Oficina
Evento para promover e incentivar aprendizado, produção e inovação de forma integrada e cooperativa, com melhoria contínua.
1
. Descrição
Flexibiliza o "criar". Uma oficina pode ser constituída por várias oficinas.
Aprendizagem e Produção Construtivista com grupos pequenos na resolução de problemas simples ou complexos, focando em itens específicos ou genéricos (ex.: componentes e tópicos bem definidos).
Outras denominações: Consultório Tecnológico, WorkShop, Mutirão, Ateliê Tecnológico, Laboratório de cooperação técnica
2
. Objetivos
Produzir - criar componentes, tópicos e fazer definição de qualquer dos elementos (resultado específico da oficina).
Aprender e aprimorar conhecimento específico sobre o desenvolvido e como definí-lo e representá-lo de forma cada vez mais simples e precisa
Simplificar (e melhora continua): pesquisar conhecimento, novos caminhos, novas opções sobre os assuntos abordados na oficina.
Resultados produzidos e pesquisados na oficina serão consolidados e poderão ser consultados na
Base de Conhecimento.
3
. Personagens
Personagens - executor (profissional especialista ), organizador, facilitador, representante do cliente.
Personagens - atividades
executor (cliente): apresentar dúvida (situação problema)
organizador e executor: organizar necessidade
organizador: disponibilizar necessidade
facilitador, executor: marcar evento
facilitador, executor: realizar evento (criar produto/serviço/solução)
facilitador, executor: informar resultado (feedback), pós-venda
4
. Quando
Serviço agendado: ocorre quando o facilitador, executor e demais envolvidos marcarem.
5
. Local
Atendimento presencial:
No cliente
Em nossos endereços
Em espaços alugados (cursos, salas de reuniões, ...)
6
. Como
Necessário facilitador que domine o conhecimento necessário para criar o definido
Tempo máximo de duração = 50 minutos.
Registrar resultado (feedback) - Avaliar Objetivos da Oficina (criar critério de avaliação)
Arquivo origem:
Oficina.xml
.
Oficina {6}
Descrição
Objetivos
Personagens
Quando
Local
Como
Índice Local {9}
Projeto Apoie {6}
Projeto Apoie
Projeto PAS
Serviço Web
Relacionamentos entre Personagens
Base de Conhecimento {5}
Conhecimento
Dado
Informação consolidada
Página Pronta - site apoie.org
Pulo do Gato
Contato Projeto Apoie
Linguagem
{5}
Javascript {3}
Referências e Ferramentas
Sintaxe
Cheat Sheet
Erlang Quick Sort
LDC {2}
LDC
LDC - Sintaxe
Definição {9}
Erlang
Python 3.0
Ruby 1.9.1 - Sintaxe
Ruby 1.9.1 - Léxico
Shell
Lua
PHP
XML
Lazy BNF
If
Dojo {4}
Coding Dojo
Coding Dojo - Formatos
Soluções Coding Dojo {6}
Dojo #34: Expressão Aritmética
Dojo #33: Impedimento
Dojo #32: Sequência Numérica
Dojo #31: Tráfego
Dojo #29: Boliche
Dojo #28: Jogo da Vida
Dojo Rio
Qualidade {2}
5W {3}
5W2H
5W1H
5W2H - 5W1H - Modelo
PDCA
Componente {5}
Componente
ExibirLinguagem.htm
Gerar Páginas
Lista
Tabela de Decisões
Paletas {10}
Paleta - Mais utilizadas
Paleta - Apoie
Paleta - Apresentação e Componentes
Paleta - Diagramas
Paleta - Diagrama Sintático
Paleta - Dojo
Paleta - Logos
Paleta - Projetos
Paleta - Setas
Paleta - Tecnologia
Evento {4}
Pendência
Estados de Componentes
Scrum
Prioridade
Método {5}
Oficina
Serviço Web
Warnier/Orr Basics
Apresentar Problema Resolvido
Simples x Complexo
Imposto de Renda