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Ciclo de Desenvolvimento de Sistema de Informação na Web, usando modelagem de informação
FRONTISPÍCIO
(dados pessoais, qrcode)
Dados Pessoais
NEWS
(Últimas novidades e atualizações )Aplicação do modelo de apredizado de máquina (ML) em página Web
[Página Web]
Certificação recente
[Web]
PREFÁCIO
(Qual é a idéia. artigo que deu origem. Motivo pelo qual estou escrevendo (o porque?), porque o livro aprende, porque fazer este livro, e apresentação sintética do livro . Experiência durante a escrita e publicação do livro ). Pergunta do livro.Livro Site Pessoal
Qual é a idéia ?
Criar e manter um ambiente que aprende, produz, disponibiliza o conhecimento de modelagem de informação e seus modelos produzidos, no formato inovador de um livro que aprende, a ser visualizado em páginas web.
O conhecimento é armazenado em estruturas de conhecimento (modelos) utilizados em cada tarefa especifica de modelagem.
O objetivo é gerar conhecimento para o planejamento (Dominio), análise, especificação e design tanto do produto como da produção do sistema, implementação e teste (desenvolvimento), implantação / distribuição, operação, manutenção, evolução e término de um sistema de informação.
Ele é auto sustentavel através da produção de elaboração de modelos.
Resumo
Modelagem da Informação no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, quando aplicada à Engenharia de Sistemas e Computação (incluindo Engenharia de Software, Engenharia de Processos, Engenharia da Informação e Conhecimento, Engenharia Cognitiva e Engenharia da Computação) não se limita só a modelagem de projetos de Banco de Dados, ela se expande no entendimento dos requisitos (Engenharia de Requisitos), na análise baseada em cenários, classes, funcional e comportamental, no projeto de dados, na arquitetura de sistemas e software, no design de interface e componentes e na implantação de sistemas (alocação dos subsistemas e funcionalidades no ambiente organizacional e computacional).
Modelagem da informação no desenvolvimento de sistemas é um método de desenvolvimento de projeto presente hoje na área da indústria de software e aplicação relacionada à sistemas Transacionais, Analíticos e Embarcados.
Isso se deve ao fato de enxergar que o compartilhamento da informação e sua trabalhabilidade em fase de projeto como um importante método para reduzir de forma efetiva a correção de futuros erros e o retrabalho.
Com o objetivo de demonstrar os diversos usos que os levantamento e compartilhamento desses dados obtidos por um modelo INFORMACIONAL podem gerar ao mercado de Sistemas e Software, minimizando através do fluxo e troca de informações o desperdício de recurso sejam eles de material ou de capital.
A modelagem INFORMACIONAL permite a representação digital das características físicas e também uma abordagem no uso dessa tecnologia no processo de modernização do método de desenvolvimento e construção de sistemas acompanhando a tendência mundial de industrialização do método construtivo.
Por esta razão pode-se constatar que esta mudança já transforma o setor, não afetando só os profissionais do ramo mais toda a cadeia produtiva envolvida no ciclo de vida de um sistema passando desde os fornecedores de informação até a manutenção preventiva e evolutiva da implantação de sistemas.
Palavras-chave: Modelo Informacional, Modelagem da Informação, Página e Sistema de Informação na Web.
Porque estou escrevendo este livro?
Porque desejo tornar disponivel meu conhecimento técnico pessoal para interessados no tema, atendendo a necessidade pessoal de organizar e reciclar este conhecimento.
Porque o livro aprende?
Porque modela o conhecimento aprendido para uma nova situação (novo contexto, necessidade. tema ou tópico), de forma a absorver conceitos e processos , que permitam a atender as novas necessidades informacionais cotidianas, resultando na construção de um conhecimento.
Em resumo é um Sistema de aprendizado no formato de um livro, contendo Modelagem da informação ( Design do Conhecimento ) e usando técnicas e métodos de desenvolvimento de sistema de informação e áreas correlatas.
Porque fazer este livro?
Devido a necessidade de organizar meu conhecimento em modelagem de informações, obtido em diversas empresas de áreas econômicas diferentes e na crença que um livro é um sistema de informação, resolvi disponibilizar este conhecimento no formato de um livro digital , para facilitar o aprendizado, a construção e a visualização deste conhecimento em páginas Web, tanto para mim como para quem tenha o interesse nesta área de conhecimento.
