Sistema como Produto Digital


(para ser consumido através do aprendizado visualizado por Página Web)

Visão Geral
clicar nas imagens abaixo

Elementos de um sistema


Saida = f (Entrada, transformação, ajuste)

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saídas

  • produtos ex: objeto em 3D,
    impresso por impressora 3D
  • serviços ex: serviço web
  • exibir dados
entradas
  • sensor
  • camera
  • configurações de iteração
  • eventos
  • info já disponivel (BD)
  • ...
dados:
  • dados
  • informações
  • conhecimento
  • algorítmos
  • configurações
  • ...
transformações, executar:
  • rotinas
  • tarefas
  • transações
  • funções
  • ...
feedback
  • validação (critica e consistência)
  • filtragem (aumentar/diminuir granulação)
  • generalização
  • sintetização
  • ...

Visão Sistêmica

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A solução dos problemas de tratamento de informação nas organizações, por meio de especificação e execução de modelos informatizados de automação organizacional em qualquer ambiente é o Sistema de Informação.

Conceitualmente sistema é uma entidade que mantém sua existência e sua funções como um todo por meio de interação de suas partes. O comportamento de diferentes sistemas depende de como as partes estão relacionadas e não das partes em si mesmas. Então é possivel compreender muitos diferentes sistemas utilizando o mesmo principio.Os sitemas formam parte de subsistemas maiores e, por sua vez, são compostos de sistemas menores.

As propriedades de um sistema são as propriedadades do todo. Nenhuma das partes as possui. Quanto mais complexo o sistema, mais imprevisíveis as propriedades de todo o sistema. Essas propriedades emergem quando o sistema esta funcionando (propriedades emergentes).Cada parte do sistema pode influenciar o sistema todo. Dividir o todo em partes é análise e juntar é a sintese.

Um sistema se mantém pela interação de suas partes. Essa relações podem ser simples ou complexas. Complexidade do detalhe significa que muitas partes diferentes (quebra-cabeça). Complexidade dinâmica significa que a grande quantidade de possiveis conecções entre as partes (jogo de xadres), a medida que cada uma pode ter diversos estados diferentes. As partes estão ligadas e funcionam juntas. Seu comportamente depende da estrutura total. Mude a estrutura e o comportamento se mudará. A disposição das partes é relevante. Um grupo de partes que não se relacionam não é um sistema é uma pilha de coisas.

O objeto aqui em estudo é um conjunto de componentes (partes) conectados que coletam, manipulam e disseminam dados e informação, proporcionando um mecanismo de realimentação (feedback) para atender a um objetivo determinado. Esse feedback representa a saída que será utilizada para atualizar eventuais mudanças na entrada ou nas atividades de processamento.

Neste ambiente virtual serão disponibilizados produtos digitais no formato de modelos com conteúdo conceituais, procedimentais e atitudinais,bem como aplicativos para apoiar o desenvolvimento de sistemas e finalmente análise de dados para ajustar os modelos com o objetivo de melhorar a aprendizagem sobre sistemas de informação. As atividades custodiais de planejamento e controle estão embutidas no feedback, em se tratando de sistemas abertos.

Processos

As especificações do sistema são definidas à partir dos requisitos funcionais e não funcionais.
As especificações são agrupadas em módulos estáticos e dinâmicos (comportamentais) que irão compor as entregas.
Cada entrega deverá ser funcional podendo agrupar mais de uma funcionalidade desde que os critérios de aceitação sejam aceitos e a funcionalidade esteja atendendo a seu objetivo.




Um evento ou necessidade ou feedback dispara uma função que com base nos seus requisitos seleciona as funcionalidades que serão executadas obedecendo a determinadas condições de inicio para atingir determinados objetivos e metas.
Uma estrutura da visão de dados é criada para suportar os dados que serão disponibilizados durante a execução da funcionalidade para atender as regras de negocio e tecnologias.
. A funcionalidade termina quando o objetivo é atendido ou sejas condições de termino sejam atendidas.
Externamente a funcionalidade suporta os processos de negócios e consequente as atividades e tarefas.
As funcionalidades são divididas conforme os critérios operacionais , agrupando atividades e tarefas, a fim de atender os critérios de periodicidade, frequencia e condições de término.




É a saida de informação de um sistema que entra novamente como entrada para influenciar o próximo passo.Pensar em feedback é pensar em circulos. Há 2 tipos de feedback:
  • Feedback de reforço
  • A mudança percorre o sistema produzindo mais mudança na mesma direção.
  • Feedback de equilibrio
  • As mudanças em todo o sistema se retroalimentam para resistir à mudança original, diminuindo assim o efeito.
Feedforward é aquele aquele em a previsão ou expectativa do futuro influencia o presente, levando a profecias auto-realizadoras ou autodestrutivas.
Quanto mais complexo for o sistema o feedback demora a aparecer.
Exemplo de feedbacks:
Negócios: atendimento ao cliente, avaliação, liderança,..
Sistema mecânico: ar-condicionado, controle de velocidade de carro,..
Sistema humanos: pressão sanguinia, sede, escrita, pintura, qq ação que envolva a tentiva de alcançar um objetivo,...

Tutorial


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