- Ferramentas que tornam o conteúdo acessível a todos, incluindo legendas, descrições de áudio e outras opções.
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Fóruns e Comunidades:
- Espaços para interação social, discussões e compartilhamento de conhecimento entre os alunos.
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Personalização:
- Capacidade de adaptar o conteúdo com base no desempenho e nas preferências do aluno.
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Design Atrativo:
- Utilização de elementos visuais, como gráficos e imagens, para tornar a experiência mais atraente.
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Metas e Desafios:
- Definição de metas e desafios que motivam os alunos a progredir e alcançar objetivos específicos.
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Ferramentas de Colaboração:
- Funcionalidades que facilitam a colaboração entre alunos, como projetos em grupo e discussões online.
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Avaliações e Testes:
- RMódulos de avaliação para medir o conhecimento adquirido durante o processo de aprendizad.
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Simplicidade e Clareza:
- Uma interface limpa e intuitiva que facilita o foco no conteúdo e nas atividades de aprendizado.
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Definição: É a camada visual e interativa que os usuários finais experimentam. Ela responde às interações do usuário e facilita a entrega de informações.
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Elementos da Página (Front-end):
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Definição: Componentes visuais, botões, campos de formulário e demais elementos que compõem a interface da página web vista pelos usuários finais.
- Relacionamento: Recebe instruções da Interface de Desenvolvimento e é moldado com base nas decisões dos desenvolvedores, bem como nas preferências e interações do usuário.
Detalhe ...
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Estrutura da Página:
- HTML (Hypertext Markup Language): Define a estrutura básica da página, incluindo cabeçalho, corpo e rodapé.
- Tags HTML: Elementos específicos como cabeçalhos ( < h1 > , < h2 >), parágrafos (< p > ), listas ( < ul >, < ol >), etc.
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Estilo e Layout:
- CSS (Cascading Style Sheets): Responsável pelo estilo e layout da página.
- Seletor CSS: Define quais elementos HTML serão estilizados e como.
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Comportamento Interativo:
- JavaScript: Adiciona comportamento interativo à página.
- Eventos JavaScript: Responde a ações do usuário, como cliques e movimentos do mouse.
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Mídia e Conteúdo Visual:
- Imagens e Gráficos: Elementos visuais para enriquecer o conteúdo.
- Multimídia (áudio e vídeo): Incorpora elementos de áudio e vídeo, se necessário.
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Navegação:
- Menus de Navegação: Links e menus que ajudam os usuários a se deslocarem pela página.
- Links Internos e Externos: Facilitam a navegação dentro e fora da página.
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Formulários:
- Campos de Formulário HTML: Coleta informações do usuário.
- Validação de Formulário: Garante que os dados inseridos sejam corretos
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Responsividade:
- Design Responsivo: Garante que a página seja adaptável a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
- Media Queries: Aplica estilos com base nas características do dispositivo.
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Acessibilidade:
- Marcadores Semânticos: Uso adequado de elementos HTML para melhorar a acessibilidade.
- Atributos Alt: Descrições alternativas para elementos de imagem.
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SEO (Search Engine Optimization):
- Tags Meta: Informações sobre a página para mecanismos de busca.
- Conteúdo de Qualidade: Texto relevante e estrutura bem organizada.
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Opções de Exportação/Publicação:
- Funcionalidades para exportar o projeto ou publicá-lo online, conectando-se a serviços de hospedagem.
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Integração de Serviços Externos:
- APIs: Integração com serviços externos para funcionalidades específicas
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Definição: Componentes visuais, botões, campos de formulário e demais elementos que compõem a interface da página web vista pelos usuários finais.
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Usuário:
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Definição: A pessoa que interage com a página web, expressando preferências, fornecendo feedback e consumindo o conteúdo.
- Relacionamento: Influencia a Solicitação de Informação, interage diretamente com os Elementos da Página e fornece feedback à Interface de Desenvolvimento.
Detalhe ...
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Perfil do Usuário:
- Identificação clara dos diferentes perfis de usuários que podem interagir com a página.
- Definição de características demográficas, comportamentais e de preferência para cada segmento de usuário.
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Gerenciador de Arquivos:
- Uma área para organizar e visualizar os arquivos relacionados à página web, como HTML, CSS, imagens, etc.
