CONCEITOS

Espaço de Aprendizagem

SABER MAIS
EspacoAprendizagem.svg

Aprendizagem Espaço Aprendizagem
Home Espaço Aprendizagem


Espaço aprendizagem

Proposta

    Mostrar fundamentos da modelagem de informação, através de Temas e Tópicos.
Requisitos

Foco

É importante que os usuários e analistas de sistemas estejam atentos a aprendizagem do conhecimento tácito para a inteligência dos sistemas por meio de representações gráficas.
Artigo
Representação Gráfica

Abordagem

A melhor abordagem para um determinado projeto depende, em grande parte, da natureza do projeto e da natureza da organização. A abordagem em cascata funciona melhor com projetos de grande porte, complexos, que têm numerosos interessados, afetam a empresa toda e não podem ser facilmente divididos em subprojetos. Ela também funciona bem com organizações que têm uma cultura formal e uma estrutura hierárquica. A abordagem em espiral e a programação ágil funcionam bem nas organizações dinâmicas, que podem tolerar a ambiguidade e necessitam obter resultados rapidamente. O caminho em espiral pode apresentar melhores resultados quando adotado para projetos que se dividem facilmente em subprojetos e para projetos mais simples, em especial o desenvolvimento de sistemas de usuário único ou que afetam um pequeno departamento. A programação ágil é bem-sucedida em ambiente onde as necessidades do usuário são difíceis de especificar ou mudam rapidamente. A prototipagem funciona melhor para projetos de pequeno e médio portes. Ela funciona bem onde a cultura suporta equipes funcionalmente mistas. A prototipagem pode ser combinada com a abordagem em espiral e ser usada para um ou mais dos subprojetos em um desenvolvimento em espiral.

Tipos abordagem


Visualização

Como um meio para um fim. Um meio de insight. Uma maneira de pensar, entender, descobrir e comunicar algo sobre o mundo. Apresenta a informação de forma que um ser humano possa ver uma grande massa de dados de forma significativa.

Contexto Serviço

Interface

Contexto Página web Especificação Sistema de navegação Caso de Uso Arquitetura Web


Uso das Tecnologia Web para Front-End:
Html5, CSS3, JS, Bootstrap 5, Svg, Python 3, Sublime text, LibreOffice, , MacOS.

Ferramentas

É um conjunto de:

  • Métodos
  • Frameworks
  • Modelos
  • Técnicas
  • Ferramentas
  • Componentes
  • Tecnologia Web
  • Kit Ferramenta

    Informação

    Como resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (humano, animal ou máquina) que a recebe.

    Contexto Evolução da Info

    Modelo

    É uma imagem mental simplificada e idealizada, que permite representar, com maior ou menor precisão, o comportamento e a estrutura de um sistema.
    O modelo incorpora apenas as características consideradas importantes para a descrição do sistema, selecionadas intuitivamente ou por conveniência matemática.

    Tipos de Modelos

    Serviço

    É um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material. Caracteristicas principais: Fluxo, variedade e uso itensivo de pessoas.

    Atributos


    Conhecimento

    Capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
    O conhecimento como uma combinação de informação, expertise e idéias.
    Saber declarativo (tácito ou explicito) ou procedimental que expressa relações com sentido e significado entre informações sob a forma de uma idéia, uma tese, um conceito, construido por um sujeito por meio de argumentos ou ações (saber fazer) coordenadas e pertinentes.

    Contexto Competência Informacional

    Aprendizagem

    Como um conhecimento capaz de criticar o próprio conhecimento. Com enfoque comportamental, cognitivo e humanista.

    Requisitos Contexto Análise Tipos de Conteúdo Aprendizado Híbrido Abordagem de pensamentos

    Linguagem

    Conceitos fundamentais: Valores, tipos, varáveis, expressões, comandos e abstrações.

    Paradigmas de programação: Funcional, imperativa, orientada a objetos, baseada em lógica, baseada em propagações e restrições.

    Algoritmos

    Nome do algoritmo(parametro)
    objetivo
    condição de entrada(estrutura de dados)
    bloco de estrutura de controle da estrutura de dados
    . sequencia
    . repetição c/variavel de controle
    . repetição controlada por condição
    . seleção
    . seleção múltipla
    condição de saida(estrutura de dados)

    Algoritmo

    Sistemas de Informação

    Como sistemas conceituais (abstratos) de informação pura e não exibem diretamente comportamento, mas exibem “significado”.
    As propriedades do sistema (como um todo) resultam ou emergem das:

  • partes ou elementos e suas propriedades individuais; e
  • relações e interações entre as partes, o sistema e seu ambiente.
  • Transação de informação é quando a informação muda de estado ou seja muda de comportamento quando vai de um estado para outro.

    Contexto Tipos de sistema Transação Dominio Requisitos Aplicação Não Transacional Aplicativo

    Software

    Principal caracteristica: software não se desgasta.
    Consiste de:
    Instruções (programas de computador) que, qdo executadas, fornecem caracteristicas, funções e desempenho desejado (especificação).
    Estrutura de dados que posibilitam aos programas manipular informações adequadamente.
    Informação descritiva, tanto impressa como virtual, descrevendo a operação e o uso dos programas.

    Contexto
    • Software de sistema
      • Compiladores, editores e utilitários para gerenciamento de arquivos.
      • Componentes do sistema operacional, drivers, software de rede, processadores de telecomunicações que processam dados amplamente inderteminados (software não deterministicos ou se a ordem e o timing de entradas, saidas, processamento imprevistos antecipadamente.
    • Software de aplicação
      • Programas independentes que solucionam uma necessidade especifica de negócio.
      • Processam dados técnicos ou comerciais, para facilitar operações comerciais e tomadas de decisão administrativas / técnicas.
    • Software de engenharia/científico
      • Cálculo em massa.
      • Astronomia,vulcanologia, análise de stresse automotivo, dinâmica orbital, projeto auxiliado por computador (cad), hábitos de consumo, análise genética, meteorologia e outros.
    • Software embarcado
      • Residente num produto ou sistema.
      • Utilizado para implementar e controlar caracteristicas e funções para o usuário e para o próprio sistema.
      • Executa funções limitadas e especifícas (por controle do painel de um micro-ondas)
      • Fornece função significativa e capacidade de controle (funções digitais de automóveis, como controle nivel de combustivel, painéis de controle e sistemas de freio).
    • Software para linha de produtos
      • Composto por componentes reutilizáveis projetado para prover capacidades específicas de utilização por muitos clientes.
      • Mercado hermético e concentrado (controle inventário) ou lidar com consumidor de massa
    • Aplicações Web/aplicativos móveis
      • Voltado às redes
      • Voltados para navegadores, computação em nuvem, computação basead em serviços, e software residente em dispositivos móveis
    • Software de inteligência artificial
      • Faz uso de heurísticas, para solucionar problemas complexos, não passiveis de computação ou análise direta
      • Robótica,sistemas de tomada de decisão, reconhecimento de padrões (de imagem e voz),aprendizado de máquina, prova de teoremas e jogos.

    Hardware

    Processo