Trata-se de um livro que contém uma coletânia de modelos de informação, no contexto da modelagem de informação, orientados pelo de processo de planejamento, especificação, desenvolvimento, construção, implantação / distribuição, produção, evolução e avaliação de sistema de informação genérico.
Mas como fazer isso? Informatizando o livro.
O que é:
. É um livro que dá significado ao uso da matéria prima "Informação" através da técnica de modelagem.
. É um livro de hipertexto estruturado no formato html, estilizado com Css, com comportamento dinâmico com Javascript, que utiliza algoritmos de aprendizagem supervisionada e é visualizado através de páginas Web.
. É de aprendizado contínuo (no formato de processo), que tem significado (é um conceito e tem uso) e é um conjunto informacional dividido em elementos que se interrelacionam e se comunicam através de componentes (construindo um sistema de informação pedagógigo).
Como?:
. Usando protótipo de aprendizado que contém conceitos na forma de tópicos, métodos de aprendizagem de conteudos e ferramentas na forma de processo, como por exemplo, algortimos de aprendizado supervisionado.
Para que?:
Para apoiar a organização do conhecimento pessoal.
Qual a motivação:
Uso pessoal extensivel a qualquer individuo com as mesmas necessidades.
Em qual contexto:
No multiverso.
Objetivo:
Atender a uma necessidade informacional objetiva de um usuário, através de un sistema de informação de aprendizagem dinâmico (inicialmente estático, estático / dinâmico e finalmente dinâmico).
Tem as seguintes caracteristicas:
. Começa a partir de um problema resolvido.
. É modelável.
. É composto de blocos de informação para formar conhecimento.
. É auto-sustentável (ele se paga, ele se auto-realimenta e ele se auto-regula).
. Pode ser replicado como uma célula.
. É livre.
Público:
Direcionado para quem quer aprender a usar a informação para construção de um sistema de informação.
Critério para aceitação do livro:
Esteja funcionando (Url existe, Páginas são encontradas,Funcinalidades e não funcionalidades atendidas).
A final o que é modelo de informação?.
É uma abstração (imagem mental idealizada e simplificada) da realidade que permite representar, com maior ou menor precisão, o comportamento e a estrutura de um sistema de informação através de entidades de dados e seus relacionamentos. Dados podem ser: Números, textos, imagens, sons e vídeos
E o que é modelagem de informação?.
É o processo para obter o modelo de informação.
Pergunta do livro:
Como você quer aprender a Transformar a Necessidade de Info em um Modelo de Informação e posteriormente em Página Web ?
SUMÁRIO
(Nome dos tópicos)INTRODUÇÃO
(Prepara o leitor para o que vai ser desenvolvido.
Problema resolvido
Sobre o Site
Como usar o Site
Versões do Site
Significa evolução do site. A evolução significa as novas necessidades, acertos e ajustes (manutenção) e melhorias (feedback)..
Nomenclatura
ano| v |num. seq dentro do ano
Exemplo: versão 0 de 2023 23v0
Onde aparece?
Na 1a página do site no rodapé.
Onde mais?
1. Nas páginas linkadas dentro do site (pode ser diferente da 1a página).
2. No nome dos arquivos internos (.html, .svg, ....)
Ex.: indexv0.html ( o arquivo index.html contém a versão atual do site). As outras versões aparecem como histórico indexv1.html , indexv2.html, ... .
Sobre Conteúdo
Motivação do Tema
Motivação do Tema
Devido a necessidade de facilitar a análise das informações, torna-se necessário a sintetização de textos em Modelos de Informação tanto para a comunicação como compreensão de idéias para tomada de decisão ou para atingir ou perseguir um objetivo informacional. Esta tarefa, cada vez mais importante no mundo atual, se chama Modelagem da Informação.
Modelagem da informação é um conjunto de técnicas utilizadas para organizar e representar o conhecimento explicito e sintetizado em Modelos Informacionais, podendo ser disponibilizados através da WEB ou qualquer outro meio de comunicação.
Essas técnicas são aplicadas no aprendizado de elaboração de um Sistema de Informação e Computação baseado em software na Web, tendo aqui no caso, um diferencial na abordagem da concepção ou evolução do sistema de informação em páginas Web, divididas em bloco de informações, para facilitar a comunicação entre Analista e Usuário da informação.