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Necessidades do Usuário:
- Compreensão profunda das necessidades, expectativas e objetivos dos usuários ao acessarem a página.
- Realização de pesquisas de usuário, entrevistas ou análises para coletar informações sobre as principais demandas dos usuários.
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Jornada do Usuário:
- Mapeamento da jornada do usuário desde o primeiro contato com a página até a conclusão de suas metas.
- Identificação de pontos de contato, interações e emoções ao longo da jornada do usuário.
- Inclui momentos de pesquisa, descoberta, tomada de decisão, interações e pós-uso.
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Experiência do Usuário (UX):
- A experiência do usuário refere-se à percepção geral e à resposta emocional de um usuário ao interagir com um produto, sistema ou serviço.
- Envolve todos os aspectos da interação do usuário, incluindo usabilidade, acessibilidade, design visual, desempenho, confiabilidade e eficácia na entrega de valor.
- O objetivo da UX é criar uma experiência positiva e significativa para o usuário, considerando tanto aspectos funcionais quanto emocionais.
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Feedback do Usuário:
- Estabelecimento de canais para receber feedback direto dos usuários durante e após o desenvolvimento.
- Utilização de feedback para aprimorar continuamente a página e atender às expectativas dos usuários.
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Personalização e Adaptação:
- Exploração de opções de personalização para atender às preferências individuais dos usuários.
- Adaptação dinâmica com base no comportamento e nas escolhas dos usuários para oferecer uma experiência mais relevante.
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Segmentação de Audiência:
- Consideração de diferentes segmentos de audiência e customização da experiência com base nesses segmentos.
- Oferta de conteúdo e funcionalidades específicos para atender às necessidades de cada grupo de usuários.
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Acessibilidade:
- Garantia de que a página seja acessível a todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou limitações
- Implementação de práticas que suportem navegação por teclado, leitores de tela e outras tecnologias assistivas.
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Definição: A pessoa que interage com a página web, expressando preferências, fornecendo feedback e consumindo o conteúdo.
Nicho de mercado para Página Web
O nicho de mercado para Página Web inclui profissionais e organizações envolvidos na criação, implementação e aprimoramento de páginas web. Este framework pode ser especialmente útil para:-
Desenvolvedores Web e Web Designers:
- Oferece uma abordagem estruturada para o processo de desenvolvimento de páginas web, ajudando a organizar e orientar a criação de interfaces interativas e amigáveis.
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Empresas de Desenvolvimento Web:
- Facilita a padronização e otimização dos processos internos, aumentando a eficiência e qualidade na entrega de projetos web.<
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Profissionais de Experiência do Usuário (UX
- Ao considerar a jornada do usuário e a experiência do usuário, o framework auxilia na criação de interfaces que atendam às necessidades e expectativas dos usuários.
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Empresas de Tecnologia e Consultoria:
- Pode ser adotado por empresas que oferecem serviços de consultoria em tecnologia da informação, ajudando a guiar seus clientes no desenvolvimento de páginas web eficazes.
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Profissionais de Educação e Treinamento em Tecnologia:
- Pode ser usado como material didático para ensinar os princípios fundamentais do desenvolvimento de páginas web, desde conceitos básicos até técnicas avançadas.
Requisitos de uma Página
Principais elementos que precisa considerar ao desenvolver uma página web:-
Requisitos Básicos:
- Editor de Texto ou IDE: Use um editor de texto simples, como o Visual Studio Code, ou uma IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), para escrever e editar o código.
- Navegador Web: Teste e visualize sua página em diferentes navegadores para garantir a compatibilidade.
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Linguagens de Marcação, Estilo e Scripting:
- HTML (Hypertext Markup Language): Para estruturação do conteúdo da página.
- CSS (Cascading Style Sheets): Para estilização e layout.
- JavaScript: Para interatividade e manipulação dinâmica da página.
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Conhecimento de Design Responsivo:
- Media Queries: Utilize media queries em CSS para tornar sua página responsiva a diferentes tamanhos de tela.
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Imagens e Recursos Visuais:
- Fotografias, Ícones, Logotipos, etc.: Prepare e otimize imagens e recursos visuais para a web.
- Formatos de Imagem: Use formatos eficientes, como JPEG para fotografias e PNG para imagens com fundo transparente.
