O livro que aprende

Tópicos

por Walter Dominguez

MODELAGEM DO AUTO-CONHECIMENTO.

INTRODUÇÃO

(Prepara o leitor para o que vai ser desenvolvido.

O objetivo deste 2° volume é aprofundar o conhecimento sobre Tópicos e visualizar o tópico em uma página Web

Necessidade -> Tópico -> Págiba Web



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Integração entre Tema e Tópico



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SUMÁRIO

(Nome dos tópicos)

TÓPICO

(Imaginando os fragmentos do tópico apresentado em um fragmento da página.
Conjunto que descreve conhecimento consolidado.
Dado, informação, conhecimento, componente, programa, documentação, ajuda são exemplos de tópicos. )

Conceito de Tópico


Topico.html
Ir para página consolidada

Hierarquia geral de como a modelagem de tópicos pode ser organizada:

    A modelagem de tópicos é uma técnica usada em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural para descobrir tópicos latentes em um conjunto de documentos. Aqui está uma hierarquia geral de como a modelagem de tópicos pode ser organizada:
  1. Corpus (Corpo de Documentos):
    • Representa o conjunto completo de documentos ou texto que está sendo analisado.
  2. Corpus (Corpo de Documentos):
    • Cada documento no corpus é uma unidade independente de texto. Pode ser um artigo, uma postagem de blog, um e-mail, etc..
  3. Palavras:
    • Documentos são compostos por palavras. Cada documento é uma coleção de palavras que formam seu conteúdo
  4. Termos:
    • Termos referem-se às palavras individuais em um vocabulário específico. Cada termo é uma unidade única no conjunto de documentos.
  5. Vocabulário:
    • O vocabulário é o conjunto total de termos que ocorrem no corpus. Cada termo no vocabulário é exclusivo.
  6. Modelo de Tópicos:
    • É uma representação matemática ou estatística que identifica padrões subjacentes nos documentos. Pode incluir tópicos, distribuições de palavras para cada tópico, etc.
  7. Tópicos:
    • Conceitos latentes identificados pelo modelo de tópicos. Cada tópico é uma mistura de palavras que ocorrem juntas com frequência.
  8. Distribuição de Tópicos em Documentos:
    • Indica como os tópicos são distribuídos em diferentes documentos no corpus.
  9. Distribuição de Palavras em Tópicos:
    • Mostra quais palavras contribuem mais para cada tópico.
  10. Inferência:
    • O processo pelo qual o modelo de tópicos é treinado para ajustar os parâmetros e identificar os tópicos nos documentos.
  11. Essa hierarquia ilustra como a modelagem de tópicos opera desde o nível mais baixo, que são as palavras individuais, até o nível mais alto, que são os conceitos abstratos representados pelos tópicos. Cada nível desempenha um papel na compreensão e extração de informações significativas do corpus de documentos.

Conceito de Texto e Hypertexto


Topico.html
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Forma de estruturação do domínio de uma aplicação


ConceitosHierarquia.svg
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Conceitos niveis de tópico e hipertexto


Hipertexto.png
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Requisitos por níveis


1. Nível de entendimento da forma de abordagem de assunto:
  • Requisito 1:
    Determinação do domínio do conhecimento: Organização do conhecimento
  • Requisito 2:
    Método de raciocínio para representação das unidades de conhecimento: Análise Facetada.
  • Requisito 3:
    Tipo de Leitor: Comunidade de profissionais de: ciência da informação e areas correlatas.
  • Requisito 4:
    Tipologia documental do hiperdocumento: Estudo de casos.
3. Nível de estabelecimento de um veículo de comunicação e expressão sobre a temática do hiperdocumento:
  • Requisito 1:
    Elaboração de uma representação gráfica para os nós conceituais e seu relacionamentos: Implementação gráfica da Modelagem da Informação (MF).

Indice tópicos

CADASTRO DE TÓPICOS

Uso:
  • Deslize tabela para direita e esquerda para ver fim da tabela na horizontal
  • Para classificar uma coluna aperte ou clique em uma das setas horizontais ou no cabeçalho da coluna.
ID
Nome
Ult Atual
Estado
Página Web
1 Visualização do Conhecimento para apoiar o Aprendizado
22/08/17
ok
2 Organização e representação do conhecimento e informação para a Web
22/12/06
A
ID
Nome
Ult Atual
Página Web


Legenda:
Estado da página web: ok | A (em atualização)

Tópico consolidado


Atual: Topico.html    Anterior: Topico.html   

ENGENHARIA DO CONHECIMENTO

Matéria prima que pode ser modelada (dar forma (estilo), dar significado e dar usabilidade) através do processo cognitivo (pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas) ou através do processo computacional (gerar, recuperar) para prover insights para uma forma de organização (empresa, célula, site, página web, ...) para tomada de decisão ou ação propriamente dita

PÁGINA WEB

(o que é, como é composta )

Elementos de uma página pronta


PaginaPronta.png
Ir para elementos de uma página

GLOSSÁRIO, BIBLIOTECA e MUSEU


Glossário

É uma lista alfabética de termos de um determinado domínio de conhecimento com a definição destes termos Serve para evitar ambiguidades. Pequeno léxico agregado a uma obra, principalmente para esclarecer termos pouco usados e expressões regionais ou dialetais.


Biblioteca

Contém documentos: livro, site, papers, video, som, trabalhos academicos e empresas.


Organização e representação do conhecimento e informação para a Web

Conhecimento e informação



Computer History Museum (CHM)

A  missão do Computer History Museum  (CHM) é decodificar a tecnologia - o passado da computação, o presente digital e o impacto futuro na humanidade. Do coração do Vale do Silício, compartilhamos insights obtidos de nossas pesquisas, nossos eventos e nossa coleção incomparável de artefatos de computação e histórias orais para convocar, informar e capacitar as pessoas a construir um mundo melhor.


Museudocomputador Brasil

O Museu do Computador é uma associação cultural idealizada e formada pelo trabalho de profissionais das mais variadas áreas da informática. Nosso objetivo é recuperar, conservar e expor aos visitantes, computadores e artefatos que contam a história e a evolução da informática e da tecnologia digital no Brasil e o mundo.


Museu da Computação e Comunicações da Irlanda

Conta a fascinante história de momentos-chave na história da computação e das comunicações.


Museu de Computação Prof. Odelar Leite Linhares

Criar, organizar, documentar e manter um acervo formado por coleção de peças de caráter único, visando documentar e contar a história da computação.

APÊNDICE

.
ERGONOMIA

ERGONOMIA

Posição correta para sentar em frente ao computador



REFERÊNCIA EXTERNA
Como fazer para se posicionar corretamente em frente ao computador

MATEMÁTICA

SOMATÓRIO EM PYTHON

Programa em python para fazer somatório



REFERÊNCIA EXTERNA
Editor de python

GRÁFICOS

Grafico de uma reta

REFERÊNCIA EXTERNA
Como fazer gráficos

BUSCA

Substitui o indice analítico