Este site disponiliza o aprendizado da Modelagem de Informação no domínio da Engenharia de Sistemas de Informação, começando pela análise de Textos Digitais para transforma-los em Modelos Informacionais, disponibilizando-os em uma Base de Conhecimento por Categorias de Tópicos, tendo como resultado final o Aprendizado da Elaboração de uma Página Web, para usuários Interessados em Modelos Informacionais em Páginas Web, focados na Elaboração de Sistemas de Informação na Web, tendo como diferencial a abordagem otimizada de desenvolvimento de Sistema de Informação por Protótipos, Modelos e Versões de implementação.
PREPARO
(Ambiente da solução, método de solucionar problemas, sugestão de abordagem de projeto a ser seguida, requisitos iniciois, aplicação inicioal.)Artigo que deu origem
Solução inicial
Modelo Conceitual
Integração de visões para alinhamento externo e interno
Requisitos iniciais
Dentro do contexto das aplicações de software, especificamente no contexto do software de aplicação (Programas independentes que solucionam uma necessidade específica de negócio no processamento de dados comerciais e/ou técnicos para operações comerciais, educacionais ou tomadas de decisão).
Dentro do cenário do desenvolvimento aplicações de software, especificamente na modelagem do sistema de informação.
Visualizar um sistema de informação na Web, através do uso da modelagen de informação e da criação de páginas Web.
Categoria na Ciência: Informação, Computação, Cognição, Comportamental, Dados, Conhecimento, Tecnologia da Informação
Categoria na Engenharia: Engenharia de sistemas e computação, Engenharia de software, Tecnologia, Matemática, Autômata no aprendizado de máquina, Computação Quântica e Computador Molecular.
Sub-Categoria: Sistema de Informação, Modelagem e Tomada de decisão
Sub-Sub-Categoria: Modelagem baseada em Modelos Informacionais
Aplicação inicial
DECISÃO
(Condições para uso da modelagem)Modelo de Tomada de decisão para modelagem informacional
Gosta de diagramas, tabelas, mapa e modelo para comunicar idéias de forma otimizada? | ||||
Precisa criar sua própria visão para esclarecer e organizar idéias? | ||||
Olha para imagem antes de ler o texto? | ||||
| condição 1
| condição 2
| condição 3
regra (Ex: - S - ) ação ( Ex: Você esta no lugar certo )
* Notação: "S" significa "Sim" "N" significa "Não" e "-" significa " tanto faz "S" ou "N "
INFORMAÇÃO
Matéria prima que pode ser modelada (dar forma (estilo), dar significado e dar usabilidade) através do processo cognitivo (pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas) ou através do processo computacional (gerar, recuperar) para prover insights para uma forma de organização (empresa, célula, site, página web, ...) para tomada de decisão ou ação propriamente ditaFontes de informação
CONHECIMENTO
Matéria prima que pode ser modelada (dar forma (estilo), dar significado e dar usabilidade) através do processo cognitivo (pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas) ou através do processo computacional (gerar, recuperar) para prover insights para uma forma de organização (empresa, célula, site, página web, ...) para tomada de decisão ou ação propriamente ditaAPRENDIZAGEM
Matéria prima que pode ser modelada (dar forma (estilo), dar significado e dar usabilidade) através do processo cognitivo (pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas) ou através do processo computacional (gerar, recuperar) para prover insights para uma forma de organização (empresa, célula, site, página web, ...) para tomada de decisão ou ação propriamente ditaNECESSIDADE
(Origens da necessidade de informação, tipos e níveis, ciclo da necessidade e modelo conceitual)Fontes de informação
REQUISITO
()MODELOS
(São idéias abstratas ou não de um parte da realidade. Modelos a serem usados no site)Modelo de Informação
Modelos de aprendizagem
Linear (sequencial) | Sequencia prescretiva de atividades e verificação para escolha ou sugestão | |
Trilha alternativa | Atividades de aprendizagem e verificação com base em estilos de aprendizagem e objetivos | |
Baseado em recuros | Objetos de aprendizagem |
INTERFACE
(Para garantir a usabilidade. Conjunto de elementos que interligam sistemas. São transformações entre módelos e página. Estão associadas a um conjunto de funcionalidades. Contém Elementos de um tópico e sua localização )Exemplo de uma Interface
Elementos da interface
Localização na arquitetura de um software de um sistema
VISUALIZAÇÃO
(É o que é visualizado na interface )PÁGINA WEB
(o que é, como é composta )ESCOPO
(Limitam o tamanho do: modelo, domínio, sistema de informação, projeto (abordagens), projeto (acompanhamento), site, ambiente de aprendizagem)Escopo do domínio
Escopo da informação
Escopo da modelagem
Bloco de informação
Modelagem de necessidade
Modelagem tradicional e agil
Requisitos negocio, sistema e software
Modelos de Análise e Projeto
Modelo de conceitos, dados e processos
Modelos de infra estrutura
Linguagens de modelagem
Escopo do sistema de engenharia
Escopo do sistema de informação
Escopo de projeto (abordagem)
Escopo de projeto (entregas)
Escopo de projeto (acompanhamento)
Escopo da Visualização da informação
Escopo do processo de aprendizagem
Ambiente de Aprendizagem
O processo contido no modelo mostra:
Interessados em modelagem de informação que produzem Modelos de Informação.