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Hospedagem e Domínio:
- Serviço de Hospedagem: Escolha um provedor de hospedagem para armazenar seus arquivos web.
- Registro de Domínio: Adquira um domínio exclusivo para sua página.
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Segurança:
- Certificado SSL: Para garantir uma conexão segura (HTTPS), especialmente se estiver lidando com informações sensíveis.
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SEO (Search Engine Optimization):
- Meta Tags: Inclua meta tags relevantes para melhorar a visibilidade nos motores de busca.
- Conteúdo Otimizado: Desenvolva conteúdo amigável para SEO.
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Testes e Depuração:
- Testes Cross-Browser: Verifique a compatibilidade em diferentes navegadores.
- Ferramentas de Desenvolvedor: Utilize ferramentas de desenvolvedor dos navegadores para depurar seu código.
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Mobile-Friendly:
- Design Responsivo: Certifique-se de que sua página é acessível em dispositivos móveis.
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Acessibilidade:
- Práticas de Acessibilidade: Siga as diretrizes de acessibilidade, como as definidas pelo WCAG, para garantir que sua página seja acessível a todos os usuários.
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Backup:
- Backup Regular: Faça backup dos seus arquivos e banco de dados para evitar perda de dados.
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Ferramentas de Desenvolvimento:
- GIT: Use um sistema de controle de versão, como o Git, para rastrear alterações no código.
- npm/yarn: Gerenciadores de pacotes para instalar e gerenciar dependências.
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Conteúdo Dinâmico (Opcional):
- Banco de Dados: Se necessário, integre um sistema de gerenciamento de banco de dados.
- Server-Side Scripting: Use linguagens como PHP, Node.js, Python, etc., para processamento do lado do servidor.
Artefatos
O framework conceitual de uma página web é uma estrutura abstrata que define os principais conceitos, componentes e relacionamentos necessários para entender, projetar e desenvolver uma página web. Os artefatos desse framework podem incluir:-
Elementos da Página:
- Texto: Área destinada à apresentação de informações.
- Imagem: Elementos visuais para transmitir conteúdo.
- Vídeo: Recurso multimídia para exibir vídeos.
- Áudio: Componente para reprodução de som.
- Hyperlinks: Links para navegação entre páginas.
- Formulários: Áreas interativas para coleta de dados.
- Botões: Elementos interativos para acionar ações.
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Interface de aprendizado:
- Design Instrucional: A interface deve seguir princípios de design instrucional, organizando o conteúdo de forma lógica e sequencial para facilitar a compreensão.
- Navegação Intuitiva: A estrutura de navegação deve ser intuitiva, permitindo que os usuários acessem facilmente módulos, lições e recursos relacionados ao aprendizado.
- Conteúdo Interativo: Inclui elementos interativos como quizzes, simulações, vídeos interativos e exercícios práticos para envolver os aprendizes de maneira ativa.
- Feedback Instrucional: Fornecer feedback imediato sobre o desempenho do aluno, destacando áreas de melhoria e reforçando conquistas.
- Personalização: Permitir que os usuários personalizem suas experiências de aprendizado com opções como ajuste de velocidade, preferências de leitura e escolha de temas.
- Acessibilidade: Tornar a interface acessível, considerando diferentes necessidades, como legendas em vídeos, leitores de tela e opções de contraste.
- Gestão do Progresso: Oferecer ferramentas para que os alunos possam acompanhar seu progresso, visualizar conquistas e entender os próximos passos no curso.
- Colaboração: Incluir recursos que incentivem a colaboração entre os alunos, como fóruns de discussão, salas de chat ou projetos em grupo.
- Design Responsivo: Garantir que a interface seja responsiva e se adapte a diferentes dispositivos, proporcionando uma experiência consistente em desktops, tablets e smartphones.
- Recursos Complementares: Integrar materiais complementares, links úteis e referências adicionais para enriquecer o aprendizado.
- Facilidade de Uso: Priorizar a simplicidade e a usabilidade, minimizando obstáculos para que os alunos possam se concentrar no conteúdo educacional.
- Relatórios e Análises: Oferecer funcionalidades de relatórios para educadores e alunos acompanharem o progresso individual e coletivo.
