É um experimento no formato de um livro digital de hipertextos, que visa reunir os conceitos e organiza-los no formato de modelos informacionais, para área do Usuário / Sistemas / TI de uma organização , voltado para um nicho de conhecimento (modelagem) e separados por frequência de uso, grau de complexidade e nivel de aprendizagem (formando volumes interconectados).
Lembrando as experiências são conduzidas mais pelas circuntâncias do que pela disponibilidade.
Facilitar e otimizar a comunicação entre Consumidores da Informação e Produtores da Informação, para atender os requisitos informacionais das Organizações (sociedade, grupo, individuo, rede ou máquina).
Visualizando os conceitos, modelos e sistemas em um ambiente virtual (rede internet) através de conteúdos informacionais.
A idéa é obter um sistema de conteúdo educacional auto-ajustável a necessidade de conhecimento individual tanto de um consumidor como produtos de informação.
Começa modelando o conhecimento necessário para atender a necessidade informacional até obter um modelo orientado a um sistema de informação.
Continua com o processo de aprendizagem por nivel de complexidade e grau de conhecimento à partir da necessidade de conhecimento de uma organização para um determinado problema e solução.
Para apoiar a organização do conhecimento pessoal.
Motivado pelo uso pessoal e extensivel a qualquer individuo ou outro tipo de organização, com as mesmas necessidades informacionais.
Nomenclatura:
Relacionamentos:
Requisitos:
Processos:
Modelagem do conhecimento de Sistemas de Informação individual, orientada a complexidade.
(As partes fazem parte do todo. O todo faz parte das partes)
Bloco de Informação é uma ferramenta cognitiva conceitual para facilitar: o pensar, memorizar, perceber, atentar, comunicar e aprender
Anatomia do design do botão Ampliar
São modelados o Usuário (necessidades), o Domínio (conceitos e conteúdos das páginas) e Adaptação (regras: construção, aquisição, conteúdo, cenário, tecnicas de navegação adaptativa e apresentação ), através de bloco de informação
Algoritmo do Sistema de Informação simples:
Usuários fazem um perguta -> Bloco de informação (acontece alguma coisa - pesquisando ou navegando) -> Usuário recebe resposta.
São estruturas recursivas (podem formar componentes maiores)
Exemplo:
Componente botão
O que faz: Diz que o botão foi clicado.
Anatomia do design do botão Ampliar
São estruturas recursivas (podem formar linguagens)
Computador e Periféricoas
Placa mãe
Estado inicial: Lâmpada apagada e interruptor esta verde
Evento 1: Clicar no interruptor -->...
Lampada e interruptor mudam de estado:
* Botão verde: Lampada apagada.
* Botão vermelho: Lampada acesa.
Evento 2: Clicar novamente no interruptor -->...
Lampada e interruptor mudam de estado:
* Botão verde: Lampada apagada.
* Botão vermelho: Lampada acesa.
Necessidade: Disponibilizar informações sobre comportamento de uma lâmpada e um interruptor disparado por um "Evento".
Conceito: Evento é qq mudança que ocorre no ambiente externo ao qual o sistema reage.
Neste caso o sensor é o clique do mouse.
Interface saida: Componentes (Lâmpada e interruptor).
Interface entrada: Componentes (fio e corrente elétrica)
Funcionalidades: acender e pagar lâmpada.
Comportamento: Lâmpada sabe o que fazer (acender e pagar)
A lâmpada lê uma chave que diz se é verdade ou falsa e ai acende ou apaga.
Alguem ligou esta chave. No caso foi o click .
Diagrama de estado da Lâmpada e Interruptor:
Necessidade: Dificuldade de organizar e coordenar encontros de almoço entre um grupo de amigos. Essa necessidade leva à criação do sistema, que visa atender essa demanda específica. Especificar sistema de informação que atenda aos requisitos específicos de planejamento de almoço com amigos, destacando as principais funcionalidades e características desejadas, como seleção de preferências, busca de restaurantes, convite de amigos, confirmação de participação e reserva de mesa.
Conceito: Definir, convite, confirmação e organização de um evento social.
Interface saida: Visualização de eventos, Envio de convites, Compartilhamento de informações e sugestões, Registro de eventos anteriores, visualização de histórico, Estatísticas e relatórios
Interface entrada: Cadastro de usuários, Autenticação de usuários, Criação de eventos Edição e exclusão de eventos, Confirmação de presença, Cancelamento de presença, Seleção de pratos, Preferências alimentares, Restrições alimentares, Comentários e discussões sobre o evento, Notificações e sintomas
Funcões: Cadastro e Autenticação, Gerenciamento de Eventos, Convite e Confirmação, Planejamento do Cardápio, Comunicação e Interação, Histórico e Registros.
Comportamento: .
Diagrama de estado do evento:
Conhecimento, Informação, Sistemas, Software, Complexidade, Método, Estudo de Caso, Sustentabilidade, Volumes da Obra.
é um backlog (lista) de idéias visualizadas através de modelos de informação e com breve descrição do significado de cada modelo classificados por tópicos.
Caminhos de aprendizagem por tópicos.
Engenho ajustavel a necessidade do conhecimento. (Conjunto de tópicos por um tipo classificação.)
Especificação e design de um sistema
Sustentabilidade do livro
Tema principal - "Modelagem de informação"
arquivos .html
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arquivos .html
arquivos .html
Volume 0 - Sobrevoo sobre a Modelagem Volume 1 - Rede de Tópicos Volume 2 - Tópicos Volume 3 - Seleção / Pesquisa de Tópicos Volume 4 - Estudo de Caso Volume 5 - Produção de Conteúdo