Otimização da representação do conhecimento através da visualização de orientações gráficas (diagramas, mapas, modelos, tabelas, quadros, figuras e setas) e textos, contidos em modelos de objetos de aprendizagem e entregue para produtores de modelos de informação.
Requisitos por níveis
Indice tópicos
CADASTRO DE TÓPICOS
OBJETIVOS
(Especifico, iniciado e mantido, alcaçavel pelo dono, usuários e pelas páginas web (site))
Objetivo da Modelagem de Informação
Sintetizar as necessidades de informação em modelos de informação
Objetivo dos Personas
Objetivo:
Objetivo:
Prospectar na internet Aprendizagem em Elaboração de Modelos de Informação (partindo de requisitos ou hipóteses reais) com a finalidade de conseguir clientes que estejam interessados em aprender a usar modelos para desenvolverem seus softwares.
Como:
Fazendo e usando um sistema informacional para o ambiente de internet, aproveitando o backgroung em fazer sistema para ambiente empresarial, através de site próprio.
Benefícios:
Melhorar o aprendizado na representação e organização das informações através de modelos.
Compartilhar conhecimento com os interessados em modelos de informação.
Retorno do trabalho investido.
Aprender a usar modelos de informação para aprender a definir/usar seus softwares em sistemas de informação.
Como:
Seguindo os conceitos e processos de elaboração de modelo de informação .
Benefícios:
Melhorar a comunicação entre Analistas e consumidores de informação .
Habilitar o conhecimento de forma contínua para entregar uma solução que atenda a seus objetivos de negócio, que são dinâmicos e mutáveis.
Objetivo do Site
Objetivo do Software no site
USUÁRIO
(Tipos, persona, perfis, competências)Tipos de Usuários
Perfil do dono
Perfil analista com recursos de modelagem
Perfil analista do domínio do conteúdo
EXPERIÊNCIA
(Experiência do usuário ao usar o site)Experiência do Usuário
A experiência do usuário inclui todas as emoções, crenças, preferências, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações do usuário que ocorrem antes, durante e após o uso.
Existem três fatos que influenciam a experiência do usuário: o sistema, o usuário e o contexto de uso.” (Iso 9241-210).
É na experiência do usuário que são obtidas as melhores maneiras de atender as necessidades dos usuários e deixá-los satisfeitos com todo o processo.
JORNADAS
(3 ciclos de jornada de modelagem
IniciarImaginarCriar {* Analisar}CompartilharRefletirIniciar
{* Analisar}: {DecomporClassificar AssociarComporValidar}
Identificação das Necessidade Abordagem da ModelagemDetalhamento do modelo inicial Visualização do modelo informacional Tomada de decisão Elaboração Página Web do modelo
Desenhar a página considerando o problema resolvido Abordagem da Modelagem Interação:{ Dividir a página em elementos Definir os dados em cada elemento }
EVENTOS
(São gatilhos para disparar um funcionalidade interna ou esterna do site.)Níveis de percepção de um evento
Indice eventos
VIZUALIZAÇÃO DOS EVENTO
ID | Evento | Desc Evento | Periodicidade | ||
---|---|---|---|---|---|
1 | Criação site | Modelo | Criar um modelo. | Incluir um modelo. | À periódico |
2 | Criação site | Modelo | Atualizar um modelo. | Alterar ou excluir modelo. | À periódico |
3 | Criação site | Modelo | Programar um modelo. | Quando um modelo deverá ser criado ou atualizado. | À periódico |
4 | Criação site | Tópico | Criar um tópico. | Incluir um tópico. | À periódico |
5 | Criação site | Tópico | Atualizar um tópico. | Alterar ou excluir tópico. | À periódico |
6 | Criação site | Tópico | Programar um tópico. | Quando um tópico deverá ser criado ou atualizado. | À periódico |
7 | Criação site | Evento | Criar um Evento. | Incluir um Evento. | À periódico |
8 | Criação site | Evento | Atualizar um Evento. | Alterar ou excluir Evento. | À periódico |