- Motivação e Gamificação: Introduzir elementos de gamificação para motivar os alunos, como sistemas de pontuação, distintivos e desafios. Ao projetar a interface de aprendizado, é essencial considerar as necessidades específicas do público-alvo, a natureza do conteúdo educacional e os objetivos de aprendizado do curso.
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Interface de Desenvolvimento:
- IDE (Integrated Development Environment): Ambiente integrado para codificação, depuração e teste.
- Editores de Texto: Ferramentas para escrever código HTML, CSS, JavaScript, etc.
- Ferramentas de Design: Aplicações para criar layouts e designs.
- Navegadores Web: Utilizados para visualizar e testar a página em desenvolvimento.
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Solicitação de Informação
- HTTP Requests: Métodos para obter dados do servidor.
- APIs (Application Programming Interfaces): Interfaces para integração de serviços externos.
- Banco de Dados: Estrutura para armazenamento e recuperação de dados.
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Usuário:
- Perfil do Usuário: Definição das características e necessidades dos usuários.
- Experiência do Usuário (UX): Considerações sobre como os usuários interagem com a página.
- Interface de Aprendizado: Elementos que auxiliam os usuários a entender e usar a página.
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Inteligência Artificial (Opcional):
- Algoritmos de Adaptação: Para personalização com base no comportamento do usuário.
- Machine Learning: Pode ser aplicado para análise de dados e tomada de decisões.
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Documentação:
- Manuais: Guia para desenvolvedores, designers e usuários.
- Comentários no Código: Explicações embutidas no código-fonte.
- Diagramas: Representações visuais da arquitetura da página.
Navegação na Página
O sistema de navegação em uma página web ajuda os visitantes a se orientarem, descobrirem conteúdo relevante e interagirem de maneira eficiente. Principais elementos e considerações relacionadas ao sistema de navegação:-
Barra de Navegação (Navbar):
- Definição: A barra de navegação é um componente visualmente proeminente na parte superior de uma página web, geralmente contendo links para as principais seções do site.
- Elementos Comuns: Logotipo (quando clicado, geralmente redireciona para a página inicial), links para páginas principais, menu de navegação.
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Menu de Hambúrguer:
- Definição: Uma opção de menu compacta, muitas vezes representada por três linhas horizontais empilhadas, usada em dispositivos móveis para economizar espaço.
- Utilização: Em telas menores, o menu de hambúrguer pode ser expandido para revelar as opções de navegação
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Links Internos e Externos:
- Links Internos: Direcionam o usuário para diferentes seções da mesma página ou para páginas relacionadas dentro do mesmo site.
- Links Externos: Levam o usuário para páginas fora do site.
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Breadcrumb (Trilha de Navegação):
- Definição: Uma lista hierárquica de links que indica a localização do usuário dentro do site.
- Utilidade: Permite que os usuários compreendam onde estão na estrutura do site e voltem facilmente para páginas anteriores.
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Botões de Ação:
- Definição: Botões que levam o usuário a ações específicas, como enviar um formulário, realizar uma compra ou realizar uma ação importante.
- Design: Botões de ação geralmente têm destaque visual para incentivar a interação.
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Pesquisa:
- Localização: A barra de pesquisa pode estar na barra de navegação ou em um local proeminente da página.
- Funcionalidade: Facilita a busca por informações específicas no site
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Design Responsivo:
- Adaptação: O sistema de navegação deve se adaptar a diferentes dispositivos e tamanhos de tela para garantir uma experiência consistente.
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Usabilidade e Acessibilidade:
- Navegação Intuitiva: Deve ser fácil para os usuários entenderem como navegar pelo site.
- Acessibilidade: Certifique-se de que a navegação seja acessível para usuários com deficiências, incluindo navegação por teclado e leitores de tela.
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Analytics e Testes:
- Análise de Dados: Utilize ferramentas de análise para entender como os usuários interagem com a navegação.
- Testes A/B: Experimente diferentes layouts e elementos para otimizar a eficácia da navegação.
Resultado da Pesquisa
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O objetivo da pesquisa é definir um método para desenvolver telas web.
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Diretrizes:
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Uso de conhecimento e padrões existentes. Utilizar, desenvolver e implantar o conhecimento de forma mais simples possível.
