Modelos de Aprendizagem
Apresentação da aprendizagem organizacional através dos modelos behaviorista e modelo cognitivo
1
. Modelo cognitivo
Seu foco é a aprendizagem de conceitos e solução de problemas. Procura utilizar tanto dados ojetivos e comportamentais, como dados subjetivos, levando em consideração crenças e percepções dos individuos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.
Senge desenvolveu um conjunto de idéias estruturadas sob a forma de 5 disciplinas fundamentais para ajudar as organizações a enfrentarem o futuro. Para êle as 5 disciplinas são:
Dominio pessoal
Vivem em estado de aprendizagem continuo. As caracteristicas básicas são: possuem um senso de propósito, aprendem a perceber e trabalhar com forças da mudança, são comprometidas a ver a realidade de forma mais precisa, sentem-se conectadoas aos outros, não sacrificam sua individualidade, possuem autoconfiança e mantem valores profundos.
Modelos mentais
São pressupostos profundamente arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam a forma de ver o mundo e de agir. Diferentes modelos mentais podem motivar diferentes percepções, sentimentos, opiniões e ações. Elas se tornam conflituosas, quando cada pessoa acredita que a sua maneira de interpretar e agir é unica. Diferentes percepções podem expandir as pespectivas individuais e integra-las em uma visão comum.
Visão compartilhada
Resposta a pergunta: o que se quer criar? São imagens que pertencem as pessoas que fazem parte de um grupo.
Aprendizagem em equipe
Alinhamento. Grupo funciona como um todo em busca de um propósito comum, combinando diversidade de ideias e saibam escutar, surgindo uma unicidade de direção.
Pensamento sistêmico
Integra as 4 disciplinas. Mudanças das partes para o todo. Propriedades essencias são proprieades do todo. Existe apenas um padrão numa teia inseparavel de relações.
2
. Modelo behaviorista
Seu foco principal é o comportamento, pois este é observavel e mensurável. Parte-se do principio que a análise do comportamento implica no estudo das relações entre eventos estimuladores, respostas e consequêcias. As dimensões comportamentais são:
Confiança mútua
Elemento básico que alimenta o espírito empreendedor. São ações de inovação e invenção.
Empatia ativa
Avalia e compreende as verdadeiras necessidades alheias. Empatia procura compreender os outros. Atitude de ouvir e interpretar.
Acesso à ajuda
A ajuda esta sempre acessível a quem precisa.
Suavidade no julgamento
São opiniões baseadas em fundamentos ou não, tendo em mente que não são verdades absolutas.
Coragem
Para: Admitir experimentos dos membros do grupo ou em si próprio; Grupo submeti seu conceitos a um processo de julgamento intenso; Pessoas manifestam opiniões e proporcionam retorno como parte de um processo que ajuda ao crescimento.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem
Arquivo origem:
WModelosAprendizagem.xml
.
http://www.apoie.org/Aprender.htm
http://apoie.org/Oficina.htm
http://apoie.org/Oficina5W2H.htm
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=900
Modelos de Aprendizagem {2}
Modelo cognitivo
Modelo behaviorista
Índice Local {9}
Projeto Apoie {6}
Projeto Apoie
Projeto PAS Produzir + Aprender + Simplificar
Serviço Web
Relacionamentos entre Personagens
Base de Conhecimento {5}
Conhecimento
Dado
Informação consolidada
Página Pronta - site apoie.org
Pulo do Gato
Contato Projeto Apoie
Linguagem
{5}
Javascript {3}
Referências e Ferramentas
Sintaxe
Cheat Sheet
Erlang Quick Sort
LDC {2}
LDC
LDC - Sintaxe
Definição {9}
Erlang
Python 3.0
Ruby 1.9.1 - Sintaxe
Ruby 1.9.1 - Léxico
Shell
Lua
PHP
XML
Lazy BNF
If
Dojo {4}
Coding Dojo
Coding Dojo - Formatos
Soluções Coding Dojo {6}
Dojo #34: Expressão Aritmética
Dojo #33: Impedimento
Dojo #32: Sequência Numérica
Dojo #31: Tráfego
Dojo #29: Boliche
Dojo #28: Jogo da Vida
Dojo Rio
Qualidade {2}
5W {3}
5W2H
5W1H
5W2H - 5W1H - Modelo
PDCA
Componente {5}
Componente
ExibirLinguagem.htm
Gerar Páginas
Lista
Tabela de Decisões
Paletas {10}
Paleta - Mais utilizadas
Paleta - Apoie
Paleta - Apresentação e Componentes
Paleta - Diagramas
Paleta - Diagrama Sintático
Paleta - Dojo
Paleta - Logos
Paleta - Projetos
Paleta - Setas
Paleta - Tecnologia
Evento {4}
Pendência
Estados de Componentes
Scrum
Prioridade
Método {5}
Oficina
Serviço Web
Warnier/Orr Basics
Apresentar Problema Resolvido
Simples x Complexo
Imposto de Renda