9 | Criação site | Evento | Programar um Evento. | Quando um Evento deverá ser criado ou atualizado. | À periódico |
10 | Criação site | Página Web | Criar uma Página Web. | Incluir uma Página Web. | À periódico |
11 | Criação site | Página Web | Atualizar uma Página Web. | Alterar ou excluir Página Web. | À periódico |
12 | Criação site | Página Web | Programar uma Página Web. | Quando uma Página Web deverá ser criada ou atualizado. | À periódico |
13 | Criação site | Métrica | Criar uma Métrica. | Incluir uma Métrica. | À periódico |
14 | Criação site | Métrica | Atualizar uma Métrica. | Alterar ou excluir Métrica. | À periódico |
15 | Criação site | Métrica | Programar uma Métrica. | Quando uma Métrica deverá ser criada ou atualizado. | À periódico |
PRINCIPIO
Principios
ABORDAGEM
(Abordagem para iniciar a transformação dos modelos, continuar e terminar)Abordagem do Problema Resolvido (diferencial do autor )
O objetivo da abordagem é facilitar a comunicação entre Usuários e o Modelo de Informação, na geração e uso da representação do conhecimento em uma página Web.
Abordagem Procedimental:
Pré-Requisto
A abordagem para resolver problemas de informações é sempre à partir do problema resolvido e dividindo em bloco de soluções de informação.
Condição de início: Se o problema é saber qual informação colocar no modelo, começamos com a pergunta: quais as informações que resolveriam o problema xxxxxxxxx?
Início:
Passo 1: Listar os dados que irão resolver a necessidade ou hipótese de informação.
Passo 2 : Agrupar os dados em blocos (bloco de informação e/ou texto, imagem, video, logotipo, gráfico,...).
Passo 3 : Definir que ações ("user stories" em metodologia ágil) que fornecerão dados para quais blocos.
Condição de término:
Todas as necessidades de informação foram atendidas pela solução e com objetivo informacional (coletar, agrupar, analisar, armazenar e transmitir informações) alcançados e aceitos ?.
Pós término:
Abordagem Conceitual:
PROJETO
(situação atual, modelo, caracteristicas, lista, )Projetos
SISTEMA
(É qualquer coisa que possa ser dividido funcionalmente e as partes se relacionam para atender ou perseguir um objetivo)Informação
Informação é a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (humano, animal ou máquina) que a recebe.
ESTRUTURA
(Qual estrutura faz fazer funcionar o design, sistema, organização, ontologia,.. ?)Design Atômico
Design
Para não empilhar colunas em algumas camadas da grade, use uma combinação de classes diferentes para cada camada, conforme necessário. Exemplo abaixo para ter uma ideia melhor de como tudo funciona. (A soma das colunas não pode ultrapassar a 12)
<div class="container">
<!-- Empilhe as colunas no mobile fazendo uma largura total e a outra meia largura -->
<div class="row">
<div class="col-md-8">.col-md-8</div>
<div class="col-6 col-md-4">.col-6 .col-md-4</div>
</div>
<!-- As colunas começam com 50% de largura em dispositivos móveis e aumentam até 33,3% de largura em computadores -->
<div class="row">
<div class="col-6 col-md-4">.col-6 .col-md-4</div>
<div class="col-6 col-md-4">.col-6 .col-md-4</div>
<div class="col-6 col-md-4">.col-6 .col-md-4</div>
</div>
<!-- As colunas têm sempre 50% de largura, em dispositivos móveis e computadores -->
<div class="row">
<div class="col-6">.col-6</div>
<div class="col-6">.col-6</div>
</div>
</div>
Estrutura Organizacional
Estrutura de esforço de mapeamento
Estrutura de Sistema de Trabalho
Tem 2 dimensões. A primeira é o grau em que a matéria prima (gente, papel,...) impõe excessões ou variações de rotina. A segunda é o grau em que essas exceções exigem criatividade ou julgamento pra ter o trabalho feito, ao contrário da exigência de análise pelo seguimento de processos conhecidos.