- Considerar o problema resolvido- definir resultado antes de definir detalhes de construção.
- Do concreto para o abstrato.
- Independência dos elementos existentes (ortogonalidade)
- Assincronia entre conhecimento e componentes.
- Agilizar e simplificar alterações e desenvolvimento.
- Padronizar - utilizar padrões existentes.
Diferença entre Interface e Página.
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Interface
- Definição:A interface de usuário (UI) refere-se ao ponto de interação entre o usuário e um sistema. Pode ser aplicada em diversos contextos, como software, aplicativos móveis, máquinas, e, é claro, páginas web.
- Escopo: A UI abrange todos os elementos e interações que um usuário experimenta ao usar um sistema, independentemente de ser uma página web ou outra aplicação.
- Elementos: Inclui elementos como botões, menus, barras de navegação, campos de entrada, ícones, feedbacks visuais e qualquer elemento que permita a interação do usuário.
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Página
- Definição: Uma página web é um documento acessível por meio de um navegador da web. Ela faz parte da World Wide Web (WWW) e contém informações em formato HTML, CSS e, muitas vezes, JavaScript.
- Escopo: A página web é um documento específico acessado por meio de uma URL. Pode conter diversos elementos, como texto, imagens, vídeos, formulários, links, etc
- Elementos: Inclui todos os elementos específicos de uma página web, como cabeçalho, corpo, rodapé, links, imagens, formulários, etc.
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Diferenças
- A interface de usuário é um conceito mais amplo, aplicável a diversos contextos, enquanto a página web é um exemplo específico de implementação da UI na web.
- A UI abrange todos os elementos interativos de um sistema, enquanto uma página web se refere a um documento individual acessado pela web.
- Elementos específicos, como menus e botões, fazem parte da UI em geral, mas em uma página web, esses elementos estão integrados ao layout da página.
Cronograma do projeto
Projeto que segue a abordagem DSR no desenvolvimento de uma página web educativa sobre como fazer uma página web. As durações são indicativas e podem variar dependendo da complexidade do projeto e de outros fatores:-
Semana 1
- Identificação do Problema e Objetivos de Pesquisa.
- Início da Revisão da Literatura.
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Semana 2
- Conclusão da Revisão da Literatura.
- Definição Preliminar do Artefato.
Fase 1: Preparação e Revisão da Literatura (2 semanas)
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Semana 3-4:
- Início do Desenvolvimento da Página Web (protótipo inicial).
- Documentação Preliminar do Progresso.
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Semana 5-6:
- Continuação do Desenvolvimento.
- Revisão e Ajuste do Protótipo.
Fase 2: Desenvolvimento da Página Web (6 semanas)
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Semana 7:
- Lançamento do Protótipo para Testes Iniciais.
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Semana 8-9:
- Coleta de Feedback dos Usuários.
- Análise Preliminar dos Resultados
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Semana 10:
- Ajustes com base no Feedback Recebido
Fase 3: Avaliação Empírica (4 semanas)
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Semana 11:
- Validação Empírica.
- Início da Disseminação do Conteúdo.
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Semana 12:
- Continuação da Disseminação.
- Início da Disseminação do Conteúdo.
Fase 4: Validação, Disseminação e Feedback Contínuo (3 semanas)
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Semana 13:
- Últimos Ajustes na Página Web.
- Documentação Final Inicial.
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Semana 14:
- Finalização da Documentação.
- Conclusões Finais e Lições Aprendidas.
Fase 5:Iteração Final e Documentação (2 semanas)
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Semana 15:
- Elaboração de Mensagens-Chave.
- Documentação Final Inicial.
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Semana 16:
- Finalização da Documentação.
- Preparação para Disseminação Ampliada.
Fase 6:Conclusões e Disseminação (1 semana)
Observações Importantes:
Este cronograma serve como um guia inicial, e é crucial adaptá-lo conforme as necessidades do projeto e as mudanças que podem surgir durante a pesquisa.
É sempre recomendável revisar e ajustar o cronograma à medida que o trabalho avança.
Documentação
A documentação do framework conceitual para o desenvolvimento de uma página web pode incluir diversos elementos para orientar os usuários na implementação bem-sucedida. Abaixo estão alguns dos itens que podem ser incluídos na documentação:-
Introdução:
- Visão geral do framework.
