É um experimento que visa reunir os conceitos e modelos informacionais essenciais, da área do Usuário / Sistemas / TI , por frequência de uso, grau de complexidade e nivel de aprendizagem.
Este site é experimental, lembrando que as circunstancias conduzem mais que a disponibilidade.
Facilita e otimiza a comunicação entre Usuários da Informação e Produtores da Informação, para atender os requisitos informacionais das Organizações (sociedade, grupo, individuo, rede ou máquina).
Visualizando os conceitos, modelos e sistemas em um ambiente (rede internet) através de conteúdos informacionais.
A idéa é obter um sistema de conteúdo educacional auto-ajustável a necessidade de conhecimento individual.
Começa modelando o conhecimento necessário para atender a necessidade informacional até obter um modelo orientado a um sistema de informação.
Continua com o processo de aprendizagem por nivel de complexidade e grau de conhecimento à partir da necessidade de conhecimento de uma organização para um determinado problema e solução.
Para apoiar a organização do conhecimento pessoal.
Motivado pelo uso pessoal e extensivel a qualquer individuo ou outro tipo de organização, com as mesmas necessidades informacionais.
Nomenclatura:
Organizado para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário.
Bloco de Informação é uma ferramenta cognitiva conceitual para facilitar: o pensar, memorizar, perceber, atentar, comunicar e aprender
Anatomia do design do botão Ampliar
Algoritmo do Sistema de Informação simples:
São estruturas recursivas (podem formar componentes maiores)
Estado inicial: Lâmpada apagada e interruptor esta verde
Evento 1: Clicar no interruptor -->...
Lampada e interruptor mudam de estado:
* Botão verde: Lampada apagada.
* Botão vermelho: Lampada acesa.
Evento 2: Clicar novamente no interruptor -->...
Lampada e interruptor mudam de estado:
* Botão verde: Lampada apagada.
* Botão vermelho: Lampada acesa.
Necessidade: Disponibilizar informações sobre comportamento de uma lâmpada e um interruptor disparado por um "Evento".
Conceito: Evento é qq mudança que ocorre no ambiente externo ao qual o sistema reage.
Neste caso o sensor é o clique do mouse.
Interface saida: Componentes (Lâmpada e interruptor).
Interface entrada: Componentes (fio e corrente elétrica)
Funcionalidades: acender e pagar lâmpada.
Comportamento: Lâmpada sabe o que fazer (acender e pagar)
A lâmpada lê uma chave que diz se é verdade ou falsa e ai acende ou apaga.
Alguem ligou esta chave. No caso foi o click .
Diagrama de estado da Lâmpada e Interruptor:
Necessidade: Dificuldade de organizar e coordenar encontros de almoço entre um grupo de amigos. Essa necessidade leva à criação do sistema, que visa atender essa demanda específica. Especificar sistema de informação que atenda aos requisitos específicos de planejamento de almoço com amigos, destacando as principais funcionalidades e características desejadas, como seleção de preferências, busca de restaurantes, convite de amigos, confirmação de participação e reserva de mesa.
Conceito: Definir, convite, confirmação e organização de um evento social.
Interface saida: Visualização de eventos, Envio de convites, Compartilhamento de informações e sugestões, Registro de eventos anteriores, visualização de histórico, Estatísticas e relatórios
Interface entrada: Cadastro de usuários, Autenticação de usuários, Criação de eventos Edição e exclusão de eventos,Confirmação de presença,Cancelamento de presença, Seleção de pratos, Preferências alimentares, Restrições alimentares,Comentários e discussões sobre o evento, Notificações e sintomas
Funcões: Cadastro e Autenticação, Gerenciamento de Eventos, Convite e Confirmação, Planejamento do Cardápio, Comunicação e Interação, Histórico e Registros.
Comportamento: .
Diagrama de estado do evento:
é um backlog (lista) de idéias visualizadas através de modelos de informação e com breve descrição do significado de cada modelo.
Caminhos de aprendizagem por tópicos.
Engenho ajustavel a necessidade do conhecimento. (Conjunto de tópicos por um tipo classificação.)
Especificação e design de um sistema
Sustentabilidade do livro
Tema principal - "Modelagem de informação"
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