A figura abaixo cita 4 tipos de sistemas de trabalho ou tecnologias que resultam do uso destas duas dimensões para criar uma matriz.
Estrutura de Sistema Info: Grupos de Desenvolvimento e Operação
Estrutura da modelagem
Estrutura de produto (entregas)
Referências externas
Bloco de informação
Modelagem de necessidade
Modelagem tradicional e agil
Requisitos negocio, sistema e software
Modelos de Análise e Projeto
Modelo de conceitos, dados e processos
Modelos de infra estrutura
Linguagens de modelagem
COMPONENTES
(situação atual, modelo, caracteristicas, lista, )METODO
(tipos de métodos desenvolvimento e gestão )INTEGRAÇÃO
(alinhamneto estratégia de negócio, desenvolvimento, implantação do software em operação)DOCUMENTAÇÃO
(Ajuda a fornecer contexto, coletar feedback e compreeender conceitos de forma assincrona)O quanto rápido posso comunicar uma mensagem?
Tipos
Público possui conhecimento básico:
Como opera uma máquina:
Explicar, ilustrar e esclarecer determinado tópico:
Exemplos
PROGRAMAÇÃO
( )TECNOLOGIA
(Full stack)Fontes de informação
FERRAMENTA
( )HARDWARE
(Organização e Configuração)Configuração
Desk-Top
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
CPU | núcleo | 8 |
GPU | núcleo | 10 |
Neural Engine | núcleo | 16 |
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
SSD | GB | 8 |
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
WiFi | tipo | 6E |
bluetooth | tipo | 5.3 |
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
USB-C com suporte para Thunderbolt 4 | num. | 2 |
USB 4, junto com DisplayPort | num. | 1 |
Hdmi | num. | 1 |
soquet Ethernet Gigabit/10GB | num. | 1 |
phone 3,5 mm | num. | 1 |
cabo de energia | num. | 1 |
Monitor
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
Tamanho | polegada | 24 |
Resolução | pixels | Full HD (1920 x 1080) antireflexo |
Conexões hdmi e phone | Qtd | 1 |
Teclado e Mouse
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
Conectividade | BluetoothR | 1 |
Impressora
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
Velocidade | ppm | 8 |
Resolução | dpi | Até 1200 x 1200 renderizados |
Digitalização | segundos | 21 |
Rede | GB | 2.5 |
Tinta | Frasco | GT51 preto (6000 páginas), GT52 ciano, GT52 magenta, GT52 amarelo (Colorido 8000 páginas); |
Modem 802.11ax
Unidade | Qtd | |
---|---|---|
Velocidade | Gps | 1 |
Protocolo | padrão | 802.11ax |
Cabo | bitola | Cat5E ou Cat6 |
SOFTWARE
(Principal caracteristica: software não se desgasta. Consiste de: Instruções (programas de computador) que, qdo executadas, fornecem caracteristicas, funções e desempenho desejado (especificação). Estrutura de dados que posibilitam aos programas manipular informações adequadamente. Informação descritiva, tanto impressa como virtual, descrevendo a operação e o uso dos programas. )Tipos de Software
Configuração
Sistema Operacional
Versão | |
---|---|
Mac OS | macOS 13 Ventura |
Windows | 11 |
Linux | Tails, Ubuntu |
Aplicativos
Versão | Finalidade | |
---|---|---|
Libre Office | 7.5.1.2 | Pacote Escritório - |
Bootstrap | 5 | Framework |
Thenounproject | 5 | Framework de icones |
SublimeText | 4143 | Editor de progranas |
CleanMuMac X | 4.10.6 | Utilitário - manutenção |
pdfwordconvert | 4.10.6 | Utilitário - conversor pdf para doc |
Web
Versão | Finalidade | |
---|---|---|
Bootstrap | 5 | Framework front-end |
Thenounproject | 5 | Framework de icones |
pdfwordconvert | 4.10.6 | Utilitário - conversor pdf para doc |
translate google | 4.10.6 | Utilitário - tradutor |
Browse
Versão | |
---|---|
Google Chrome | 114 |
Firefox | 113 |
Opera | 99 |
Safari | 15.6.1 |
APLICATIVO
(Software para computadores e aparelhos móveis, que permite o desempenho de uma tarefa específica. )REDE
(Termos tecnicos utilizados em telecomunicações. )Tipos de conexão
Velocidade | Tipo |
56 kbit/s | Modem / Discada |
1544 kbit/s | T1 |
2048 kbit/s | E1 |
10 Mbit/s | Ethernet |
11 Mbit/s | Wireless 802.11b |
54 Mbit/s | Wireless-G 802.11g |
100 Mbit/s | Fast Ethernet |
300 Mbit/s | Wireless-N 802.11n |
1000 Mbit/s | Gigabit Ethernet |
10000Mbit/s | 10 Gigabit Ethernet |
DSL
Equipamentos
Ligações de rede de computador e outros perifericos
Calculos e unidade de medida
OBJETOS DE APRENDIZAGEM
(Resultados a serem atingidos em um processo de aprendizagem para transformação de modelos.)Produção de conteúdo
Tipo de aprendizagem
Aprendizagem baseada em recursos
Objetos de Aprendizagem
Problema resolvido
Categorização da informação
* Informatizar um processo é diferente de mecanizar um processo. Informatizar é usar a informação no processo.