- Contextualização sobre a importância de seguir um processo estruturado no desenvolvimento de páginas web.
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Objetivos:
- Definição clara dos objetivos do framework.
- Explicação sobre como o framework pode beneficiar os desenvolvedores e profissionais envolvidos no processo.
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Estrutura do Framework:
- Detalhamento dos elementos-chave, como página web, solicitação de informação, interface de desenvolvimento, usuário, etc.
- Diagramas que representam as relações entre esses elementos.
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Metodologia de Desenvolvimento:
- Descrição do método sugerido para desenvolver uma página web utilizando o framework.
- Etapas e atividades recomendadas.
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Ferramentas Recomendadas:
- Lista de ferramentas, softwares ou recursos que podem ser úteis no desenvolvimento conforme o framework.
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Exemplos Práticos:
- Casos de uso ou exemplos práticos que demonstram a aplicação do framework em situações reais.
- Tutoriais passo a passo
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Melhores Práticas:
- Diretrizes e melhores práticas para otimizar o desenvolvimento e garantir uma experiência do usuário de alta qualidade
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Referências e Recursos Adicionais:
- Links, livros ou outros recursos que os usuários podem consultar para aprofundar seus conhecimentos.
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FAQ (Perguntas Frequentes):
- Uma seção que aborda perguntas comuns dos usuários e fornece respostas claras.
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Contato e Suporte:
- Informações de contato para suporte, caso os usuários tenham dúvidas ou precisem de assistência.
Apendice
Algoritmos de IA associado ao Framework
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Interface de Desenvolvimento:
- Algoritmo de Pré-processamento de Texto: Utilizado para limpeza e preparação de dados textuais. Exemplo: Tokenização.
- Modelo de Linguagem Natural (PNL): Pode ser usado para melhorar a compreensão de consultas de usuários. Exemplo: BERT.
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Solicitação de Informação:
- Algoritmo de Busca: Para recuperar informações relevantes com base nas consultas dos usuários. Exemplo: Algoritmo TF-IDF.
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Usuário:
- Sistema de Recomendação: Algoritmo para sugerir conteúdo personalizado com base no histórico do usuário. Exemplo: Filtro Colaborativo.
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Elementos de Página:
- Algoritmo de Processamento de Imagem: Para otimizar imagens ou reconhecer padrões visuais. Exemplo: Redes Neurais Convolucionais (CNN).
- Algoritmo de Processamento de Linguagem Natural: Para analisar e gerar conteúdo textual. Exemplo: GPT (Generative Pre-trained Transformer).
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Interface de Aprendizado:
- Algoritmo de Aprendizado de Máquina Supervisionado: Pode ser utilizado para personalizar a experiência do usuário. Exemplo: Support Vector Machines (SVM).
- Algoritmo de Aprendizado Não Supervisionado: Pode ser aplicado para clustering de informações ou personalização. Exemplo: K-Means.
Cada algoritmo tem suas próprias peculiaridades e pode se adequar melhor a determinados cenários.
Tabela de Algoritmos
Tabela de Algoritmos
Nome do Algoritmo | Biblioteca | Como Acessar | Livro | Autor | Descrição |
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Sistema de Recomendação Colaborativo | Surprise (Python) | Link | Sistemas de Recomendação - Filtragem Colaborativa Baseada em Conteúdo | Maurício Rosa | Explora conceitos e técnicas específicas para sistemas de recomendação, incluindo filtragem colaborativa e baseada em conteúdo. |
Aprendizado de Máquina | Biblioteca 2 | Link | Aprendizado de Máquina - Uma Abordagem Prática" | Túlio Vieira da Silva | Este livro aborda conceitos fundamentais de aprendizado de máquina com uma abordagem prática, incluindo exemplos e exercícios. |
Referencias
- Chat GPT 3.5 visto em jan/2024
- Dominguez, Walter. O livro que aprende- Tópico: "Design Science Research", visto em jan/2024
- Conceitos página Web
- Interface Web
- Como fazer página Web
- Como fazer página Web
- Página internet
- Página inicio
- Conteúdo
- Pagina final
- Pagina pronta
- Modelos de páginas
- Versão Boostrap mais atual
- Versão Data Tables mais atual
- Rádio - música