É um conjunto de fases e etapas de atividades até que determinada condição de término ocorra para repetir o ciclo ou passar para outro ciclo de vida.
Informação ModelagemModelo Visualização da Informação Tomada de decisão Página Web
A forma pelo qual o conhecimento é transmitido pelo usuário e absorvido pelo analista é chamada de espaço de aprendizado para elaborar/melhorar um sistema de informação.
Espaço aprendizagemMétodos, Frameworks Modelos, Técnicas, Ferramentas, Componentes e Tecnologia Web.
Conceitos fundamentais: Valores, tipos, varáveis, expressões, comandos e abstrações.
Paradigmas de programação: Funcional, imperativa, orientada a objetos, baseada em lógica, baseada em propagações e restrições.
Algoritmos
Nome do algoritmo(parametro)
objetivo
condição de entrada(estrutura de dados)
bloco de estrutura de controle da estrutura de dados
. sequencia
. repetição c/variavel de controle
. repetição controlada por condição
. seleção
. seleção múltipla
condição de saida(estrutura de dados)
PRODUÇÃO
(Acompanhamento da demanda e entrega)Em espera
Seja bem vindo! Definição do que é? Selecionar uma solicitação e começar Jornada de especificação:
Para fazer
O que será feito? Veja se a especificação esta indo na direção certa! Selecionar um tópico e continuar a Jornada:
Em andamento
Veja o resultado parcial ! Selecionar um tópico e continuar a Jornada:
Concluido
Veja o resultado final ! Selecionar um tópico e terminar a Jornada:
MÉTRICAS
(Perfil do site em dados)Analytics
GESTÃO
(Fonte)
TREINAMENTO
(Fonte)
Tecnologia front-end. Ferramentas gráficas. Gestão de site. Negócio. Desenvolvimento de software. Matemática. IA e AM. Linguagens
INSIGHT
(Fonte)Incose Vison35 Incose SEBook
Modelos descritivos MBSE (ModSim baseada em thread digital permite captura, modelagem, simulação e compreensão ágeis e eficientes das experiências do usuári) criados usando padrões de modelagem semanticamente ricos fornecem abstração de sistemas, rastreabilidade de dados, separação de visualizações e aproveitam a reutilização de modelos de referência baseados em AI/ML nos níveis de realização de sistemas e produtos.
MAPEAMENTO, PESQUISA & DETECÇÃO
(Conteúdos que abastecem de informação o site, pesquisa desses conteúdos e detecção do que deve ser colocado em evidência no site.)GLOSSÁRIO, BIBLIOTECA e MUSEU
A missão do Computer History Museum (CHM) é decodificar a tecnologia - o passado da computação, o presente digital e o impacto futuro na humanidade. Do coração do Vale do Silício, compartilhamos insights obtidos de nossas pesquisas, nossos eventos e nossa coleção incomparável de artefatos de computação e histórias orais para convocar, informar e capacitar as pessoas a construir um mundo melhor.
O Museu do Computador é uma associação cultural idealizada e formada pelo trabalho de profissionais das mais variadas áreas da informática. Nosso objetivo é recuperar, conservar e expor aos visitantes, computadores e artefatos que contam a história e a evolução da informática e da tecnologia digital no Brasil e o mundo.
FINAL
.Como o livro aprende êle não termina, pois esta sempre aprendendo.
Como ele é um sistema novas versões surgiram devido ao feedback ocorrido na elaboração do livro.
APÊNDICE
.
Posição correta para sentar em frente ao computador
BUSCA
Substitui o indice analítico